Problema Versus Sintoma – Dr Gestão

Problema Versus Sintoma. Isso é um grande dilema, via de regra nm sempre o ptoblema está quando me liga para a vsita técnica,

         Se você vai no médico com um quadro de falta de ar e seu médico receita uns 30 minutos no oxigênio, será que é efetivo? Vai resolver seu sintoma imediato de falta de ar, mas o que levou você a entrar neste problema para começo de conversa? Então, fiz essa analogia para discutirmos aqui no artigo de hoje problema versus sintoma.

Nem vou esperar para escrever para vocês a grande máxima sobre este assunto, “Tratar o sintoma de uma doença, não necessariamente está resolvendo sua causa, tornando possível que os sintomas voltem a acontecer após algum tempo”.

Para este artigo vou fazendo analogias médicas e em seguida vou comparar com o mundo da indústria têxtil do vestuário, vocês verão isso se repetindo ao longo do artigo, mas é para que vocês associem o conteúdo falado de forma mais fácil.

Problema Versus Sintoma – Sintoma e Problema Juntos

Vejamos um exemplo, se você bateu o joelho, ele começou a doer e isto levou você a ir ao médico. O médico receitou compressas de água quente, um remédio para dor e te mandou para casa. Neste caso o sintoma e a causa estão no mesmo lugar, tratando um você por tabela trata o outro.

Agora na indústria têxtil, se desapareceu produto do estoque e para tratar este problema você fez o fechamento do seu estoque, colocou uma pessoa cuidando e implantou um procedimento de que ninguém pode mais pegar coisa no estoque sem o aval do estoquista.

Concordam comigo que você tratou o sintoma também, porém este tratamento resolveu o problema? Porque os dois estão no mesmo lugar.

Você não voltará a ter problemas de sumiço de estoque, a menos que o seu próprio estoquista esteja tirando material sem anotar, mas aí será um outro problema, não mais o que você estava passando.

Problema Versus Sintoma – Sintoma e Problema Diferentes

Agora vamos retomar aqueles exemplos, porém abrir eles para um cenário diferente, que o sintoma e o problema não estão no mesmo lugar, então para você resolver o problema, não basta apenas tratar os sintomas.

Para o primeiro exemplo, do joelho. Vamos supor que este paciente voltou a vir novas vezes no consultório médico, com dores novamente, outra vez no joelho, em outra ocasião nas costas, outra ocasião no pé etc.

Ai você como médico resolve perguntar como que ele está conseguindo estas dores, se é algo físico ou se ele acorda com elas. E então seu paciente responde que o chão da garagem dele é muito escorregadio e toda vez que chove ele acaba caindo.

Ou seja, para tratar o problema não é só passar os remédios e o tratamento, precisa fazer algum projeto nesse chão escorregadio para que não volte a acontecer o problema. Caso contrário este cenário vai se repetir infinitamente.

No cenário do sumiço de materiais do estoque, vamos supor que ocorreu porque não havia procedimento de coleta e uso de materiais do estoque. Isso foi resolvido, criamos toda uma estrutura, procedimentos, treinamentos etc.

Mas isso reflete que você não tem um nível de organização na sua fábrica, não tem tudo com metodologia e procedimento para que seu processo seja eficiente. Ou seja, essa desorganização pode vir a atacar outras áreas e departamentos.

E vai se repetir continuamente até que você organize os processos de sua fábrica.

 Dr Gestão Resolve

Muitas vezes eu vou nas empresas para tratar problemas de produtividade, aí faço todo meu diagnóstico e passo para aquele empreendedor que apenas um dos sintomas do problema dele é a baixa produtividade, mas o problema é mais embaixo.

Um problema que ocorre muitas vezes é que a empresa tem sistemas, ferramentas de controle, ERP, Excel, está equipada com tudo.

Aí vem o empreendedor e me diz que não está sendo eficiente as ferramentas e me pede ajuda.

Quando eu vou ver, meus leitores, as equipes não estão imputando os dados, isso mesmo, o sistema está sendo utilizado de forma incorreta. Não faz sentido você ter meia informação no sistema, é ter tudo ou não ter nada, senão você perde seu tempo.

Meia informação não te diz nada, a informação precisa ser confiável e só podemos confiar nela se ela estiver toda lá. Não adianta eu saber que faturei pelo menos 100 mil na minha empresa, eu preciso saber o TOTAL que eu faturei.

Aí eu sou especialista em identificar o problema, resolver ele e assim o sintoma simplesmente desaparece. Esse tipo de problema ocorre de verdade nas empresas, eu já os vivi nas minhas consultorias e mentorias, eu já vivi na minha experiência profissional.

É muito perigoso liderar uma empresa apenas abafando os sintomas. Você está disfarçando as soluções e pode acabar tendo grandes problemas com isso, meu jovem empresário,

Receba Dicas Grátis

Cadastre-se gratuitamente e receba dicas do Dr. Gestão em seu e-mail

Minhas Redes Sociais:
Tags :
Análise de produtividade,Causa de problemas empresariais,Consultoria empresarial,Diagnóstico em negócios,Eficiência operacional,Estratégias de negócios,Gestão de estoque,Gestão de materiais,Gestão de processos,Implementação de procedimentos,Indústria Têxtil,Liderança empresarial,Melhoria de processos,Otimização de recursos,Prevenção de perdas,Problema versus Sintoma,Produtividade empresarial,Sistemas ERP,Soluções de gestão,Tratamento de sintomas
Related Post :

Deixe um comentário

Iniciar Conversa
💬 Posso ajudar?
Olá! 👋
Aqui é o Dr. Gestão.
Como posso te ajudar?