Apresentação A3 para Especialista LEAN- Dr Gestão

Apresentação A3 para Especialista LEAN. Quero dividir com você a minha apresentação que tive o privilégio de ser elogiado e agraciado.

Para quem não sabe no ano passado eu fiz a apresentação do meu A3 para especialização em Lean, sendo que foi um grande sucesso e eu obtive minha certificação. Hoje estou aqui para contar para vocês um pouco sobre esta especialização. Espero que goste da Apresentação A3 para Especialista LEAN.

Na minha apresentação comentei sobre o grande prejuízo que a área têxtil do vestuário tem por não fazer uso das ferramentas do Lean, inclusive o A3 que é um grande atalho para resolver qualquer problema.

Para quem não sabe o A3 é dividido em alguns blocos de conteúdo, sendo eles:

  1. Contexto
  2. Estado Atual
  3. Objetivo
  4. Análise
  5. Estado Futuro / Contramedidas
  6. Plano de Ação
  7. Acompanhamento / Follow Up

Vou falar um pouco sobre este case que apresentei e foi um sucesso resolvendo de forma excelente e magistral o problema que a empresa enfrentava.

E claro, mostrando o potencial que o A3 tem para fazer a diferença no seu negócio. Quero demonstrar para você que o A3 pode te ajudar hoje mesmo na sua empresa, basta você ver como eu montei os blocos do meu e fazer igual para o seu problema.

Ao longo do artigo você vai reparar que eu falei no plural, por que foi um processo que trabalhei junto com a empresa. Exemplo, “tratamos todos os problemas”, foi um esforço meu e da empresa para resolver o problema dela.

Então vamos para o primeiro bloco de conteúdo, meu contexto do qual eu parti para montar o A3 inteiro na minha especialização.

Apresentação A3 para Especialista LEAN- Contexto

Neste primeiro bloco de contexto apresentei meu A3 foi focado na resolução de um problema de uma empresa real. Se tratava de uma indústria de confecção de 22 anos de mercado que estava tendo um elevado crescimento das reclamações.

Em Abril de 2023 este índice era de 1,30% e começou a crescer de forma astronômica ao longo dos meses até atingir seu pico em agosto de 2023 com 4,20%.

Pode parecer pouco, mas isso significa que 4,20% de todos os clientes que adquiriam roupas fabricadas por essa confecção reclamavam da qualidade e exigiam a troca de roupas.

O impacto é literalmente imenso para uma confecção, além das devoluções de pedidos ainda estava se queimando com o mercado, manchando a imagem que construíram ao longo dos seus 27 anos. Precisavam resolver de forma duradoura.

Estado Atual

Foi feito um levantamento sobre o motivo das reclamações que os clientes traziam e foi constatado 3 grandes grupos de reclamações, sendo eles:

  1. Gola Torta – 35%
  2. Prega na Manga – 25%
  3. Costura Torta – 18%

Existiam outros motivos de reclamações, porém essas 3 juntas totalizavam 78% do grupo de reclamações.

Como o tempo do A3 para alcançar o resultado esperado era um pouco curto foquei somente no problema da gola torta.

Usei um fenômeno chamado reflexão de comportamentos, ou seja, a atenção que estou dando para um problema vai se refletir para os outros e irá melhorar os outros problemas também, apesar de não sumir com eles.

Um exemplo disso é quando em uma fábrica com vários problemas e índices ruins você foca na segurança e uso de EPI. Somente foco nisso. A segurança e EPI é um dos problemas apenas, mas com um foco contínuo nela, ela diminui drasticamente.

Como os funcionários da fábrica estão vendo trabalhando para melhorar um índice, acabam também ajustando em outros.

Enfim, identifiquei os seguintes ofensores para o problema da gola torta:

  1. Método de costura incorreto
  2. Máquina desregulada
  3. Material incorreto do corte
  4. Falta de experiência da costureira no segmento de body
  5. Medida da modelagem construída errada

Claro, não ignoramos os outros problemas ao longo do processo, mas nossa grande meta era resolver a gola torta por completo.

Apresentação A3 para Especialização em LEAN – Objetivo

Repare meu leitor que nós tínhamos como objetivo a diminuição do índice de reclamações de 4,20% ao mês para até 1% ao mês.

Ou seja, queremos controlar essas reclamações de forma a voltar para os valores antigos que estávamos acostumados. Quem sabe mais para frente poderia ser feito um segundo A3 que focasse em diminuir esse número ainda mais.
E claro, para atingir nosso objetivo era resolver os ofensores que apresentei no tópico anterior. Resolvendo eles acreditavam que seria resolvido o problema como um todo.

Levamos em conta que resolvendo os ofensores identificados para gola torta acabaríamos resolvendo ofensores de todos os problemas. E tínhamos razão meu leitor.

Já antecipando aqui para você, todos os motivos de reclamações diminuíram. Foi como se tivéssemos tratado todos eles juntos.

Apresentação A3 para Especialista LEAN– Análise

E claro, não adianta nada levantar os ofensores e não fazer a análise deles. Portando fiz essa análise para cada um dos ofensores.

  1. Método incorreto de costura – Por que o diretor não tem experiência em confecção
  2. Máquina desregulada – Por que não pediram apoio dos fabricantes das máquinas
  3. Material incorreto de corte – Por que não há um controle da data de chegada da matéria prima e não ocorria o descanso do material por 48 horas na posição correta.
  4. Falta de experiência da costureira no segmento do body – Porque o RH não foi orientado para as etapas necessárias de seleção.
  5. Medida da modelagem construída errada – Por falta de experiência em malhas.

Estado Futuro / Contramedidas e Plano de ação

Para cada um dos problemas que detectamos identificamos a causa na análise, que eu apresentei no tópico anterior e definimos uma contramedida para esta causa.

Ou seja, o que podemos fazer para contornar essa situação. As contramedidas foram:

  1. CM1 – Direcionar a engenharia de produto para definição do método
  2. CM2 – Capacitar mecânicos e costureiras no uso e manutenção das máquinas eletrônicas
  3. CM3 – Não existe o PCP, o controle é através do MRP.
  4. CM4 – Padrão de trabalho, requisitos para contratar de forma correta. O que o colaborador precisa ter e testar
  5. CM5 – Modelista treinada para usar a medida correta para malhas ou contratar modelista específica.

Sabendo as contramedidas criei um plano de ação para a empresa seguir com ao menos uma ação para cada uma das contramedidas. Defini um responsável pela ação, data de início e um prazo final para conclusão das ações.

Acompanhamento / Follow UP

Claro, não adianta nada programar, planejar e não acompanhar meu leitor. Por este motivo que defini que eu faria um acompanhamento da produção diariamente, mesmo que fosse a distância.

Também defini reuniões periódicas (1 vez por semana) para que me passassem status e como estava ocorrendo os processos.

Meus leitores, no A3 apresentei o gráfico e vocês precisavam ver como ficou uma coisa extraordinária.

Partimos dos 4,20% de agosto e conseguimos uma redução para 3,60% em setembro, 2,40% em outubro e 1,60% em novembro. Não atingimos a meta, passou raspando.

Porém continuando no ritmo em janeiro ela já seria batida. Fizemos um índice incrível de 1,20% em dezembro. Quase no nosso objetivo.

Vejam que fizemos uma redução de 3% de reclamações em 3 meses de trabalho. É muita coisa, o impacto é gigantesco e fiquei orgulhoso do resultado que obtive nesse projeto.

O A3 se provou ser muito útil para resolver qualquer tipo de problema e pretendo usar ele em minhas consultorias a partir de agora.

Receba Dicas Grátis

Cadastre-se gratuitamente e receba dicas do Dr. Gestão em seu e-mail

Minhas Redes Sociais:
Tags :
A3,Acompanhamento,Alinhamento,Certificação,Colaborador,consultoria,Contramedida,Costureiras,Especialização,Gestão,Indústria,Lean,Modelista,Objetivo,Ofensores,Padronização,Pareto,problemas,Processo,Produto,Reclamações,Treinamento
Related Post :

Deixe um comentário

Iniciar Conversa
💬 Posso ajudar?
Olá! 👋
Aqui é o Dr. Gestão.
Como posso te ajudar?