Vivo Adiantando a Produção

Vivo Adiantando a Produção, isso é a coisa mais comum que tenho encontrado nos meus mais de 20 anos. É um erro gravíssimo.

Eu tenho criado conteúdos voltados para nosso mundo da indústria de confecção e roupas a algum tempo. Meu foco sempre é em você que está aí do outro lado. Por conta disso a seleção dos temas é sempre direcionada no que eu julgo que vai trazer máximo auxílio para você. Dessa forma o tema de hoje é “    Vivo Adiantando a Produção”.

Antes de iniciarmos o tema do dia, tenho uma mensagem para vocês

Me perguntaram já para quem eu crio meus conteúdos, quem é meu público-alvo. E meu objetivo final define muito bem quem é meu público. Meu objetivo é ajudar, é trazer apoio, fortalecer e ajudar a todos vocês a alcançarem o sucesso.

Dessa forma, estou hoje falando com você, empresário, gerente, Dono de facção, gestor. Mas também estou falando com você, costureira, cortador, colaborador.

Sabe quando a conta não fecha, a produtividade está baixa, sua programação sempre é pouco eficiente etc.? Normalmente nesse momento encontro muitos profissionais, perdidos, desesperados, que realmente não sabem o que fazer.

E são essas pessoas que eu quero ajudar. Eu quero trazer a luz para essas pessoas, mostrar caminhos que elas podem usar para se reerguer. Dessa forma convido você a visitar meus conteúdos, tenho muitos artigos publicados, muitos vídeos, posts, palestras etc.

Assim, sem dúvida tem algo que já falei, escrevi ou digitei que poderá te ajudar. Agora vamos para o artigo que este conteúdo é vital para um bom andamento da sua produção.

Vivo Adiantando a Produção – O que é?

Recebi um e-mail de uma de vocês, Amanda, contando que vive adiantando a produção. Ela atua em uma cidade em Alagoas e trabalha em uma empresa familiar.

O grande problema que ela relatou é que o tempo todo sua empresa está adiantando a produção. Não conseguem rodar uma única programação corretamente.

Furar fila é o que mais tem na produção dela. Gera um verdadeiro caos e fica extremamente complexo realizar um gerenciamento decente.

Antes de tudo, Amanda, não ter programação é um problema gravíssimo em uma empresa, porém é extremamente comum ter isso. Então seu caso tem notícias boas e ruins

Uma das notícias boas é que por ser algo muito comum, muito provavelmente seus concorrentes ai de Alagoas também passam por isso, o que ameniza um pouco sua situação temporariamente.

Outra notícia boa que consigo ver é que se melhorar isso, passar a ter uma programação e segui-la corretamente, você vai conseguido um super diferencial em relação aos seus concorrentes.

Mas como nem tudo são flores, temos também notícias ruins. Essa falta de programação está adoecendo sua empresa, pode ter certeza.

Seus colaboradores vão ficar desmotivados, sua qualidade pode (e vai) cair, vocês começarão (se já não começou) a ter problemas com as entregas, atrasando diversos pedidos. E o resultado é óbvio, cliente insatisfeito indo para a concorrência.

Vivo Adiantando a Produção – Descapitalização

Outro perigo dessa ação de adiantar processos é que você demora para ter produtos concluídos. E normalmente os contratos são da seguinte forma, o cliente te contrata, passa o pedido dele, você compra a matéria prima do seu bolso e vai ser pago à medida que entrega a produção.

O nome disso é descapitalização, o famoso desembolso. Um problema gravíssimo.

Ai agregado aos outros problemas que você me relatou, parar produção para fazer manutenção nas máquinas ou mesmo para fazer piloto (2 outros erros realmente sérios), só complicam ainda mais a sua situação.

Uma empresa tem que ter regras e nos gestores precisamos ser rígidos quanto a ela.

Algumas das regras chave para uma boa indústria é ter programação, seguir sequência e não deixar entrar nada adiantado do seu produto.

Formas de adiantar

Existem 2 principais formas de adiantar que eu vejo muito e sempre me geram preocupações.

A primeira é quando você não tem todos os materiais necessários, aí você começa a produzir para parar logo em seguida, esperando o que falta.

Isso gera ineficiência, desperdício e perda de produtividade.

A segunda forma é quando você já tem todo o material necessário para produzir, mas você resolve adiantar operações por n motivos.

Isso ocorre muito quando você trabalha vários produtos em simultâneo. Também é muito perigoso para o bom andamento da sua empresa.

Tem um momento que você irá trabalhar em paralelo, não vou mentir para você.

Mas é um momento muito fixo e importante. Será quando estiver no último lote do produto, faltando apenas algumas peças.

A solução será colocar regras, Amanda. Coisas simples, mas efetivas, tal como, só será feita peças piloto nas segundas feiras pela manhã, ou ainda as manutenções das máquinas ocorrerão às sextas feiras após horário x.

Assim todo mundo fica alinhado e você começa a organizar a casa. O próximo passo será focar na sua programação. Quando mais assertiva ela for, melhor para você e para sua empresa.

Receba Dicas Grátis

Cadastre-se gratuitamente e receba dicas do Dr. Gestão em seu e-mail

Minhas Redes Sociais:
Tags :
Related Post :

Deixe um comentário

Iniciar Conversa
💬 Posso ajudar?
Olá! 👋
Aqui é o Dr. Gestão.
Como posso te ajudar?