Série PN- Entendendo o Mercado

Dando então continuidade na Série de Plano de Negócios chegamos como entender o mercado. Começa então fechar o quebra cabeças.

Você é a favor da execução de um plano de negócios? Caso não seja, você tem conhecimento sobre todas as informações existentes em um plano de negócio? Sabe a função deste documento? Acha que ele serve apenas para uma analise financeira apurada? Então continue lendo este artigo que você irá se surpreender!!  Vamos entender o mercado. Série PN- Entendendo o Mercado

Este artigo trata-se de um plano de negócio, irei fazer uma abordagem superficial sobre os principais itens de um plano de negócio. Claro, por questões éticas eu não vou demonstrar um plano de negócio sobre algum setor do mundo da confecção, decidi realizar um plano de negócio no ramo de comida japonesa. Por isso apartir daqui vai começar a entender o mercado.

Será um documento genérico e você não conseguirá criar um plano de negócio do 0 só pelo que você viu aqui nesta série, aconselho que procure profissionais já com certa experiência no desenvolvimento de um plano de negócios.

A primeira parte que precisa ser falada é sobre o geral do caso todo. Portanto, o primeiro passo é: Premissas gerais.

Dados da Empresa

Isto aqui é bem básico, são apenas os dados da empresa, tais como nome, endereço, cidade, contatos virtuais e números de telefone e etc.

Dados dos sócios

Claramente, as informações dos sócios devem também estar especificadas. Nomes, datas de nascimento, formação acadêmica, endereços de contato são importantes, mas há 2 coisas mais essenciais. A primeira é a responsabilidade deste sócio. Com o que ele irá se responsabilizar na empresa?

A segunda questão importante é a porcentagem societária. Quanto cada sócio possui da empresa? 50:50? 70:30? 60:40? Importante ter estes dados já definidos antes da assinatura dos acordos.

 

O próximo item que precisamos falar é sobre o mercado.

Entendendo o Mercado

Neste momento do plano de negócio, o ponto mestre que deve ser focado é o problema ou a oportunidade que esta empresa planeja explorar, ou seja, qual é o motivo que a empresa irá surgir?

Alguns exemplos de motivos são: Carência de serviços na região, alta demanda em relação a baixa capacidade de prestação de serviços das empresas da região, Produto inexistente porém extremamente útil para a população do entorno, etc.

Ainda no espaço relacionado ao mercado também precisamos falar sobre os clientes, sobre os concorrentes da nossa empresa e sobre a solução que pretendemos trazer.

Sobre os Clientes

Você precisa se perguntar algumas coisas em relação ao cliente para determinar a viabilidade da sua empresa. As perguntas são:

  • Quem seria beneficiado pela solução que você está trazendo? Quanto que se beneficiaria?
  • Quem sofre com o problema que você busca resolver? Quanto que a pessoa sofre?
  • Qual o tamanho deste mercado que você visa entrar?
  • O quanto desse mercado você pretende atingir?

Estas perguntas parecem bobas, mas as respostas devem necessariamente guiar seu caminho durante a implantação de sua empresa.

Sobre os Concorrentes

Também existem perguntas em relação aos nossos concorrentes e substitutos que já estão inseridos no mercado. São elas:

  • Quem são estes concorrentes?
  • Como eles exploram as oportunidades que buscamos explorar?
  • Caso eles não explorem a oportunidade pela qual sua empresa existirá, pergunte se por que eles não o fazem? Não cometa o erro de achar que aqueles que possuem experiência de mercado possuem menos conhecimento que você, na maioria das vezes, se eles não exploram uma oportunidade é por um motivo bastante cabível.
  • Quais são os Gaps dessas soluções hoje?

Sobre a Solução

Da mesma forma que as anteriores, temos aqui também algumas perguntas, são elas:

  • Qual é exatamente a solução proposta?
  • Em quais desses Gaps você pretende atuar?
  • Como você pretende atuar?

Neste quesito da solução também há uma questão a mais que representa o seguinte: Quais são os recursos necessários para o negócio? Mas o que seriam estes recursos neste caso que estamos interpretando de um restaurante delivery de sushi?

  • Espaço físico;
  • Entregadores;
  • Cozinheiros;
  • Material de cozinha;
  • Atendentes;
  • Cardápio e marketing assertivo;

 

Claro existem muito mais tópicos, porém estou escrevendo estes artigos em vinculação ao vídeo que gravo relacionado ao mesmo tema, portanto temos a limitação de evitar que o vídeo fique muito longo. É legal deixar que o vídeo limitando um pouco o artigo, caso contrário eu iria abordar todo o plano de negócio em um único artigo e iria ficar muito, mas muito extenso mesmo!!

Deste modo, este artigo abordou o basicão do plano de negócios, se você se interessou, tenho certeza que continuará acompanhando os demais artigos e vídeos que virão nas semanas seguintes. Neste aqui falamos sobre a empresa, os sócios e o mercado. Tenho certeza que se você leu até aqui é por que se interessou pelo tema, neste caso, peço que aguarde que muito em breve disponibilizarei o próximo artigo.  Comente sobre: Série PN- Entendendo o Mercado

Receba Dicas Grátis

Cadastre-se gratuitamente e receba dicas do Dr. Gestão em seu e-mail

Minhas Redes Sociais:
Tags :
Carência,Cliente,Concorrente,Empresa,Empréstimos,Financeiro,Lucros,Mercado,Oportunidade,Planejamento,Plano de Negócio,Porcentagem Societária.,Prejuízos,Público Alvo,Sociedade,Sócio,solução,Startup,Viabilidade
Related Post :
Iniciar Conversa
💬 Posso ajudar?
Olá! 👋
Aqui é o Dr. Gestão.
Como posso te ajudar?