Papo PCP Marcelo Nunes

Bate Papo Sobre PCP com Marcelo Nunes, foi ,muito legal esse bate papo, pois falamos muitas informações úteis sobre PCP. Fique com as dicas.

        Tive uma conversa, um verdadeiro bate papo sobre PCP com Marcelo Nunes e rendeu realmente ótimos frutos. Queria compartilhar com vocês estes insights que surgiram em nossa conversa.

        Caso você não o conheça, é um empreendedor assim como eu, que é completamente apaixonado por este mundo da indústria de confecção e moda.

        Por ser especialista em PCP, ele já adquiriu muitos conhecimentos neste setor, ao longo de mais de 30 anos de atuação. E não só na indústria têxtil não, como o PCP é um departamento presente em vários segmentos da indústria, o Marcelo acaba tendo um pezinho de experiência nesses locais.

        Um dos muitos erros que os profissionais cometem é de não dar a devida importância para a capacitação do profissional que eles irão colocar nesta função estratégica.

        Em qualquer negócio que atue com fabricação de produtos deve ter uma atenção especial a essa função de PCP. Mas que tipo de perfil precisamos ter ao trabalharmos em PCP?

Que tipo de profissional deve ocupar um cargo de PCP?

        Os profissionais de PCP precisam ser pessoas com visão estratégica, acostumadas a participar de reuniões da alta liderança, com visão crítica para opinar diretamente nestes planejamentos com a grande cúpula da empresa.

        É muito comum acontecer de os PCPs terem apenas uma pessoa que fica mexendo em planilha o dia todo, comportamento totalmente operacional. Ou seja, a pessoa não atua nem mesmo no nível tático, imagina no nível estratégico??

        Essa pessoa precisa estar continuamente ligada com o planejamento estratégico do negócio da companhia. Não é um cargo para ficar com postura reativa, mas sim uma postura completamente proativa, puxando as decisões e criando o cenário que você quer.

        Se você não sabe onde quer chegar, como vai saber fazer o planejamento para chegar a este destino?? Afinal, se você não tem ideia do objetivo, então qualquer lugar serve para você.

Planejando acima da capacidade interna da empresa foquei isso no bate papo com Marcelo Nunes

        Acho que todo mundo sabe fazer um planejamento se ele está abaixo da capacidade interna da empresa, mas quais saídas podemos utilizar para planejar acima da nossa capacidade interna, quando necessário??

        Existem alguns caminhos que podem ser seguidos. Um deles é a famosa hora extra. Não indico muito porque a produtividade de um funcionário será menor após um dia de expediente e ele receberá ainda mais por aquele período de hora extra.

        Outra sugestão que pode dar certo é verificar a possibilidade de ampliar a capacidade interna da empresa, ou seja, contratar pessoal, automatizar, aumentar maquinário etc.

        São medidas que promoverão um aumento permanente da sua capacidade interna, em certos casos, quando você já tem em mente que vai precisar de planejar vários meses com capacidade interna abaixo da demanda do mês, eu indico que analise esta possibilidade.

        Por fim, uma terceira saída para você é envolver terceiros em seu planejamento. É uma saída imediata que justifica o custo a curto prazo, porém a longo prazo pode ficar mais caro do que ampliar a capacidade interna.

        Precisa ser estudado se compensa ou não, meu leitor.

        Então, você aplica a hora extra quando precisa de alguns retoques na sua produção, quando precisa ganhar um pouco de produtividade, porém não é o suficiente para terceirizar nem para expandir a sua facção.

        Este upgrade de infraestrutura é uma solução mais cara em primeiro momento, porém a longo prazo ela muitas vezes é a mais econômica.

        Por fim a terceirização que eu defendo muito que representa realmente uma saída a curto prazo muito vantajosa e atraente para os empreendedores, porém a longo prazo pode te prejudicar caso não seja bem dimensionado.

Segundo erro mais encontrado nos PCPs nesse bate papo com Marcelo Nunes

        Certo, e se já temos um profissional capacitado?? Qual é o segundo maior erro que ocorre nos PCPs das empresas??

        Simples, não ter uma ferramenta de gestão adequada. Não precisa ser alguma coisa mirabolante, cara e complexa. Muitas vezes alguma coisa feita dentro do excel mesmo já irá atender a sua necessidade.

        E essa ferramenta é vital até mesmo quando há uma grande quantidade de automatização envolvida. Essa ferramenta precisa ser capaz de gerenciar seu negócio de ponta a ponta, independente de quanto ele cresça.

        Tudo isso foi falado no nosso bate papo sobre PCP com Marcelo Nunes!! Acredita?? Foi uma conversa realmente que vale ouro!!

O planejamento vai te ajudar a chegar a outro nível Marcelo falou isso comigo

       Como você sabe que está sendo ineficiente com seu negócio?? Que você não está alcançando aqueles objetivos que você se comprometeu?

        Simples, com planejamento!!

        Se você fez um planejamento assertivo, vai saber até mesmo quantas peças precisa produzir por dia de trabalho.

        Então, se você precisa produzir 100 peças e só produziu 70 hoje, já precisa ter um plano de ataque para correr atrás deste prejuízo e um plano de contenção para este tipo de ineficiência não volte a acontecer.

        Veja bem, existe um motivo para você ter produzido essas 30 peças a menos. Você precisa encontrar este motivo e atuar nele, para corrigi-lo ou adequar seu planejamento a sua realidade.

        Só assim você vai exercitar sua melhoria contínua e seguir sempre evoluindo.

        Mas e você meu leitor, o que achou desse conteúdo?? Me diz o que achou do bate papo sobre PCP com Marcelo Nunes, comente embaixo!

Receba Dicas Grátis

Cadastre-se gratuitamente e receba dicas do Dr. Gestão em seu e-mail

Minhas Redes Sociais:
Tags :
Automatização,Capacitação,Controle,Economia,Eficiência,Empresas,Estratégia,Excel,Experiência,Ferramenta,Gestão,Longo Prazo,Maquinário,PCP,Planejamento,produção,Realidade,solução,Terceirizar,Vestuário
Related Post :

Deixe um comentário

Iniciar Conversa
💬 Posso ajudar?
Olá! 👋
Aqui é o Dr. Gestão.
Como posso te ajudar?