Lead Time Duas Maneiras

Lead Time Duas Maneiras. Uma você planeja seu Cronograma pelo tempo que demora cada fase. A outra entra a experiência do gestor.

O conteúdo de hoje vale realmente ouro para os empreendedores de indústrias.  Acompanho este público e sei a muito tempo que uma das maiores dores que eles possuem é quanto ao lead time. Por este motivo hoje estou trazendo não somente uma, mas duas maneiras de trabalhar seu lead time.

Para quem caiu de paraquedas, lead time corresponde ao seu planejamento dos processos, seu cronograma, ou ainda, as fases da sua empresa. Estamos falando do tempo que sua empresa leva para passar por todas essas fases.

São maneiras muito boas de trabalhar seu lead time, sendo que a primeira corresponde a algo eficaz e a segunda serve para avaliar a capacidade e experiência dos seus profissionais.

É um conteúdo realmente muito bom para você aprender a acompanhar as fases do processo, tendo controle das suas demandas juntamente com um PCP forte e preparado.

Lead Time Duas Maneiras – Preparando o Ambiente

Não adianta nada falarmos sobre lead time se não falarmos também sobre produtividade. Mas onde é que essa produtividade entra em nosso conteúdo?

Então meus leitores, o lead time corresponde ao tempo que seu produto leva para passar da primeira etapa de produção até a última, percorrendo todo o seu processo de fabricação.

Dessa maneira, empresas com uma baixa produtividade tendem a ter lead times maiores, enquanto altas produtividades levam a baixos e otimizados lead times, que é nosso objetivo.

Dessa forma, mexer com lead time é também trabalhar a produtividade de uma empresa.

Lead Time Duas Maneiras – Primeira Maneira

        A primeira maneira, que como comentei é a mais eficaz, será atuarmos nos processos. Vamos pegar o primeiro processo que é a chegada da matéria prima.

Nessa etapa você recebe seus materiais e faz uma avaliação deles através de uma solidez a lavagem, inspeção visual, gramatura.

Em seguida vamos para o próximo processo, que é o corte. O funcionamento desse processo consiste em enfestar o material, já no modelo para prepará-lo para o corte, em seguida esse enfesto será cortado e separado.

Tenho visto algumas empresas cometendo gafes gigantescas nesse processo de corte. Elas estão com uma mentalidade errada, estão mandando para a facção sem cortar para esta atividade ficar com a própria facção.

O fluxo correto que deve ser feito na própria fábrica é enfestar, cortar e separar.

Agora vamos para os próximos processos, costura, acabamento, ensacar e enviar para o cliente final.

Enfim, tem subfases no meio desse processo, mas só para você ter uma noção global eu passei esse mini fluxo aqui, iniciando na chegada da matéria prima e finalizando no cliente final.

Vamos imaginar que nosso processo tenha 10 fases, para facilitar as contas. E ao todo levou 45 dias para passar essas 10 fases, como cada fase tem seu tempo, este representa nosso lead time total.

No cronograma você irá colocar esses 45 dias como lead time, sempre se faz assim e não está errado seguir dessa forma.

Mas existe uma forma diferente de fazer, utilizando a capacitação dos seus profissionais.

Lead Time Duas Maneiras – Segunda Maneira

        Essa técnica é no mínimo curiosa e diferente, você deixa de olhar para o tempo do processo e passa a definir quanto você precisa que ele dure.,

Vamos supor que você precise que este processo de 45 dias leve apenas 30 dias, assim você conseguirá aumentar sua competitividade no mercado. Então você irá definir o tempo que o processo irá levar e vai otimizar cada uma das fases para alcançar este prazo.

Essa maneira é um verdadeiro teste para verificar a capacitação desse profissional que trabalha em seu PCP.

Um exemplo para ilustrar melhor, vamos supor que você precisa que o corte demore 2 dias. Mas ai seus funcionários falam que o máximo que o corte consegue fazer em 2 dias é 1500 e você precisa de 2000.

Ai entra a expertise do gerente de PCP, ao usar estratégias para alcançar seu objetivo, seja elas premiação, hora extra, contratações, terceirização etc.

Isso vale para as outras fases, tal como costura uns 4 dias, separação x dias etc. O foco dessa estratégia é tornar sua empresa competitiva no mercado. Você precisa diminuir cada vez mais seus prazos para seus clientes com mais velocidade.

Enfim, essas foram as duas maneiras de trabalhar com lead time, espero que elas te ajudem a alcançar seus objetivos e realmente alcançar patamares cada vez mais altos.

Receba Dicas Grátis

Cadastre-se gratuitamente e receba dicas do Dr. Gestão em seu e-mail

Minhas Redes Sociais:
Tags :
Acabamento,Capacitação,Clientes,Competitividade,Concorrência,Corte,Costura,Cronograma,Empresa,Estratégia,Gerente,Gestor,Lead Time,Mercado,Objetivos,Otimização,PCP,Planejamento,Prazo,Premiação,Processos,Tempo
Related Post :

Deixe um comentário

Iniciar Conversa
💬 Posso ajudar?
Olá! 👋
Aqui é o Dr. Gestão.
Como posso te ajudar?