Série Loja -A Questão Foco #11

Série Loja -A Questão Foco #11, na série loja de hoje vamos aprender a focar, dando continuidade aos conteúdos anteriores.

Já pensou quanto prejuízo você sofre por não ter foco? Aliás, foco você tem, mas nas coisas erradas. Nas redes sociais, nas festas, nos fins de semana, nos seus amigos e família e etc. Agora imagine focar também na indústria do vestuário, mais especificamente na sua loja (física ou online). Este será o assunto deste artigo, os efeitos de se focar em sua loja. Então assista a Série: Série Loja -A Questão Foco #11.

Não pense que é um problema só de você com sua loja, atualmente vivemos no milênio da informação, somos diariamente bombardeados com toneladas de informação. Diante deste cenário típico para todos nós é raro encontrar alguém realmente focado em algo. Está gostando Série Loja -A Questão Foco #11.

Nossa sociedade sofre de uma enfermidade que impede ela de focar nas coisas que realmente importa. Uma doença tão imperceptível que você só repara que não fez o que devia quando já é tarde demais.

Mas tenha calma, esta falta de atenção toda tem seus pontos positivos, e muitos por sinal. Explorando as fraquezas desta sociedade você sai na frente de seus concorrentes e garante uma posição de destaque no mercado. É destas vantagens que irei falar.

Focando Naquilo que Realmente Precisa(Série Loja -A Questão Foco #11)

Todos os empreendedores e empresários sofrem de uma ausência de foco, alguns mais do que outros, mas uma coisa é obvia, é inimaginável onde podem chegar se separarem um tempo de seu dia e dar total atenção à suas ideias e empreendimentos.

Você deve sempre separar uma parcela de atenção para aquilo que irá proporcionar evolução à você mesmo. Até mesmo os pequenos detalhes importam e no longo prazo você estará economizando muito e ganhando ainda mais que isso.

Público-Alvo

Isso mesmo, sempre dê atenção a seu público alvo, eles são sua principal fonte de vendas e garantem a sobrevivência de sua loja. Lembre-se, uma loja não sobrevive sem vender.

Você sabe qual a faixa de idade dos seus clientes principais? Se sua loja é mais atrativa para o público feminino ou masculino? Perguntas essenciais para você fazer um planejamento decente. Até então muitos gerentes nem imaginavam que era preciso dar atenção a este detalhe.

Vamos imaginar que 60% dos seus clientes tenham entre 18 a 25 anos, 28% tenham entre 25 a 40 anos e os demais 12% para os clientes acima de 40 anos. Não é possível você fugir destes dados, você precisa trabalha-los. Explore as informações que você tem para tirar o máximo potencial da sua loja.

Tudo bem, o público mais jovem representa sua maior parcela de renda e merece uma atenção especial. O que um gerente inexperiente iria fazer? Focar toda sua atenção nestes 60% e ignorar ou ao menos dar uma boa desprezada nos demais públicos. Agora eu te pergunto, se sua loja fatura 100 mil reais por mês… você estaria disposto a desistir de 40 mil reais só por que não quer pensar nos demais públicos? Eu acho que não.

Classificação ABC(Série Loja -A Questão Foco #11)

Esta técnica foi criada justamente para evitar que você ignore alguém ou alguma atividade. Basicamente ela funciona da seguinte maneira: Primeiro você foca no mais importante, naquele produto que vai te trazer o maior retorno. Depois você deve pensar na letra B, a segunda atividade com maior retorno para você próprio. Por fim focar na terceira atividade, a letra C, que não deixa de ser importante, mas que deve ser deixada de lado até que as letras A e B tenham sido executadas.

Vamos supor que você quer focar na letra B antes da A e da C, o que isso acarretará em sua loja? Sua loja sofrerá um deslocamento de público-alvo, afinal você estará fazendo coleções, promoções e vitrines para outro público. Mais pessoas da faixa de idade entre 25 a 40 anos irão frequentar sua loja, mas você sairá perdendo, pois 60% dos seus clientes estarão em segundo plano.

Você até pode trocar de público alvo, mas para isso precisa trocar o estilo da sua loja e os produtos que nela vendem, precisa realizar publicidades informando as mudanças e explorar todos os meios físicos e online para que seu novo público seja avisado sobre sua existência. E independente disso, nos primeiros meses há grande chance de você sofrer um prejuízo.

Tecnologias

Graças aos avanços tecnológicos podemos explorar uma vasta quantidade de opções para termos uma ideia sobre quem entra na nossa loja. Existem atualmente aplicativos que podem ser instalados na porta da loja e permitem que você acompanhe dezenas de dados sobre seus clientes.

Você sabe o volume de entrada na sua loja nos dias de semana? E nos finais de semana? Informações muito úteis para um lojista, auxiliam-no a ser assertivo.

Pesquisa de Mercado

A importância desta é imensurável. Com ela você saberá até mesmo a renda per capita dos seus clientes, aproximando você de seu real mercado. Saberá qual faixa etária que mais buscará seus produtos e se é viável instalar sua loja no local A, B ou C.

Nesta hora você irá focar no seu público alvo, mas sem desmerecer os demais públicos, sem desistir dos outros 40 mil da sua renda.

Se você tiver vitrines muito bem trabalhadas com manequins utilizando suas coleções e a iluminação ajudando no contraste, você irá ter um aumento no número de clientes. Esta técnica será mais efetiva se utilizada se destinando à seus públicos alvos, identificados na pesquisa de mercado.

Promoções

Várias pesquisas afirmam que é mais difícil conquistar novos clientes do que manter àqueles que você já tem. Porém a maioria dos lojistas faz exatamente o oposto inconscientemente. Na hora de fazer promoções, eles colocam os descontos nos produtos que não venderam.

Onde está o erro nisto? Simples, os produtos não venderam por que não são do interesse de seu público alvo. Ai você faz promoção em cima deles esperando vende-los, mas seu público de verdade fica esquecido, sem promoções em cima dos produtos que eles mais buscam.

Outra coisa que ocorre muito é feito promoção sobre os produtos que não estão vendendo e em contrapartida aquele seu produto que é carro chefe é deixado de lado. O correto é fazer promoções em ambos, de modo que você amplie a vida útil de vendas do seu carro chefe e adquira algumas vendas naquele que não vendeu muito.

Receba Dicas Grátis

Cadastre-se gratuitamente e receba dicas do Dr. Gestão em seu e-mail

Minhas Redes Sociais:
Tags :
Adriano Godoy,Atenção,Classificação ABC,Clientes,Coleções,E-commerce,Estoques,Foco,Gerenciamento,Iluminação,Informação,Lojas,Lojistas,Pesquisa de Mercado,Planejamento,Promoções,Público Alvo,Renda,Tecnologias,Vendas,Vendedores,Volume de Entrada
Related Post :
Iniciar Conversa
💬 Posso ajudar?
Olá! 👋
Aqui é o Dr. Gestão.
Como posso te ajudar?