Skip to main content

Projeto sem Pesquisa- Dr Gestão

Muitos empreendedores entram em contato comigo através dos meus canais virtuais ou outras formas de contato e eu costumo responde-los o mais rápido possível. Ultimamente notei que houve um aumento de perguntas sobre novos projetos. Empreendedores verdadeiramente talentosos estão com receio de dar inicio em um projeto, com razão, e buscam opiniões externas para certificar que não estão fazendo na hora errada.

A primeira coisa que pergunto para eles é: O que a pesquisa disse?
Projeto sem Pesquisa… Não!!
Muitos empreendedores me perguntam o que é empreender no mundo da moda. Empreender na economia é correr mil riscos diariamente e buscar resultados positivos. Mas e na moda? Será que tem os mesmos riscos?
A resposta é sim, mil vezes sim. Independente do que você planeja fazer, estará se arriscando, aliás, algumas vezes está se arriscando mais do que na economia. Montar uma fábrica, uma facção, trabalhar com varejo, com atacado e muitas outras formas de trabalho exigem que você tome decisões que tem um grande risco de perder tudo.
Na economia você precisa buscar algumas informações chave para diminuir o risco, aqui na moda é a mesma coisa, para evitar que você corra riscos maiores que o necessário. Para isto, faça as famosas “pesquisas” de mercado para conhecer seu público e ter certeza que sua ideia será bem aceita por este.
Como fazer a pesquisa?
Atualmente é extremamente arriscado você dar inicio à um negócio totalmente no escuro, sem saber se você terá êxito em sua empreitada. Não podemos prever o futuro, mas podemos estima-lo.
Com um pouco de conhecimento extra você sabe se compensa mais comprar um espaço físico para uma loja ou aluga-la, se seu negócio fará sucesso no curto prazo ou no longo prazo e o mais valioso, o quanto você irá gastar antes de ter um retorno potencial nos lucros.
Existem várias alternativas para se fazer uma pesquisa e ser muito assertivo. Saiba que esta pesquisa de mercado irá dar um norte para você, permitindo até mesmo que você desenvolva um Brainstorm para analisar seus produtos, seja parte de cima ou de baixo.
Parte de cima eu me refiro principalmente peças que compõem moda masculina e feminina, infantil ou adulto, como por exemplo:
 Casaco;
 Blusa;
 Camisa;
 Outros;
Agora quando eu digo parte de baixo, estou me referindo a:
 Calça;
 Bermuda;
 Cueca;
 Lingerie;
 Moda Praia;
 Outros;
Para fazer a pesquisa, procure alguma das incubadoras, normalmente associadas à faculdades em geral, estas organizações conseguem ver caminhos para associar seu produto à algum público alvo e como trabalhar para obter o máximo possível de clientes.
O que descubro com a pesquisa?
Basicamente a pesquisa levantará informações estratégicas para auxilia-lo na tomada de decisões, você terá acesso a:
 Consumo médio do público alvo;
 Renda per capita;
 Locais mais favoráveis a venda;
 Formas de apresentação para o cliente;
 Concorrentes;
 Preço pesquisado do produto pelo cliente;

E depois da pesquisa?
Se você seguir minha sugestão, e de muitos outros poucos estudiosos do seguimento da Industria do Vestuário, você não abrirá sua empresa antes de fazer uma pesquisa bem abrangente. Lembre-se, quanto mais informações melhor.
Antes da pesquisa, não compre matéria-prima, maquinário, lojas, espaços, armazéns, não compre nada. Depois da pesquisa você estará pronto para ter junto há um consultor o melhor caminho, inclusive para ter parceiros, investidores e conseguir lograr êxito com o mínimo de riscos, é quase certo que seu investimento terá um retorno promissor adotando este caminho.
Não deixe que sua ideia fique na gaveta, mas também não seja apressado com ela, aja estrategicamente que você chegará lá.

Luiz Roberto Saraiva

Luiz Roberto Saraiva em Gestão da Indústria de Confecção
Sou natural da Tijuca, no Rio de Janeiro. Tenho 47 anos, sou graduado em Administração de Empresas pelo Senai/Cetiqt e possuo pós-graduação em Logística Empresarial pela Funcefet. Depois de mais de 19 anos de atuação profissional, posso dizer que sou simplesmente apaixonado pelo mundo da indústria têxtil e de confecção do vestuário.