Skip to main content

Produtividade interna ou produzir na facção/oficina-Dr Gestão

Sempre sou perguntado sobre qual é o melhor método de produção. Neste artigo irei explicar sobre ambos de modo que você possa ter uma visão melhor sobre o tema “Produção interna ou produção externa? Eis a questão”.

Produção interna tem suas peculiaridades. Como você possui controle sobre todos os processos é muito comum os resultados serem mais significativos e os custos melhor monitorados. Você pode acompanhar este tipo de produção e pode escolher sobre onde, como e quanto produzir.

Mesmo eu gostando desta primeira forma de produção, também sou apaixonado por terceirização. Durante minha faculdade de administração eu fui até premiado por defender este tema.

A terceirização é realmente uma maneira muito eficiente se bem acompanhada. Os principais problemas deste sistema são relacionados a prazo de entrega e baixa qualidade dos produtos. Para que isso seja evitado é necessário existir uma gestão que acompanhe de perto seu fornecedor e sua facção/oficina.

Nos últimos cinco anos houve um aumento de empresas modificando sua produção e seus processos, voltando a realizar estes internamente ao invés de externamente. Esse comportamento se deve ao fato de o custo de fabricação do produto ficar mais baixo e seu custo final muito mais competitivo em relação ao mercado e ao concorrente.

Por outro lado, para aqueles que trabalham com as grandes marcas de moda, das quais não há volume muito grande de produção, o maior lucro se ganha no marckup do produto que é vendido na loja virtual. As trabalhadoras deste sistema são as faccionistas e costureiras que moram em comunidades. O custo dessas profissionais se mostra muito rentável na hora que se faz um comparativo do seu mercado. No fim do processo essas empresas de moda chegam a obter um markup de 450 a 500%, sendo que algumas delas chegam a atingir até 550% do valor de seu produto em cima do custo fixo.

Deste modo, muitas empresas do mundo da moda preferem se livrar dessa dor de cabeça dos encargos sociais e controlar um grande número de funcionários.     Depois de vermos os dois lados da moeda com bastante calma percebemos que ambos os métodos são vantajosos, no entanto é necessário observar qual deles é melhor para você.

Avalie com muito cuidado este assunto. Se você possui um volume satisfatório, provavelmente será mais interessante sua gestão de processos ser interna. Para aqueles que trabalham para empresas como a magazan ou com o selo ABVTEX, por exemplo, onde se ganha no volume, então controlar o processo interno assim como também o balanceamento e o treinamento de mão de obra polivalente pode ser mais interessante para você. Faça o ponto de equilíbrio para que possa saber quanto precisa produzir  e quanto precisa vender para poder pagar seus custos fixos

Outro segmento principal é fazer com que esse profissional que trabalha na sua empresa, ligado ao seu processo industrial (corte, costura ou acabamento), tenha um valor satisfatório no ganho final da sua remuneração.

Como eu disse anteriormente, não existe a metodologia certa ou errada, tudo dependerá de alguns fatores.

Espero mais uma vez que esse conteúdo (produção interna ou externa?) possa ter esclarecido algumas duvidas que possam estar na sua cabeça. Eu sou o Dr Gestão da indústria de confecção e moda. Como muitos de vocês provavelmente já viram  falando nos meus vídeos ou até mesmo ao vivo, a vida é uma mão dupla. Nesses oito anos que trabalho como consultor industrial eu tenho percebido essa interação com empreendedores, empresários e faccionistas faz com que o mercado seja mais profissional e de certa forma mais familiar. Um ajudando o outro. Por isso peço, compartilhe este conteúdo para que eu possa ajudar cada vez mais pessoas com meu trabalho.

Por fim não se esqueça: produção interna é interessante para você que acompanha os processos garantindo a qualidade e prazos. Já a produção externa encontrou tanto vantagens, como desvantagens, mas existem ferramentas que garantem uma terceirização com ótimos resultados finais.

Novamente, muito obrigado. Muito em breve estarei postando novos conteúdos.

 

Luiz Roberto Saraiva

Luiz Roberto Saraiva em Gestão da Indústria de Confecção
Sou natural da Tijuca, no Rio de Janeiro. Tenho 47 anos, sou graduado em Administração de Empresas pelo Senai/Cetiqt e possuo pós-graduação em Logística Empresarial pela Funcefet. Depois de mais de 19 anos de atuação profissional, posso dizer que sou simplesmente apaixonado pelo mundo da indústria têxtil e de confecção do vestuário.