Skip to main content

PCP Usando Soft-Dr Gestão

     Já conversamos muito sobre o PCP (Programação e Controle da Produção). Iniciamos com o significado de cada uma de suas letras e seguimos nos seus usos e vantagens até chegar ao perfil de um profissional de uso em PCP. Sinto que está na hora de começarmos o assunto sobre os softwares do PCP. Isto é, como o uso de softwares pode alterar e melhorar o desempenho de seu PCP.

       No começo da era dos softwares, o mercado ficou um pouco apreensivo com seu uso. Exigiam mão de obra especializada e sua utilização era mais cara. Inicialmente, por falta de prática e por complexidade, os softwares geravam um verdadeiro atraso na produção. Naturalmente, o mundo não mergulhou de cabeça nesta ideia. Mesmo assim, os softwares evoluíram e dominaram completamente o mundo.

Os softwares receberam novas versões, upgrades e simplificações. Seu desenvolvimento foi sempre focando o auxílio e facilidades ao usuário dos mesmos. Demorou um bom tempo, mas aos poucos eles foram conquistando o mercado e se aperfeiçoando ainda mais. As melhoras de hardwares projetaram uma melhora exponencial nos softwares também. Todos estes fatores em conjunto serviram para o rápido domínio sobre o mercado e sua atual utilização em praticamente todos os segmentos industriais, administrativos e financeiros.

Vamos nos aprofundar mais neste assunto então. Até o final deste artigo você saberá sobre diferentes softwares e suas peculiaridades.

Microsiga

É uma das maiores marcas da América Latina no setor de gestão empresarial. Atualmente pertence à TOTVS. Seus softwares se destinam ao gerenciamento e automatização de processos, finanças, logística e manufatura principalmente.

Seu principal software é o famoso Microsiga Protheus, nome inspirado da mitologia grega.  A sua grande fama se deve principalmente a seu banco de dados independente que se conecta ao de outros softwares gerando uma grande flexibilidade.

As indústrias o utilizam muito para adquirir uma melhora substancial nos processos gerenciais da própria empresa. Gostaria de dar destaque às indústrias farmacêuticas, de metais e automobilística. Ele é especifico para áreas de muitas correlatas.

Graças a sua grande flexibilidade, você pode utiliza-lo em muitos segmentos, inclusive o MRP. Obviamente estou comentando deste, pois ele pode também ser utilizado no PCP.

Millenium

Para mim, este software é o melhor que existe para o mercado de confecção no atual momento que vivemos. Ele permite uma imensa flexibilidade se encaixando na necessidade do empresário. Não possui um sistema engessado como alguns outros softwares que só podem ser utilizados para determinado assunto ou área.

Suas funções são divididas por módulos, permitindo que você compre apenas o módulo que você necessita, seja ele qual for. Assim como os softwares da Microsiga, a Millenium também trabalha com o setor financeiro e comercial. Seu lançamento em São Paulo foi voltado para o mercado de confecção, tornando-o para mim, o melhor software do nosso mercado de confecção e vestuário.

Como o mundo de confecção é muito específico, acho um pouco arriscado a utilização de outros softwares que não dão um foco maior nesta nossa área. Utilizar outras ferramentas só é aconselhável para aqueles que já possuem total domínio sobre elas e mesmo assim, seria interessante buscar mais conhecimentos sobre o assunto para sua implementação na confecção de vestuário e moda.

Assim, o Millenium ganha uma vantagem poderosa para nós, quando comparado a muitos outros softwares, devido à sua destinação inicial.

SAIP

Este software foi muito utilizado no passado e atendeu a necessidade de muitas empresas, no entanto, atualmente está bastante desatualizado e apresentando alguns problemas, o que o deixa atrás de seus concorrentes.

PC Com

Criado pelo Instituto Nacional de Tecnologia, no Rio de Janeiro, o PC Com foi desenvolvido para ser utilizado como complemento ao PCP. Devido à este fato, ele atende a algumas áreas muito interessantes para nós, tais como:

  • produtividade;
  • Comercial;
  • Frente de loja;
  • PCP;

Alterdata

Os softwares da Alterdata foram projetados para atender a três principais segmentos: Empresarial, Imobiliário e Contábil. Assim como os outros, serve para gestão, sendo que, possui vantagens poderosas que vão garantir um aumento da produtividade. As principais vantagens são:

  • Simplicidade;
  • Treinamento;
  • Suporte ao usuário;
  • Flexibilidade;
  • Cronograma;
  • Custo;

Assim, o Alterdata está avançando muito no mercado. É um programa simples, mas mesmo assim oferecem treinamentos para os clientes, de modo que geram uma grande agilidade de processos. Oferecem suporte para tirar dúvidas sobre segurança, funcionamento, legislações, implantação e etc. Seu custo não é muito elevado, sendo esta uma característica muito procurada pelos empreendedores atualmente. Softwares eficientes e baratos.

Apesar de seu grande destaque no segmento de gestão, possui algumas falhas que estão sendo corrigidas conforme são descobertas. Alguns dos problemas que já encontrei no Alterdata é a junção de ficha técnica, aviamentos, vários insumos e explosão apresentam problemas de quantidade.

Visual Linx

Muito utilizado e juntamente com o Millenium, se classificam como os 2 grandes softwares mais utilizados na região sudeste do País. Por ser um software focado na área de confecção de roupas, ele trabalha em algumas peculiaridades que outros softwares deixam passar.

Sua grande desvantagem é o preço muito elevado e por se tratar de um programa muito pesado em relação aos demais, com exigências de sistema operacional e hardwares que obrigam o usuário a realizar upgrades na sua máquina para a utilização.

Em contrapartida, ele atua em muitas áreas e seu sucesso é inegável. Sua programação é muito boa, os aspectos estéticos se destacam muito e é o preferido de diversas grandes empresas líderes em seus próprios mercados.

Cabe ao usuário decidir qual software utilizar, além destes existem muitos outros. Citei alguns dos mais conhecidos por mim e mais utilizados pelo mercado. A necessidade, o tamanho de sua empresa e seu orçamento disponível que vão determinar qual você deve escolher. Depois disso, o próximo passo é treinar seu pessoal para obter a máxima performance do software.

Enfim, para finalizar o assunto. Em minha opinião, o Millenium é o mais indicado, seguido pelo Visual Linx que apesar de suas desvantagens, é focado na área de confecção de roupas. Por último temos o Alterdata.

Reúna-se com os seus representantes de cada segmento para determinar as necessidades e escolher o melhor software. Deste modo garanto que os custos para aumentar a infraestrutura de seus processos gerarão lucros que rapidamente irão compensar os gastos iniciais.

Luiz Roberto Saraiva

Luiz Roberto Saraiva em Gestão da Indústria de Confecção
Sou natural da Tijuca, no Rio de Janeiro. Tenho 47 anos, sou graduado em Administração de Empresas pelo Senai/Cetiqt e possuo pós-graduação em Logística Empresarial pela Funcefet. Depois de mais de 19 anos de atuação profissional, posso dizer que sou simplesmente apaixonado pelo mundo da indústria têxtil e de confecção do vestuário.