Skip to main content

Melhorando o PCP – Dr Gestão

Ok implantei o PCP, minha produção apresentou uma melhora de 40% e a qualidade da mesma subiu em 60%. Meus gestores estão sempre acompanhando as fases e meus indicadores estão apresentando os mesmos valores a meses, valores ótimos, no entanto estão estagnados. Tenho certeza que extrai o máximo das ferramentas que disponho. Qual o próximo passo? Como melhoro minha produtividade? Como melhoro meu PCP?

O PCP é uma ferramenta muito eficiente, mas tenho que concordar, ele não proporciona uma melhora infinita no sistema de produção. Ele a torna mais eficaz e eficiente, mas chega uma hora que ele atinge o seu nível de excelência. Como continuar a evoluir? Está na hora de automatizar mais seus processos de gerenciamento. Está na hora de usar os Softwares de Gerenciamento.

Ao mesmo tempo que eu defendo a utilização de softwares, eu também condeno a mesma. A implantação de ferramentas virtuais tem seu devido momento e antecipa-lo pode atrapalhar tudo. Não deve-se tentar implantar um programa na sua confecção, facção/oficina antes de ter certeza que o PCP foi completamente adaptado. Muito menos utilizar softwares antes de a sua empresa estar preparada tanto financeiramente como também com todos os processos em ordem.

Gostaria de fazer um paralelo entre sua empresa e sua casa. Você não pode morar na sua casa sem antes fazer as devidas reformas. Precisa fazer reforço nas estruturas que estão fissurando, impermeabilizar a cobertura, verificar possíveis vazamentos, pintar as paredes após toda a reforma destas, limpar a bagunça e só após toda essa manutenção você que você irá levar algum móvel novo ou uma geladeira para sua casa.

Na sua confecção, facção/oficina é a mesma coisa e você que é empreendedor sabe muito bem sobre isto que eu estou falando. Claro, isto vale para qualquer trabalhador de qualquer segmento da indústria. Vai chegar um momento que é imprescindível o uso do software, será completamente inviável fazer o contrário. Quando chegar este momento você deverá verificar no mercado qual o melhor deles para sua necessidade.

Antes de receber um software novo, você precisará fazer aquele faxinão. Deve melhorar seus processos, verificar possíveis defeitos na linha de produção, nos maquinários e etc. Estou resaltando isso, porque conheço muitos casos que ocorreu sérios problemas na implantação do software e acabou demorando mais do que estava previsto em seu cronograma. É bem comum, aliás. A empresa desenvolvedora do soft estipula um período de implantação de acordo com um Cronograma, porém acaba por demorar bem mais pela complexidade dos processos.

Uma das formas de se prevenir dessa demora extra na implantação é ter seus processos em funcionamento perfeito. Entendo que às vezes surgem necessidades urgentes de implantação do software para resolver problemas de interação com outros programas, mas se for possível evitar fazer uma coisa mais planejada, é o mais sugerido, economizará tempo e dinheiro.

Anteriormente eu já escrevi sobre outros softwares, me lembro que citei o Millênium, Visual Linx, Alterdata, PC Com e mais alguns outros. Não falei de um que só vim conhecer posteriormente, mas que fiquei muito surpreso e claro, apaixonado pelo seu funcionamento. Seu nome é Organiza Têxtil. Ele é voltado para o mundo da confecção de moda e do vestuário. Já está em utilização em 14 estados e possui 22 anos de existência. O fato de atender só o mercado de confecção, assim como o Millênium, é algo muito apreciado por nós, profissionais deste segmento.

Trabalho muito com o Millenium, mas este novo software me deixou muito surpreso, tantas funcionalidades que ele oferece para seu usuário. É fantástico!!

Enfim, voltando ao assunto em pauta, antes de inserir um software, qualquer que seja, ajuste seus processos façam todos os devidos ajustes para receber sua nova ferramenta e ela se encaixar a sua confecção, facção/oficina “como uma luva”. Já treine seus funcionários previamente, faça campanhas para informar a todos sobre como ocorrerá nos próximos meses com a vinda da ferramenta. Deixe claro o que espera que seja atingido com este investimento para informatização dos processos.

E por que você precisa pensar em utilizar um novo software? Simplesmente chegará um momento que não será mais possível acompanhar as planilhas do excel, o bloquinho no caderno, no papel quadriculado. Você pode adiar a vinda do software por conta de não ter capital para adquiri-lo, mas em algum momento você ira realizar esta implantação. Não é mais viável não usar os softwares, até por que alguma hora se tornará urgente sua implantação.

Mas você não irá explorar todo seu potencial com a casa desarrumada. E pelo custo de um software, é quase um crime não aproveita-lo em sua totalidade. Para isso, esteja com os processos todos em bom funcionamento e sem problemas para se arrumar. Deste modo o programa já chega atendendo todos os setores, industrial, comercial, frente de loja e também e-commerce se você tiver algum.

E desta forma você entra em um novo nível de PCP. Um PCP mais informatizado, com os processos bem estruturados e com um software mantendo as coisas organizadas e controladas. Realmente um super PCP.

Luiz Roberto Saraiva

Luiz Roberto Saraiva em Gestão da Indústria de Confecção
Sou natural da Tijuca, no Rio de Janeiro. Tenho 47 anos, sou graduado em Administração de Empresas pelo Senai/Cetiqt e possuo pós-graduação em Logística Empresarial pela Funcefet. Depois de mais de 19 anos de atuação profissional, posso dizer que sou simplesmente apaixonado pelo mundo da indústria têxtil e de confecção do vestuário.