Skip to main content
Giro de Estoque-Dr Gestão

Giro de Estoque- Dr Gestão

Fazendo uma parceria com o Controle de Estoque. Podemos falar do estoque mínimo, estoque máximo e estoque médio. O Giro de Estoque fecha o ciclo de tão relevante que é esse assunto, ao ponto de ser abordado em vídeo também.

Giro de Estoque é um tipo de indicador que demonstra o desempenho de um Estoque. O Giro de Estoque serve para medir, de uma forma padronizada, a qualidade de um estoque. O indicador de giro de estoque pode ser aplicado a qualquer tipo de estoque, independente da sua complexidade ou tamanho. A rotatividade desse produto ou um conjunto de produtos irá dar base para se programar na compra e atender o cliente com maior velocidade. Mesmo porque o lead time (tempo  de chegada de um produto  pedido pelo cliente) precisa ser acompanhado de perto. Pois na hora de planejar o Cronograma, saber que através do Giro de Estoque esse produto precisa ter maior velocidade de chegada no momento da compra de matérias prima, insumo e aviamentos. Um Cronograma mau elaborado e não acompanhando de perto, fará ter perdas de vendas. Razão de anteriormente não ter recebido de forma satisfatória, o que precisava chegar no tempo planejado para a produção ou fechar a sua coleção no tempo previsto. E com isso o produto ou um conjunto de produtos que estão sendo mais vendido, não ter sido reposto a tempo. Na classificação ABC vai poder também ser um agregador de tomadas de decisões na hora de montar esse Cronograma. Giro de Estoque bem acompanhado, com Controle de Estoque bem avaliado propõem-se uma gestão muito mais assertiva na sua fábrica de roupas, na sua facção /oficina. Um pequeno exemplo abaixo para que posa entender o conceito de Giro de Estoque.

Giro de estoque

Para calcular, primeiro é preciso entender o conceito de giro dos estoques. O giro dos estoques é a quantidade vendida, em determinado período, do estoque mantido pela empresa.

  • Exemplo 1: o estoque médio de uma confecção de roupas é de 400 peças, e a empresa vende 3600 peças ao ano. Portanto, o giro de estoques dessa empresa é 3600 divididos por 400 = 9 giros ao ano.

Acredito que vale a pena refletir nesse exemplo em exercício colocado acima. Procure você fazer outros exercícios e fixar o Giro de Estoque. Pense nele com o Controle de Estoque e ainda exercitando a Classificação ABC. E claro estoque mínimo, estoque máximo e estoque médio.

Luiz Roberto Saraiva

Luiz Roberto Saraiva

Luiz Roberto Saraiva em Gestão da Indústria de Confecção
Sou natural da Tijuca, no Rio de Janeiro. Tenho 47 anos, sou graduado em Administração de Empresas pelo Senai/Cetiqt e possuo pós-graduação em Logística Empresarial pela Funcefet. Depois de mais de 19 anos de atuação profissional, posso dizer que sou simplesmente apaixonado pelo mundo da indústria têxtil e de confecção do vestuário.
Luiz Roberto Saraiva

Últimos posts por Luiz Roberto Saraiva (exibir todos)