Muitos empresários vão tocando suas empresas até que percebem que precisam de ferramentas para ajudá-los em sua gestão. É ai que entram o MRP e o ERP, assim como o CRM. No artigo de hoje falaremos: Você Que Precisa MRP e ERP.
Antes de nos aprofundarmos em qualquer tipo de informação neste conteúdo, tenho que frisar para você, realmente alertá-lo.
Não pense em ter um ERP sem ter sua empresa organizada, você precisa ter um estoque de verdade, com segurança e organização, como se fosse um cofre de banco. A sua capacidade instalada e tempo de máquina precisam estar todos catalogados e tabelados.
Todas essas informações, estrutura e organização vai te ajudar para quando você explodir, através da ficha técnica, o que você vai precisar para um produto. Ele vai buscar o que você vai precisar e o que está empenhado. Escute o que o Dr Gestão tem a dizer para você.
Só depois dessa organização você poderá ir atrás de um MRP e futuramente um ERP. Não adianta eu te perguntar como está seu estoque e sua matéria prima e você me dizer que está mais ou menos. Não existe mais ou menos nessa hora, é organizado ou desorganizado.
Para os casos que estão desorganizados, não adianta, não vale a pena implantar ferramenta para ela ficar bagunçada também, será ainda pior. Só vai piorar sua situação.
Você Que Precisa MRP e ERP- Estoques
Mas como tem que funcionar um estoque? Já falei disso outras vezes, mas a pergunta sempre retorna.
Precisa ter pra inicio de conversa permissão de entrada. Não dá para você controlar o seu estoque se qualquer um pode entrar e sair de lá na hora que quiser. Não, deve ser uma única pessoa que vai cuidar disso, assim não tem confusão. Essa pessoa é o tesoureiro.
O segundo passo é endereçamento. Nenhuma organização é boa se você não conseguir localizar rapidamente o que está procurando. Por este motivo todos os materiais e produtos dentro do seu estoque precisam estar devidamente endereçados.
Terceiro passo é garantir que tudo está catalogado, com nome, id e quantidades, além de outras informações chave para seus materiais.
Assim seus materiais se tornam rastreáveis você consegue garantir quanto tem no estoque, e a cada saída, este valor poderá ser atualizado. Para isso, uma planilha de Excel bem-organizada basta.
Se conseguir isso, está pronto para o próximo passo antes do MRP e ERP.
Você Que Precisa MRP e ERP – Dados Fábrica
O segundo passo que deve ser organizado antes da implantação do ERP será os dados da fábrica. Mas o que são eles?
Bem simples, estamos falando da capacidade instalada, capacidade máquina, tempo de cada produto, tempo das fases, estrutura de processos consolidada, bom fluxo de informações, mapeamento de materiais para produção de cada produto, entre outros.
Se você for atrás do MRP antes de organizar essas informações, estará comprando um elefante branco para sua empresa, que vai atrapalhar seu crescimento ao invés de suportá-lo.
A ficha técnica do seu produto também é essencial que esteja preparado. Este documento nada mais é do que a certidão de nascimento do seu produto. Juntamente com a peça piloto, isso vai passar todas as informações do seu produto.
Este documento precisa estar atualizado, pois quando você passar para o sistema, ele vai pegar as informações da ficha técnica. Se existir qualquer desatualização, isso será carregado no sistema e vai impactar todos os cálculos de produção que você fizer, gerando um grande impacto em médio prazo.
Resumindo o que você precisa organizar para que seu MRP funcione corretamente:
- Ficha técnica;
- Matéria-Prima e Aviamentos;
- Estoque;
- Tempo do produto;
- Capacidade de trabalho de cada equipamento e máquina;
Assim, com essas informações organizadas, você estará pronto para o próximo passo, trazer o MRP para a sua empresa.
Você Que Precisa MRP e ERP – Sistema MRP
Agora sim, você está pronto para sistematizar sua fábrica, agora não só você quer como precisa de um MRP e futuramente o ERP.
Ele vai permitir que você faça planejamento de necessidades de material de acordo com cada pedido e demanda que você receber.
Também vai conseguir planejar seus pedidos com prazos assertivos e acompanhar se seu planejamento está correto.
Acompanhar seu estoque diariamente, e vai ter um destaque para quando precisar comprar determinada matéria prima. Para você ter uma ideia, já estará sabendo que a matéria prima não será suficiente para cumprir um pedido na hora que inserir o pedido no sistema.
Ele vai calcular quais são as matérias primas necessárias, quanto você irá produzir, quanto você tem e quanto falta comprar para conseguir executar o pedido. Simplesmente fenomenal, uma gestão perfeita para seu negócio.
Mas isso só é possível porque a casa está transparente e organizada. E então meu leitor, vamos organizar esta empresa para receber um sistema que ajudará o seu negócio a ter mais sucesso que nunca?
Entre em contato comigo, minhas consultorias são especializadas nessa organização da casa. Faço este tipo de trabalho a mais de 20 anos e sei exatamente onde as empresas erram e como podemos evitar.
E continuando nossa contagem, esta é a sexta semana do ano, já passamos de 10% do ano de 2023. Passou muito rápido e se não nos atentarmos, chegará 2024 antes que tiremos nossos planos da gaveta. Se apresse meu leitor.