Nesse arraigo vamos conversar e muito sobre o Denim, o famoso comercialmente conhecido Jeans. Sou um apaixonado por esse produto. Vamos para o conteúdo: Você Quer Montar Fábrica de Jeans?
Já reparou como é comum você encontrar pessoas usando peças de denim? Sim, o jeans é uma modelo de roupa dos mais clássicos que existe na era contemporânea. Ele está presente no guarda-roupa da maior parcela da população, ignorando idade, gênero ou mesmo região.
O jeans tem toda essa popularidade devido a ser um verdadeiro coringa na hora de escolher qual combinação de roupas que será utilizada. Ele fica bom com uma imensa variedade de combinações além de servir para ocasiões relativamente formais e também para as relativamente casuais.
Origem do jeans
Você sabia que o jeans surgiu como uma roupa de proteção para garimpeiros no século XIX? Isso mesmo, surgiu para substituir o tecido que antes era utilizado, e claro, foi um sucesso absoluto. O tecido era muito mais resistente e proporcionava uma grande proteção aos garimpeiros durante a corrida do ouro nos EUA.
Em 1853, Levi Strauss se deparou com a necessidade dos garimpeiros de uma vestimenta com maior resistência para suportar as atividades de extração do ouro. Este fato o levou a fabricar uma calça com tecido de lona, totalmente voltada para a necessidade dos garimpeiros.
Como você já sabe, o uso da calça rapidamente cresceu. O público em geral passou a adotar esta moda e fez do denim uma das peças mais favoritas no mundo, sendo que o jeans original era da tonalidade azul, diferente dos diversos modelos que conhecemos atualmente.
Atualmente você encontra jeans em praticamente tudo, desde calças, camisas e shorts até em bolsas carteiras e mochilas. Virou uma febre mundial!!
Agora, sabendo um pouquinho da imensa popularidade do jeans na indústria global venho a te perguntar leitor, você gostaria de montar uma fábrica de jeans? Que tal eu lhe ajudar a dar os primeiros passos?
Por Que Investir em Uma Fábrica de Denim?
A fabricação de jeans é altamente lucrativa, porém, as confecções de jeans têm algumas peculiaridades que merecem receber uma atenção especial.
Como o jeans não sai fora de moda você terá produção para o ano todo, tendo participação em diversas coleções de roupas de diferentes marcas. Uma confecção de jeans está sempre em alta com a produção ao máximo.
Outro fator que dá ponto para se investir no ramo do tecido jeans é que se trata de uma peça utilizada por todos, homens, mulheres, crianças, adultos e idosos. Então tem uma flexibilidade muito boa de mercados estáveis e lucrativos.
Apesar de ter um maquinário com custo um pouco alto e necessidade de mão de obra mais específica para manipular estas máquinas pesadas, são equipamentos resistentes que, com uma manutenção preventiva, terão uma vida útil gigantesca.
Por fim mais um ponto a favor do jeans é sua imensa versatilidade. Você consegue inserir o jeans em qualquer produto que será lucrativo. Já vi até capinha de celular com revestimento copiando o tecido jeans!! Mochilas jeans nem se fala então. Com roupas não é diferente, é muito comum encontrar pessoas utilizando calças, camisas, jaquetas, shorts e saias jeans. Se você procurar vai encontrar até tênis com tecido denim.
Um ponto curioso do jeans é seu custo, ele possui um custo relativamente elevado quando comparado com outras peças de mercado, porém a sua produção é simples. Não é necessário um grande investimento com estilistas para que seu cliente final receba um denim de qualidade.
Podia ficar aqui o dia inteiro descrevendo qualidades do jeans para convence-lo de montar uma fábrica de denim, mas acho que depois destes poucos argumentos você já está mais que convencido, correto leitor?
Então vamos para algumas dicas sobre como montar uma fábrica de jeans.
Algumas dicas que podem ser úteis
1ª – Local para sua fábrica de denim.
Vai parecer que estou tirando sarro, mas é verdade, o primeiro passo para começar sua fábrica de jeans é decidir o local que ela existirá. Procure um terreno bom, sem muita declividade e desníveis por que isto irá atrapalhar muito ao longo da produção.
O espaço precisa ser médio, de modo a haver lugar para o maquinário, funcionários, estoque de matéria prima e o setor administrativo. Vale lembrar que eu, Dr Gestão, defendo que você crie um espaço industrial que permita que todos os processos até o produto final tenham um fácil acompanhamento por parte do setor administrativo.
Seus gestores precisam ter facilidade para ver a produção como um todo.
Criar um lugar com layout flexível também é uma boa ideia para facilitar qualquer modificação que seja necessária ao longo da rotina de trabalho. Como o jeans é um tecido muito diversificado, algumas vezes você estará produzindo determinada peça e terá de modificar seu layout para adequar sua confecção à produção de um novo pedido.
2ª – Adquira Os Materiais E Equipamentos Para A Fábrica De Denim
Após adquirir o lugar e já desenvolver toda a estratégia de layouts inteligentes para se adequar as necessidades que surgirem, está na hora de adquirir os equipamentos.
O maquinário do jeans é bem clássico e não é muito difícil de se encontrar. O custo pode ser um pouco maior do que as máquinas de costura padrão, no entanto, todo o investimento que você fizer terá um retorno à altura.
Entre em contato com especialistas para ter uma ideia de quantas máquinas devem ser compradas inicialmente. Alguns estimam comprar mais ou menos 10 máquinas além de todo o aparato que será necessário, porém eu acho mais seguro que você analise a sua situação para não dar nada errado.
Uma decisão apressada no inicio de um novo negócio já custou o sonho de muitos empreendedores. Fique atento.
3ª – Aposte em todos os mercados
Como as roupas jeans são atemporais, temos peças clássicas e novos modelos todos os anos. Não queira escolher um mercado, vá para todos eles.
Produza roupas jeans clássicas, porém não deixe de lado as tendências da moda não!! Não aposte em um único mercado de jeans, diversifique e esteja presente em todos eles. Com a metodologia de grupos você conseguirá ter uma equipe de funcionários que dominarão todas as variedades de peças jeans.
Da mesma forma, por que fazer apenas calças se você pode produzir coletes, jaquetas, shorts, camisas, blusas e bermudas?
Não se esqueça de produzir jeans infantil e plus size, o jeans é uma peça universal e você deve tornar sua confecção universal assim como ele. Produza para todos os tipos de pessoas sem deixar ninguém de lado.
Fique atento as tendências da moda, atualmente vemos muitos jeans rasgados por aí, mas da noite para o dia esta tendência pode mudar para outra e você precisa estar antenado para pegar a próxima tendência logo no início.
4ª – Priorize O Conforto Nos Produtos Da Fábrica De Denim
Verdade seja dita, se você não oferece algo de qualidade nem deveria estar no mercado. Mas até que ponto vai a qualidade? Quais parâmetros determinam se uma peça de roupa é ou não de qualidade?
Para o cliente final, qualidade engloba também o seu conforto!! E ouso dizer que isto vale mais para o consumidor do que a qualidade e durabilidade do tecido. Claro, se for um tecido porcaria que rasga na primeira semana nem mesmo a calça mais confortável do mundo irá agradar alguém, então tenha cuidado.
Como o tecido do jeans é resistente por si só, precisamos buscar os melhores materiais de jeans. No caso, de preferência para materiais com algodão em sua composição. Também pode-se utilizar o elastano. Ambos os materiais são bons para não restringir os movimentos do usuário.
Outro fator que incomoda o usuário do jeans, e digo isto por experiência própria, é a presença de enfeites na peça que machuquem aquele que está vestindo. Sabe quando o simples ato de andar faz com que os enfeites da calça fiquem raspando em suas pernas? Pois bem, o comprador também não gosta. Está gostando Você Quer Montar Fábrica de Jeans?
5ª – A Sua Própria Criação Na Fábrica De Denim
No início, até você pegar uma certa experiência na produção de jeans eu aconselho que você não pense muito fora da caixinha. Pegue os modelos mais normais e conhecidos do mercado e os reproduza em sua confecção.
Após ter adquirido certa experiência meu conselho vira outro, acho mais adequado você manter os produtos do mercado normal e sempre que possível ouse nas coleções, invente, crie, desenvolva sua marca no mundo do jeans. São dicas de ouro:Você quer Montar Fábrica de Jeans?
6ª – Apresente Sua Marca Para O Mundo
Faça a sua marca aparecer!! Sim a última dica é esta. Esteja presente em tudo de modo a trazer credibilidade e confiança para sua marca. Mostre ao mundo que ele pode comprar de você sem medo de passar por dor de cabeça depois.
Investir na sua imagem é vital para que seu público alvo te veja. Pesquisando um pouco você encontra fácil uma dúzia de maneiras de aparecer para o mundo, desde o famoso adwords até colocar propagandas em locais públicos. Comente se gostou do artigo de hoje:Você quer Montar Fábrica de Jeans?