O problema que vim trazer para vocês hoje é uma reclamação de muitos coordenadores, gerentes e até mesmo diretores das empresas. É realmente uma das grandes fraquezas dos empreendedores e sem dúvida pode ser sua fraqueza também. Você adianta seu corte? Pois bem, tenho que te contar um pouco sobre isso.
É uma pergunta muito comum para quem trabalha com corte e costura, outro setor muito influenciado pela tendência de adiantar as coisas.
E como você deve perceber, no corte não é diferente. Vou explicar aqui neste artigo por que adiantar seu corte pode não ser uma boa ideia e está prejudicando seus resultados.
Antes de entrar em maiores detalhes, preciso dizer que essa ideia de adiantar o corte não te traz nenhuma efetividade, assim como adiantar costura. Vamos fazer um bate papo aqui sobre este tema?
Resolvi escrever sobre este tema porque ele é muito recorrente em minhas consultorias e mentorias. Aparecem o tempo todo como problemas sérios na produtividade do pessoal.
Inclusive ocorrem perdas de qualidade devido a bagunça que este adiantar pode gerar para você.
Você Adianta Seu Corte – Falsa Produtividade
O que você entende sobre ter efetividade sem adiantamento de operações? Sair cortando mesmo tudo estando encaixado.
Na sua concepção você acredita que essa metodologia gera efetividade para uma empresa de confecção ou facção? Caso você responda essa pergunta com sim, então ficará abismado com o que coloquei neste artigo.
Não que você seja incompetente ou não possa resolver o problema, mas simplesmente as vezes precisa de uma visão externa para te ajudar a ver o que está errado.
O que eu quero dizer aqui neste artigo, meu grande objetivo, é que o certo não é sair cortando aleatoriamente, mas sim o corte de acordo com o planejamento do seu Comercial.
Em uma das empresas que estive recentemente, o empresário, meu contratante, apontou com alegria da seguinte maneira “Olha como o corte está adiantado, ao menos isso está bem aqui na empresa”.
E meus leitores, realmente estava muito adiantado o corte, porém nada estava separado, só tinha um monte de peça cortada para todo lado. Como que sua costura vai conseguir trabalhar neste cenário?? Corte é: enfestar, encaixar, cortar e separar. Isso sim que é corte Não adiantado, mas com efetividade.
Se a costura tentar trabalhar nessa situação vai ter uma série de problemas, como retrabalho, perda de qualidade, baixa produtividade etc. Para ir mais afundo não pode nem entrar na costura sem estar de fato em lotes, separado, etiquetado e amarrado.
Não conseguimos colocar nada costura se não houver uma preparação antes.
O corte propriamente dito precisa ser encaixado, seja manual ou encaixe automatizado (softwares já existentes no mercado tal como Audaces ou Investrônica).
Processo correto
Meu leitor, nosso foco tem que ser sempre a indústria de confecção de roupas e vestuário organizada, limpa, facilitando nosso dia a dia de trabalho.
Inclusive eu indico para muitas empresas implementarem o 5S, aquela metodologia de organização japonesa. Não vou me aprofundar no tema que tenho um outro artigo sobre o assunto, se tiver interesse confira no meu blog.
E o caminho para se alcançar essa organização no corte é a separação das partes componentes amarradas em lotes. Não vou entrar em detalhes sobre as possíveis melhorias deste processo da separação para não fugir do tema, mas quem sabe escrevo sobre o assunto mais para frente.
Outro diferencial no ganho de organização e produtividade para as empresas é o tamanho do lote.
Quanto menos peças o lote possuir, mais rápido irá atravessar na costura, permitindo que você passe para o próximo lote.
Veja bem meu leitor, é melhor ter dois lotes de 10 do que 1 único lote de 20. Quanto maior o lote maior sua complexidade, podendo gerar perdas ao longo da produção.
Vou repetir, o processo correto não é cortar tudo que você pode e depois separar tudo que você cortou.
Precisa haver paralelismo de atividades. O corte só termina quando estiver tudo cortado e separado em seus devidos lotes. Isso traz efetividade não só no corte, mas também na costura que virá logo em seguida.
Planejamento
Existem outras ideias que podem ser executadas para melhoria da sua efetividade no corte, mas não quero deixar o artigo muito longo. No entanto acho interessante falarmos de mais uma. O Planejamento do seu Corte.
Muitos negligenciam isso, saem cortando sem pé nem cabeça e depois ficam com uma eficiência de produto por tempo minúscula e não sabem por quê.
Aí vem me falar que é culpa das costureiras que não rendem, que a produtividade da equipe é baixa etc.
Pra mim isso é tudo balela, sua equipe é desorganizada e confusa por que o ambiente que trabalham é assim. Os empreendedores derrubam a produtividade de suas costureiras, sem nem imaginar que estão fazendo isso.
Isso vale para o responsável do corte. A empresa o afeta de forma tão negativa que começa a fazer um monte de besteira sem perceber. Sendo uma delas o adiantamento do corte, é claro.
Por isso que o Planejamento do Corte cai como uma luva, você pode interligá-lo com seu planejamento global e fazer um efeito espantoso em sua efetividade.
Outra vantagem também, inclusive é uma estratégia bem legal e ousada. Você pode usar dois cortadores para executar seu corte, assim você acelera o processo, porém tem que estar preparado para separar este corte logo em seguida.
Enfim, queria escrever este tema a algum tempo para aqueles que aderem a essa metodologia de “Você adianta seu corte”. Vejo muitas vezes ocorrendo e dando problema, porém só consigo ajudar aqueles que me chamam para consultoria, agora pude trazer este conhecimento para você também.
Interaja comigo e vamos comentar abaixo sobre o tema: Você Adianta Seu Corte