Talvez a maior dificuldade do empreendedor seja saber para quem vender e como vender. E não estou me prendendo apenas ao ramo da indústria têxtil não, essa dor é enfrentada por empreendedores de todos os nichos. Desta forma, hoje falaremos sobre vendas, cliente, vendedor, nos aprofundando nesta área vital. Procuro às vezes colocar esse bordão nos meus artigo, vamos o que interessa e o resto não tem presa. Vendas-Cliente-Vendedor.
O empreendedor deveria estar sempre focando em sua auto performance, ou seja, como fazer melhor ainda o que ele já faz. Isso envolve trabalhar em suas fraquezas e deficiências e desenvolvê-las.
Um dos maiores problemas que vejo nos empreendedores é a desorganização que afeta milhares de empreendedores. Entenda que ter uma empresa exige um grau de responsabilidade maior e uma entrega de qualidade impecável.
Ou seja, um empreendedor que foca em sua auto performance perceberia que está sendo insuficiente com a questão de organização e iria trabalhar essa característica sua, de forma a melhorá-la com o tempo.
O mesmo pode ser entendido com a arte das vendas, muitos empreendedores não a dominam e caso queiram estar em constante evolução, deveriam se perguntar o que precisam aprender para que possam ser melhores vendedores.
Portanto, vamos então ajudar estes empreendedores agora que estão falhando na arte das vendas. Vou apresentar algumas dicas aqui neste artigo e convido a todos que compartilhem técnicas nos comentários, para que possamos juntos crescer continuamente.
Vendas-Cliente-Vendedor – Pré-Requisitos
O que muitas pessoas não entendem sobre as vendas que o processo começa muito antes da venda em si. O primeiro passo na jornada da venda é conhecer o seu cliente, ter conhecimento sobre o perfil de compras desse público.
Você pode apostar neste cliente ou mapear o histórico de vendas deles para gerar uma base de conhecimentos. Com esses dados você poderá avaliar seu processo de vendas e definir estratégias para usar com seu público.
Vendas-Cliente-Vendedor – Exemplo
Para este exemplo, convido que você use dados da sua empresa, vou usar dados fictícios, mas fará mais sentido para você usar seus próprios dados.
Você pode usar seu histórico de vendas ou apostar. Aqui este apostar me refiro a tentar prever volumes de vendas para os próximos meses. O histórico de vendas é mais assertivo, porém sei que nem sempre temos acesso a este tipo de informação.
Para este exemplo vamos trabalhar com os seguintes dados:
- Uma fabricação de 10.000 peças/mês;
- Uma média de 50 peças por cliente do perfil traçado;
- Os meses terão 22 dias úteis com 8 horas de trabalho cada;
Já de letra você precisa perceber que a divisão das 10 mil peças por mês pela média de peças por cliente dará nosso número de clientes, aqui então estamos falando de um total de 200 clientes por mês.
Dividindo por 22 dias úteis obtemos o valor de 9 clientes por dia de trabalho útil. Ou seja, nossa previsão é que teremos ao menos 1 cliente por hora de trabalho.
Também teremos 2 vendedores, trabalhando cada um deles com 4 clientes por dia, então nossos vendedores poderão disponibilizar 2 horas por dia para cada cliente.
Vendas-Cliente-Vendedor – Resolvendo o case
Meus leitores, com essa informação você já sabe que o ritmo da sua empresa vai ser frenético para o mês, cada vendedor fechando 4 vendas por dia é algo realmente grande dependendo dos volumes.
A partir destes dados você precisará pensar nas estratégias que poderá utilizar diante deste cenário.
Com este volume todo, você consegue lidar? Acha que poderia aumentar o ritmo? Será necessário diminuir? O que você precisa fazer para sua empresa rodar o melhor possível?
Pedi para minha equipe uma planilha simuladora que você pode ficar jogando valores e ela vai simulando de acordo com os cenários que você colocar lá. Se você tiver interesse, me chame no privado que compartilho com vocês, pode ser uma ferramenta útil para você fazer o comparativo do cenário histórico e da aposta, empreendedor. Eu aplico muito esse assunto nas minhas consultorias: Vendas-Cliente- Vendedor.
Treinamento de Vendas
Para encerrar o artigo, meu leitor, conhecer seu público é um primeiro passo na arte das vendas, porém tem muitos outros a serem seguidos até que você domine com maestria este conhecimento. Espero que esteja gostando do conteúdo: Vendas-Cliente- Vendedor.
Desta forma, caso tenha interesse, comente aqui embaixo que trarei mais vídeos, artigos, planilhas auxiliando neste processo de aprendizado de vendas.
Considero que o mais importante para uma empresa é vender bem, uma empresa que não vende não sobrevive, já uma que vende demais também quebra e uma que vende mal é pior que as duas primeiras.
Então peço que você dedique um pouco do seu tempo indo atrás de conhecimentos de vendas, meu leitor, mais especificamente da tríade, vendas, cliente, vendedor.
Lembrando, caso tenha interesse na planilha simulador, mande mensagem no meu privado que compartilharei com você de forma gratuita a planilha. É uma planilha simples, porém minha equipe colocou funcionalidades interessantes que poderão ser muito úteis para vocês. Espero de fato que esse conteúdo te ajude muito. Vendas-Cliente-Vendedor.
Principalmente durante a execução dos cálculos deste artigo.