Ter vários modelos na costura é eficiente? Pergunto isso para você porque me fizeram essa pergunta muito recentemente. Então este conteúdo aqui é para você que fala que com vários modelos diferentes na produção é melhor para acabar rápido.
Sempre dou um jeito de colocar um ponto de interrogação nesses líderes, gerentes e empresários. Sempre busco fazê-los questionar se este modelo é ou não eficiente. Já te digo que a confusão é realmente absurda.
Pior que ao seguir por este modelo você tem uma falsa ilusão de que realmente está tudo fluindo mais rápido. Acho que é aquele caso de ser multitarefas ou focar em uma única coisa de cada vez.
Não sei se vocês já viram aquela imagem que uma pessoa executando muitas tarefas faz um pouquinho de cada uma, enquanto que uma focando em uma única avança uma quantidade extraordinária que compensa e muito a evolução da primeira pessoa que ficou o dia inteiro trocando seu foco entre muitas tarefas.
Apesar da visão de quem está dentro do ambiente que trabalha vários modelos ser extremamente positiva, quem está fora consegue ver a confusão que ocorre lá dentro.
A eficiência não é boa, essa é a grande verdade. O empresário fica tão focado em adiantar os próximos lotes de outros modelos que acaba se enganando e tendo uma produtividade menor, reduzida em relação ao potencial que tinha se focasse em um único produto.
Então, estou aqui falando como Luiz Roberto Saraiva, também conhecido como Dr Gestão. Para mim, se você quiser trabalhar com mais de um modelo sendo que ambos são da mesma família, para mim é até plausível, porém deve-se tomar muito cuidado.
Vamos supor que você está trabalhando com calça jeans e calça five pocket.
Neste modelo exemplo, se você colocar um bolso na lateral, primeiramente terá de se fazer uma pré-preparação. Não há problema quanto a isso, apenas será necessário fazer.
Agora trabalhar com famílias diferentes em simultâneo? Isso sim é muito complicado mesmo. Ter vários modelos na costura é eficiente? Não!! É uma bagunça, você perde muito tempo com processo.
O profissional interfere no multi-modelo?
No meu canal do Youtube postei um vídeo que explica muito bem essa confusão toda. Lá podemos ver um excelente profissional trabalhando. Excelente pois podemos ver que ele tem velocidade, posto de trabalho, manuseio, experiência.
Mesmo assim ele sai prejudicado pelo ambiente bagunçado. Ou seja, não é o funcionário que vai interferir na metodologia de trabalhar com muitos modelos em simultâneo, será a metodologia que irá interferir diretamente com o funcionário, decaindo sua produtividade.
Quando colocar um segundo modelo?
Mas Dr Gestão, e se eu precisar trabalhar com dois modelos diferentes para atender a demanda? Quando que eu começo a trabalhar com o segundo modelo?
É bem simples, para não haver impacto no primeiro modelo, esperamos este estar quase finalizado. Quando já estiver nas últimas peças do primeiro modelo você irá começar a trabalhar com o próximo.
Esse adiantar que ando vendo na prática não é nem um pouco funcional. Estressa seus funcionários, induzindo os ao erro e a uma queda de qualidade e produtividade.
Claro, como eu mesmo disse lá em cima, se você está trabalhando com a mesma família pode dar certo sim, apesar de que é necessária toda atenção possível, afinal não é tão fácil como você imagina.
Aliás, acho que encaixa muito bem neste conteúdo. Sou especialista em célula de produção e aconselho muito ela nestes casos. Trabalhar com premiação e célula irá ganhar produtividade e qualidade, além de permitir uma melhor distribuição dos seus funcionários.
Tenho certeza de que muitos dos leitores irão discordar de mim sobre este assunto. Por isso peço que lembrem sobre os princípios do fordismo que é um clássico das indústrias. O fordismo fez tanto sucesso porque ele era muito organizado e padronizado.
Quando seu profissional precisa repetir o processo várias vezes, se ele seguir o mesmo fluxo a cada repetição, e com seguir o mesmo fluxo me refiro até a posição de pegar a peça para a costura e a posição para entrega-la, rapidamente ele se acostuma com o processo e passa a faze-lo de forma rápida e automática.
E convenhamos, se você tem 3 modelos diferentes para trabalhar, ao focar toda sua atenção em 1 deles, rapidamente sobrarão só 2 modelos e em seguida 1 até que o trabalho todo esteja concluído. Agora focar nos 3 ao mesmo tempo, só terminará um dos modelos quando os outros 2 estiverem praticamente acabados.
Até para guardar esses lotes você se complica dessa forma. Por este motivo, quando perguntarem para você se vários modelos na costura são eficientes, sempre diga que não. E caso a pessoa não acredite em você, compartilhe este artigo para que ela entenda o motivo dessa ineficiência.