O assunto de hoje é sobre empresas. Mas não é sobre qualquer empresa, nada genérico. Trata-se de uma complexidade encontrada em empresas com uma característica em comum. O assunto de hoje será sobre uma empresa que tem mais de um líder.
Tenho certeza de que quem é colaborador, profissional de empresa, já sabe do que irei falar aqui. Vocês já passaram na pele muitos dos problemas que irei relatara aqui.
Agora os empreendedores que cometem este erro, cuidado, é um dos erros mais comuns de se encontrar por aí, mesmo assim pouco se faz para corrigi-lo, independente do grande impacto que ele gera.
Acho que as pessoas preferem evitar conversas difíceis com seus parentes e amigos do que resolver o problema que estão enfrentando e que seus funcionários estão reclamando.
Geralmente é mais comum encontrar múltiplos líderes para o mesmo setor em empresas familiares, mas posso afirmar sem sombra de dúvida que todas as empresas estão sujeitas a isso.
Entenda, deve existir uma hierarquia na empresa. Pode até ter o CEO que irá mandar nos líderes dos setores, mas este CEO não deve dar ordens para os colaboradores então. Suas ordens precisam ser passadas através dos líderes.
Um exemplo. Em uma empresa que tem um setor com um diretor, um gerente e um colaborador. Se o gerente pedir para este funcionário fazer A e o diretor pedir para ele fazer B, o que acontece? Como o funcionário responde? Ele executa A primeiro ou B primeiro?
Neste nosso exemplo o diretor manda no gerente então o funcionário deve contrariar a ordem do seu chefe direto para executar a demanda do diretor? Será que seu gerente ficará feliz com tal escolha? As vezes não.
Para evitar problemas e confusões, o ideal é que o diretor fale de B para o gerente e o gerente fale de A para o diretor. Eles dois decidem qual é a prioridade e desta maneira o funcionário executa as ações já priorizadas pelos seus líderes.
É muito importante que esteja claro a quem os colaboradores são subordinados. A quem eles respondem definitivamente.
E por que eu digo isso? Sério, isso gera uma confusão e uma desorganização completa na sua empresa. Já vi várias vezes este problema e ele impacta demais e em grande escala na produtividade da empresa.
Mas o que você acha disso? Acha que não tem problema? Acha que deve ser feito, porém com algumas regras pré-definidas? O que você está acostumado e que funciona para você?
Quando existe mais de uma pessoa dando ordem, seja a área que for, industrial, produtividade, produção, corte, costura etc., é importante existir esta separação de lideranças.
Faça de tudo para evitar que o filho, o pai, mãe, tio, cunhado e quem quer que seja saia dando ordens de forma que uma anula a outra. Basicamente este é um problema que você encontra quando temos uma empresa que tem mais de um líder.
Senão o seu funcionário está fazendo A, ai vem outra pessoa e pede para ele fazer B, ai ele guarda as ferramentas de A, pega tudo que é necessário para B, inicia o processo de B e aparece alguém falando para ele esquecer isso e que C é o foco neste momento.
E lá se vai o dia do nosso funcionário, que poderia ter feito A, B e C, porém graças a má gestão ele não fez nenhum dos três trabalhos.
E para fechar esta conta, os líderes vão lá e demitem este colaborador. Motivo? Não estava rendendo, era muito lento trabalhando. Absurdo não?
Sério, isso desgasta muito a empresa, desgasta demais a rotina de trabalho do profissional. Seus profissionais ficam perdidos, não sabem a quem obedecer, ficam com medo de serem demitidos, não tem voz, não sabem a quem procurar.
Lembre-se que, ao menos no caso de uma empresa familiar, reclamar de um dos chefes para outro chefe é basicamente falar mal de um uma mãe para seu filho ou de um irmão para o outro. É difícil. Coloca seus profissionais em uma posição delicada, não?
Outra desvantagem que lembrei, basicamente seu planejamento se anula se você tem essa situação na sua empresa. Ele ficará sempre todo furado.
Agora vamos a solução.
Não há problema ter muitos líderes em uma empresa. Aliás, sempre digo que é perigoso demais centralizar, então à medida que sua empresa cresce é natural que surjam outros sócios, outros líderes para ajudá-lo.
Agora o que deve existir é uma nítida e transparente separação de tarefas e setores. Defina quem cuida do setor financeiro, quem cuida de suprimentos, quem cuida da produção etc.
Você não imagina como solucionar isso irá ajudá-lo e ajudar a sua empresa. Vocês darão um salto imenso!! Realmente vão notar a diferença de produtividade e organização que vai surgir na empresa de vocês.
Você vai reparar que passará de uma empresa que tem mais de um líder para uma empresa que tem múltiplos líderes, cada um responsável pela sua frente e entregando resultados para que a empresa cresça.