Olá meus leitores, como vocês estão? Gravei uma conversa com Bia Rodriguez, uma importante design de moda que atua no nosso setor da indústria do vestuário. Achei a conversa extremamente empolgante e útil e resolvi fazer um copilado aqui com as principais ideias que discutimos. Então com vocês este artigo sobre “conversando com uma design de moda de sucesso”. Bia pode tranquilamente ser docente na área de moda.
A Bia Rodriguez trabalha como estilista, trabalha na área de confecção com expertise em jeans wear a aproximadamente 15 anos. Ela tem várias experiências interessantes que podem ajudar você a crescer neste ramo, não só do design de moda como também da indústria de confecção toda. A moda está na aveia da Bia Rodrigues.
Fiquei realmente comovido com a forma como a Bia é apaixonada pelo Jeans wear, tendo trabalhado principalmente com moda feminina e uma experiência fenomenal recomendo muito que acompanhem este relato e vejam a nossa conversa no Youtube ou nas redes sociais.
Perguntei para a Bia sobre a visão dela dos impactos da pandemia e de ser ano de eleição para a indústria da moda. Foi um ano realmente atribulado e muitos estão temendo 2021 por conta disso. Por isso que quando é para falar de coleção, moda adoro bater papo com a Bia.
Por incrível que pareça fiquei realmente esperançoso para 2021 após a resposta da nossa design. Para ela 2021 é um ano que promete uma ótima reviravolta no setor. Haverá mudanças sem dúvida, porém as pessoas terão uma sede para buscar o novo, de forma que as novidades irão favorecer não só o segmento de jeans wear como também toda a indústria de confecção.
Outro ponto importantíssimo da reunião foi relacionado a coleção capsula. Perguntei sobre a opinião da estilista Bia sobre este método e formas de otimizar ainda mais ela e a resposta dela foi realmente fenomenal!!
Podemos definir coleção capsula como uma mini coleção lançada em uma ocasião especial. Não necessariamente precisa estar vinculada com a coleção maior, a principal.
As coleções de moda são muito sazonais, bem definidas com o período do ano que estamos. Os estilos, quantidades, preços, modelos, e destinos mudam de uma temporada para outra.
Já as coleções capsulas não seguem esta regra, elas são pequenas, de curta temporada, normalmente vinculadas a algum artista ou evento. Elas são muito boas para preencher aqueles períodos que tem uma baixa nas vendas do mercado têxtil.
Em contrapartida o slow fashion já mostra as coleções capsulas como uma forma de mostrar uma coleção mais ética e sustentável. Com seu formato reduzido, essa coleção costuma ter um apelo de marketing muito forte.
Ela pode ser utilizada como uma estratégia para renovar o mercado ao longo daquelas coleções longas que cansam muito os consumidores após certo período. Isso consegue gerar como consequência um novo giro de vendas durante um período fraco para sua loja.
Também foi destacado pela Bia que não necessariamente você precisa colocar uma coleção comercial nessa coleção capsula. Pode utilizar aquelas coleções de alto risco com o objetivo de testar novas modas, testar seu mercado e medir como é o grau de aceitação dele para essas novidades diferentes.
A indústria do vestuário é relacionada a uma pirâmide da produção. A base dessa pirâmide é seu carro chefe, aquele produto que você sabe que independente de quanto produzir seus clientes irão comprar.
A base que sustentará sua loja no mercado. Ao subir nessa pirâmide vamos encontrando produtos mais difíceis, mais exclusivos de tal forma que o topo da pirâmide são os produtos de alto risco.
Esses produtos de alto risco são aqueles que você não tem histórico de venda, ou foi alguma peça de moda que foi lançada agora e você fica meio receoso de colocar. As coleções capsulas trazem a chance de você arriscar com coisas diferentes.
A vantagem é que por ser uma coleção pequena, você não vai ter problemas lá na frente de não conseguir vender essas peças. O seu objetivo é fazer o cliente comprar uma peça sem necessariamente precisar dela, você quer usar o apelo de moda, o apelo do nome da marca, da celebridade, dá um peso muito grande para o pessoal de marketing.
Um exemplo muito bom para exemplificar a coleção capsula foi uma campanha da C&A no final de 2018 chamada mind7. Fizeram 7 coleções capsula, uma por semana, durante 7 semanas, até o final do ano.
Essas coleções tinham no máximo uns 140 modelos, devido a marca ser grande. Fizeram essas peças praticamente em colaboração com os consumidores. Foram pegando o que os consumidores traziam para eles e montaram essas coleções.
E a C&A não se arriscou de trazer coleções em larga escala, porém agradou seus consumidores com modelos que eles mesmos deram as ideias.
E outra diferença dessa campanha foi que esses produtos não estavam nas lojas físicas, apenas na loja online e aplicativo da C&A. dessa forma eles não correram risco de sofrer qualquer prejuízo nas lojas físicas e puderam sentir a aceitação do público sobre aqueles novos produtos.
Copilei as respostas da nossa design e acredito que essa tema “conversando com uma design de moda de sucesso” será um tremendo sucesso. Gostei muito da conversa que tive com a Bia.
Um outro ponto que achei extremamente interessante da Bia é que em sua carreira de design ela realmente se envolveu várias vezes no vale industrial, o que não é algo comum para as designs que estão no mercado atualmente.
Perguntei a ela sobre qual a opinião dela para as coleções capsulas em relação a produção delas, se geram impacto ou não na produção da indústria.
Para Bia ela diz que este impacto não será muito grande, afinal não irá mudar muito, a menos que você resolva mudar de segmento, aí sim a mudança será grande.
Durante a pandemia, para a Bia, a coleção capsula acabou sendo uma verdadeira forma de sobrevivência. Quando se pensa em grandes produções, é necessário mexer em toda uma estrutura de processos para se fazer acontecer.
Nesse mercado da pandemia que é um mercado instável geral e não só no sentido da economia. Neste cenário a coleção capsula acaba sendo ainda mais vantajosa. Ela de certa forma ajuda você a alcançar seu público até mais rápido.
Sem dúvida, facilita você trabalhar de forma mais assertiva. Ao invés de trabalhar com 100 modelos e precisar se planejar com grande antecedência, agora você pode fazer corridas rápidas em peças exclusivas, com cara de slow fashion. Para o setor industrial isso é extremamente vantajoso.
Diminui também o risco para você não ficar com coleções encalhadas no seu estoque. Com coleções reduzidas você consegue trabalhar muito bem seu estoque sem correr riscos de mercadoria parada.
Nessa pandemia muitas novas marcas abriram e outras mudaram seus carros chefes para outros segmentos. Algumas marcas de roupas começaram a aderir ao segmento de roupas confortáveis, para ficar em casa, que conversa com a realidade que estamos vivendo do home office.
Outra vantagem levantada por Bia foi em relação a exclusividade para o consumidor. Comprar um produto de coleção capsula faz com que seja muito mais difícil você encontrar outra pessoa usando a mesma roupa que você nos eventos que você for participar.
Sério, eu, Dr Gestão, adorei essa conversa com Bia Rodriguez, ela tem uma visão muito legal sobre as coleções capsulas que muitos empreendedores deixam de lado. Esse conteúdo, “Conversando com uma design de moda de sucesso” foi realmente muito legal e espero que ele seja um marco para meus conteúdos, uma forma de mostrar que 2021 será um ano ainda mais inovador, mais sucesso e mais prosperidade.