O Conteúdo de hoje vai trazer para você uma melhor entrada do produto na costura, gerando mais assertividade na sua empresa, com ganho de qualidade e produtividade. Hoje falaremos sobre troca de modelo na produção.
Existem algumas ideias, dicas, que quero passar para você, são erros que muitos empreendedores cometem por falta de conhecimento e que realmente atrasam e muito no ganho da produção.
Não caia nessa história de entrar com mais de um produto ao mesmo tempo. É um atalho para a perda de produtividade e eficiência da sua equipe.
Afinal de contas não adianta nada adiantar um produto enquanto atrasa outro. Minha experiência de mais de 20 anos me mostrou que o melhor caminho sempre é terminar um produto antes de seguir para o próximo modelo.
Entrando com vários modelos na sua produção
Isso é uma falsa ideia, até é possível adiantar processos de forma a trazer ganhos para sua produtividade, mas precisa ser realmente muito assertivo. Você precisa fazer muito bem, caso contrário será um tiro no pé.
Por este motivo eu sempre aconselho que seja apenas um modelo de cada vez na produção. Após estar bem estável e funcionando bem você pode começar a pensar ao entrar famílias de modelos um paralelismo de modelos para ver em que situações ele se encaixa. Mas mesmo assim não aconselho. É uma falsa ilusão de produtividade. Vai dar gargalo e vai perder muito dinheiro.
Mas veja bem, só após você ter certeza de que está tudo rodando 100% na sua produção com um único modelo.
Preparação para a Troca de Modelo
Mas Dr gestão, quando que eu faço a troca de modelo?
É bem simples, não podemos perder o timing senão toda a eficiência que conseguimos trabalhando com um único modelo será perdida na preparação do próximo modelo.
Não vamos esperar acabar toda a produção de um produto para começar a se preparar para o próximo, não, nós começamos essa preparação junto com a produção do último lote do modelo anterior.
Essa troca é muito comum, você perde um pouco do ritmo que construiu, porém já começa a se acostumar com o próximo ritmo, o que traz resultados realmente muito satisfatórios.
E não adianta, você tem que ter em mente que sempre haverá dificuldade quando for trabalhar com um modelo pela primeira vez. Existe este período de adaptação da sua equipe.
Inclusive é algo necessário, não se entristeça com sua equipe caso eles demorem um pouco mais na adaptação de um novo modelo. Alguns são realmente mais complexos que outros.
O seu trabalho como gestor é garantir o mínimo de conflito e dificuldade durante essa troca de modelo na produção, dessa forma você mantem sua produtividade, constrói um ritmo sustentável e eficiente e sua produtividade sai voando na frente dos seus concorrentes.
Grupos polivalentes para sua produção
Ter uma equipe polivalente é essencial, inclusive aconselho a aproveitar o modelo de célula de produção que gera resultados extremamente assertivos.
Caso você não conheça este termo, polivalência, significa um profissional que trabalha bem em ao menos 2 máquinas.
O Modelo Só Deve Entrar Se For Completo
Como assim? O que seria um modelo completo? Aqui meu leitor eu me refiro a não estar faltando nada no seu modelo quando ele entrar na sua produção.
Ou seja, você deve ter todos os insumos, aviamentos. Realmente o lote completo para não surgir nenhuma dor de cabeça no meio do caminho.
Posição das Máquinas na Troca de Modelo
É muito comum de se encontrar máquinas nas posições erradas durante as trocas de modelo. Aqui a dica é sem dúvida de ouro.
Eu gosto muito de fazer um grupo de máquinas com raciocínio de célula que seja comum a qualquer modelo, ou seja, não será necessário ficar corrigindo as posições a cada novo modelo, cada célula de produção já está organizada para qualquer desafio.
Eu aconselho um layout em ilha, dessa forma ocupa menos espaço, pois é um design que ajuda suas costureiras a ficarem próximas, evitando deslocamentos desnecessários.
Essas dicas são muito valiosas e com certeza vão te dar uma força com sua produtividade, garantindo sempre os melhores resultados.
Se atente para cada detalhe, existem outros conceitos a serem trabalhados na troca de modelo da produção, porém vocês realmente precisam consolidar a base para depois partir para frentes mais avançadas.
Foque em fazer uma troca de modelos na produção com consistência, sempre buscando os melhores resultados.