Venho hoje com uma questão que irá interessar muito você, leitor: Terceirizar ou ter minha fábrica própria? Esta pergunta está na mente dos empreendedores diariamente e importuna-lhes o sono. E se você quer empreender e está aqui, leitor, então pode ter certeza que ela também mexe com você. A boa notícia é que a partir de hoje você não terá mais que se preocupar com isso. Então abro ou nçao abro uma fábrica. Fique aqui comigo.Então vamos ao conteúdo: Terceirizo ou Abro uma Fábrica
Quando eu digo no inicio, me refiro ao seu inicio de carreira, ao momento inicial da sua carreira no mundo de confecção e moda. E então? O que você acha mais interessante? Investir em infraestrutura, maquinário e funcionários ou focar mais na terceirização? É importante avaliar tudo se abro ou não abro uma fábrica.
Pois bem, é importante você ter seu próprio parque fabril, porém ele significa um investimento elevado e exige que você tenha uma boa reserva de dinheiro. Agora iniciar seu negócio terceirizando é muito interessante para reduzir os investimentos e encargos sociais com colaboradores é muito satisfatório. Porém, todavia precisa tomar posse de algumas formas de gerir isso. para ter sucesso. E salientar dois grandes problemas prazo de entrega. Pois muitos fornecedores entregam com atraso. E ainda por que você terá dificuldades para controlar a qualidade dessa facção terceira. Mas fique tranquilo aos poucos aqui comigo vai poder saber como ter sucesso também iniciando com a terceirização não tendo fábrica.
Caso você tenha o dinheiro a melhor saída é montar sua própria fábrica, até por que não é interessante terceirizar pequenos volumes de peças. Mas tenha em mente que este investimento que você estará fazendo não retornará tão rápido, levará um tempo para ele voltar enquanto a sua fábrica cresce.
Portanto, não existe uma receita de bolo pronto. Mas claro que uma das melhores saídas seria sim você construir uma fábrica. Mas também não posso afirmar sem deixar de lado ô quanto é significativo iniciar terceirizando. Ou então ter a sua estrutura própria e ir desenvolvendo sua infraestrutura enquanto se torna mais conhecido. Quando sua fábrica já estiver atraindo atenção e você estiver acima da sua capacidade fabril instalada, gerando mais pedidos do que possa atender, ai sim esta é a hora de terceirizar.
Como saber a hora de terceirizar?
Existem alguns pontos que podem ser observados na hora que você começa a sair no prejuízo e precisa terceirizar essa sua capacidade industrial. Vou falar sobre eles aqui para você leitor e se você tiver mais um pouquinho de paciência, após estes 3 pontos eu irei dar um exemplo numérico bem rápido para esclarecer de uma vez por todas.
Terceirizo ou Abro uma Fábrica Primeiro ponto
Você precisa saber o custo minuto de sua empresa. Quanto sua empresa custa a cada minuto que ela está aberta?
Para determinar isto é bem fácil, coloque no papel quanto custa sua empresa por mês (salários, aluguel, manutenção, contas e etc) e depois coloque quanto tempo a empresa esteve aberta em minutos neste mês em questão. Por fim, divida o custo pelo tempo. Assim você terá um custo hora, mas para transformar em custo minuto basta dividir este custo hora de sua empresa pelos minutos trabalhados pela quantidade de colaboradores envolvidos diretamente na produtividade da empresa. Pronto, está ai.
Terceirizo ou Abro uma Fábrica Segundo ponto
Determine qual é a sua capacidade industrial. Quanto sua empresa suporta produzir por dia, por semana? por quinzena? e por mês?
Novamente, para determinar este valor é fácil, coloque no papel a soma da sua produção interna total mensal nos últimos 6 meses e divida o valor por mês. você terá sua capacidade industrial mensal média. se quiser a capacidade industrial diária, divida este valor pelo numero de dias que sua fábrica permanece aberta em 1 mês.
Terceirizo ou Abro uma Fábrica Terceiro ponto
Quantas pessoas você precisa pagar salário? Qual a eficiência destes funcionários? Quanto que suas costureiras conseguem produzir?
Este número irá determinar o seu produto interno e o quanto custa esta produção.
Por analogia nós poderemos ver nitidamente agora se sua empresa está ganhando dinheiro ou perdendo, se sua empresa está a todo vapor ou ela não está atingindo a capacidade industrial dela e pode ainda ser mais produtiva.
Quando você começar a sair no prejuízo produzindo os pedidos internamente, esta é a hora de terceirizar.
Vamos imaginar que você precisa produzir 10 mil peças este mês e seu custo minuto é de 50 centavos. Cada peça leva 10 minutos para ser produzida, ou seja, lhe custa 5 reais. Se você estiver ganhando menos de 50 mil reais por este pedido, produzindo menos 10 mil peças mês, você está tendo prejuízo. Neste caso, é melhor terceirizar sua produção inteira e ficar em cima da facção terceira para que o produto tenha a qualidade e seja entregue no prazo programado.
Produtos com maior dificuldade na fabricação, como por exemplo produtos que levam reta em seu produto, dificilmente conseguem uma minutagem efetiva. A empresa que estou com uma consultoria nesse momento 22-06-2018 está exportando 90% de seus modelos.
Para resumir, quando sua fábrica se foi decidido a iniciar com a fábrica e começa a ganhar destaque e produtividade passa da capacidade industrial instalada é a hora de começar a terceirizar. Assim você segue nos lucros sem ter que ficar mensalmente investindo em infraestrutura para dar conta dos crescentes aumentos de pedidos.