Meus amigos, tudo bem? Me veio um insight aqui em casa e precisei escrever imediatamente para não perder esta ideia que me ocorreu. Vou falar de 3 formas de se aumentar sua produtividade. Então aproveite o conteúdo: Terceirizar Escola Turno.
Este conteúdo é 100% direcionado para quem tem uma confecção, porém é um conhecimento que pode vir a se tornar útil no seu futuro, então convido a todos, mesmo àqueles que não tem uma confecção, para me acompanharem nesse raciocínio. Então aproveite o conteúdo: Terceirizar Escola Turno.
Fiquei tão empolgado com esse insight que inclusive gravei um vídeo, estilo vlog, dentro da minha casa, para fazer uma explicação de outro ângulo, mas vou também escrever aqui porque achei interessante apresentar este conteúdo vários formatos, de forma a atingir todos os meus públicos.
Para este artigo, vamos adotar que sua empresa alcançou o limite da capacidade instalada, porém precisa produzir ainda mais para atender aos pedidos. Você possui algumas alternativas e serão estas que iremos tratar aqui neste texto.
Sendo que essas opções / alternativas são:
- Terceirizar;
- Escolinha;
- Segundo turno;
Terceirizado – Escolinha – Segundo Turno – O que é escolinha?
A ideia da escolinha é realmente você desenvolver profissionais polivalentes, de forma que você otimize suas profissionais, assim elas irão produzir mais no período de trabalho, além de serem capazes de produzir em outras máquinas também. Esse conteúdo ao longo da sua leitura vai te ajudar e muito: Terceirizar Escola Turno
Não quero desmerecer nenhum profissional da indústria de confecção e vestuário, porém muito se diz que o profissional que realmente trabalha com costura é aquele que trabalha na máquina reta. Digo isso por ser a máquina que requer mais habilidade, quem começa por ela tem facilidade de aprender as demais.
A escolinha normalmente leva 4 meses para desenvolver os profissionais. Pode ser um pouco menos ou um pouco mais, depende muito das pessoas que estão trabalhando junto com você.
Na hora de contratar estes profissionais, você provavelmente só irá encontrar pessoas mais cruas, que não sabem trabalhar nas máquinas ainda. No geral você colocou um anúncio no jornal para contratação e seus candidatos apareceram até você.
Então, como a pessoa é mais crua, já comece ensinando-a a trabalhar em duas máquinas.
Na escolinha tem um esquema, antes da pessoa começar a costurar no tecido, ela começa costurando em folhas de papel, isso mesmo, para treinar você dá papeis com alguns esquemas gráficos para treinar a costura dos seus profissionais.
Vejo muito essa escolinha acontecendo depois do expediente, você separa uns 30 a 60 minutos por dia para que seus profissionais se desenvolvam.
Outra vantagem da escolinha é que você escapa daquele ciclo de especialistas, os profissionais que são muito bons em uma única máquina. Por exemplo os overloquistas, retistas etc.
De 1 a 2 meses essa especialista já poderá estar assumindo sua segunda máquina e iniciando sua segunda especialização.
Terceirizado – Escolinha – Segundo Turno – E se Terceirizar?
Antes de escolher a empresa da qual você irá contratar para sua terceirização, existem algumas etapas a serem seguidas.
A primeira é a mais básica, que seria identificar e encontrar empresas para assumirem a carga de trabalho que você precisa terceirizar.
A segunda é a fase de testes, você passa 5 a 10 peças para essas empresas e pede para elas entregarem em 1 ou 2 dias essa produção, o seu foco será averiguar a qualidade do material e trabalho que foi feito na peça e claro o prazo de entrega.
Acho muito perigoso você arrumar facção e não acompanhar corretamente, acaba sendo igual a um casamento que você só dá presentes, mas não mora com a pessoa. É um casamento superficial.
No nosso caso, seria essa parte de você não acompanhar como a facção está indo, se conseguirá atender as demandas etc.
Não adianta você contratar a facção, passar o pedido e seguir em frente. Você vai ter inúmeros problemas se fizer dessa maneira.
Vai entregar atrasado, vai ter falta de qualidade, irá só ter dor de cabeça etc.
Pense que você precisa namorar a empresa, noivar e só depois se casar, ou seja, você precisa conhecê-la a fundo antes de dar o veredicto de que empresa irá contratar para ser sua parceira em terceirização.
Existe uma opção que eu acho muito boa. Ela se trata de você melhorar essa facção, desenvolvê-la para melhorar produtividade, qualidade e entrega. Claro, também precisa pagar um preço justo, fazer permuta de máquinas etc.
E sem dúvida, pagar no menor prazo, não adianta atrapalhar a vida da sua parceria que não irá longe se começar dessa maneira.
Segundo Turno Funciona?
Veja bem, o conceito de segundo turno significa que você irá produzir mais, pois terá mais horas ativa de trabalho ao longo do seu dia. Está terminando esse conteúdo que que escrevi: Terceirizar Escola Turno.
Mas há alternativas que podem ser seguidas para alcançar o mesmo resultado que o segundo turno.
Caso você tenha um pé direito alto na sua empresa, dá para fazer um mezanino e comprar máquinas e fazer uma segunda área de produção. Dessa forma sua capacidade instalada aumenta e por consequência a produtividade também.
Acho que a desvantagem de fazer uma segunda área produtiva é a necessidade de fazer um investimento em mais máquinas, afinal as outras estarão ocupadas com a equipe de costura número 1.
O segundo turno reduz um pouco seu custo, pois não será necessário comprar máquinas, mas tem que ter uma organização forte, caso contrário sua facção pode misturar a produção dos dois turnos e você não conseguirá mensurar quanto cada um está produzindo.
Mas você pode ter um gerente que conheça bem dessa parte de dois ou três turnos para fazer realmente uma gestão assertiva quanto a isso.
Mas qual é melhor para o cenário atual? Aqui eu te respondo que o melhor é você encontrar uma empresa para terceirizar e investir nessa empresa para melhorá-la e para que ela te gere uma nova produtividade.
Pois a escolinha e o segundo turno geram custos extras para você de encargos sociais, seja de uma contratação, de um treinamento etc. Além de investimento em maquinário. Por isso que indico que seja trabalhado na terceirização, afinal você não terá problemas de custos novos, você não está melhorando a sua estrutura ou contratando novos funcionários.
Espero que tenha gostado desse artigo: Terceirizar Escola Turno, comente abaixo!