O tema de hoje é bem polêmico, muitos acham controverso ou podem discordar da minha posição aqui hoje, porém vocês vão concordar com meus argumentos. O conteúdo de hoje irá tratar sobre o questionamento: Ter Vendas é Sinônimo de Sucesso? O que você acha meu leitor? Qual a sua opinião?
Eu tenho visto que ter muitas vendas nem sempre é sinônimo de sucesso, usando de exemplo alguns casos daqui e de outros estados que eu tive contato.
Para quem não me conhece eu sou o Dr Gestão, Luiz Roberto Saraiva. Eu posto estes artigos, além de vídeos sobre o assunto, toda semana e falo dos mais diversos assuntos da indústria de confecção e moda. Desde dicas até soluções de problemas que podem estar sendo o calcanhar de Aquiles de vocês.
Meu desafio aqui é mostrar meu ponto de vista, que ter vendas não é sinônimo de sucesso. Vamos ver se eu conseguirei até o final deste artigo mostrar meu lado.
Muitas vezes os empreendedores não sabem quanto precisam vender para pagar seus custos fixos e atingir o famoso ponto de equilíbrio. Saber este valor é extremamente importante.
Muitas empresas grandes acreditam que por ter um markup elevado já estão pagando seus custos fixos, porém nem sempre este é o caso. Isso acaba te dando uma falsa alusão de sucesso. Se você não ganhar mais do que o valor do ponto de equilíbrio então está tendo prejuízo.
Agora vamos focar em produtividade. Você vende muito, porém se você não entrega no prazo, se você não trabalha com célula de produção, se sua produtividade não é eficaz, então seu custo minuto acaba ficando muito caro.
Um custo minuto muito caro entra diretamente em confronto com sua ideia de estar vendendo muito. Porque apesar de estar vendendo muito, está saindo muito caro para você.
Se você não tem uma produtividade eficaz e não acompanha seu ponto de equilíbrio, você não tem base para afirmar que as suas vendas estão realmente representando um sucesso significativo na sua empreitada.
Simples, você não tem argumentação numérica para afirmar nada, é como se estivesse andando vendado em uma floresta procurando a sua casa, você não sabe se andar 10 passos para frente vai te levar para mais perto ou mais longe do seu objetivo.
O terceiro fator que irá influenciar muito no seu indicador de sucesso é o famoso PCP. Com ele você irá acompanhar seu lead time, suas fases que você determinou e seus respectivos prazos. Você está seguindo-os?
O PCP irá te dar um norte de planejamento para que você possa realmente tomar decisões assertivas quanto ao sucesso da sua empresa.
Veja bem, mesmo que seu markup tenha 15 a 20% de lucro, este valor só vai se tornar realmente dinheiro para você quando superar o ponto de equilíbrio e estiver acima dos seus custos fixos.
Veja bem, os três fatores que eu trouxe não são influenciados pelas vendas, você pode vender um milhão, eles não se alterarão em nada.
O PCP terá que planejar a produção dessas vendas, porém isso é o dia a dia dele, vender mais ou vender menos não vai mudar isso.
A sua produtividade não tem relação a quanto você vendeu também, ela deve se manter em um valor fixo de acordo com certas condições como capacidade técnica dos funcionários, nível de cansaço, eficiência das máquinas e metodologias, processos etc. Se vender 1 milhão ou 2 milhões também não interfere.
E claro, seus custos fixos podem até variar um pouco caso você faça horas extras, que irá gastar mais luz, mais água e etc, mas ele não vai fugir muito da média dos meses anteriores. O aumento das vendas não vai interferir nele.
Ninguém vai aumentar a conta de internet e telefone de alguém caso este ganhe algum bônus.
Caso você concorde parcialmente comigo, ou seja, apenas concorde com um ou dois dos fatores que eu posicionei, não tem problema, acho importante que você veja e que quebre esse paradigma que volume de vendas é sinônimo de sucesso.
Sinônimo de sucesso é lucratividade, produtividade e um planejamento assertivo. Existem indicadores bem mais coerentes para medir seu sucesso, não utilize o volume de vendas que você corre o risco de dar de cara na porta com ele.
Mas e qual o seu posicionamento meu leitor? Você concorda com minha linha de pensamento? Acha que poderia complementar o raciocínio com alguma experiência sua?
Compartilhe aqui nos comentários, vou ficar extremamente grato por poder ver o seu lado da história e poderemos crescer juntos.