O tema de hoje é fenomenal, você vai amar este conteúdo de hoje, vamos falar sobre sistemas de fabricação. Vou tentar explicar para vocês um pouco sobre esses sistemas e como eles podem ajudar você na sua empresa.
Vamos falar sobre vários sistemas hoje, quero focar nas máquinas, vantagens e desvantagens. Vou pincelar sobre eles e conforme for mais para frente faço um texto único para cada um. Agora é apenas um overview para que você conheça o sistema e suas peculiaridades.
Então vamos, o primeiro que iremos falar é sobre o sistema funcional.
Sistemas de Fabricação – Funcional
Sua característica básica é a montagem de layout por tipo de máquina, como por exemplo agrupamento de overlocks, interlocks, colarettes e etc.
Tem como vantagens principais conhecidas seu grande índice de flexibilidade e o grande aproveitamento máximo da capacidade da máquina. São pontos fortes bem expressivos para nossa indústria.
Agora como desvantagens principais temos o excesso de materiais em processo, o que gera certo impacto na produção e o alto índice de movimentação entre pessoal e materiais.
Também temos como desvantagens o abastecimento por tipo de máquina, extravio/perda de peças e componentes, lentidão do fluxo e dificuldade de supervisão.
O sistema tem sua base visando acelerar os processos iguais, porém isso gera impactos na velocidade global. Curioso esse resultado meu leitor.
Mas vamos agora falar do segundo sistema de fabricação, o sistema Linear
Sistemas de Fabricação – Sistema Linear
Apresenta como característica principal a montagem do layout em função da sequência operacional do artigo / modelo. Ou seja, foca no fluxo de produção, ao invés da agrupar máquinas como o modelo anterior.
Tem como principais vantagens o seu fluxo de montagem definido, um menor índice de movimentação (pessoal e materiais) e claro, uma facilidade extrema na supervisão, permitindo resultados muito positivos.
Agora como desvantagens temos sua extrema rigidez de processo, extrema especialização operacional e em casa de quebra de máquinas, paralisa o processo inteiro, gerando grandes prejuízos até o reparo do equipamento.
Agora para finalizar o que eu mais gosto, o sistema de célula de produção.
Sistemas de Fabricação – Célula de Produção
Esse de longe é o meu favorito, tive grandes vitórias com esse sistema, ele sempre apresenta ótimos resultados comigo e acabo utilizando-o em grande parte das situações que encontro.
Ele apresenta como característica principal o direcionamento de todas as ações e procedimentos (por parte da direção, gerencia e supervisão), no sentido de estabelecer o maior nível possível do envolvimento do corpo de funcionários em função dos objetivos da empresa.
Gosto de reforçar que Células de Produção não devem ser considerados simplesmente como um sistema de trabalho, mas principalmente como filosofia de administração dos recursos da empresa, sendo que em caráter especial o capital o humano.
Podemos conceituar a célula de produção como:
- Um determinado número de pessoas;
- Um determinado nível de conscientização;
- Um espírito de equipe profundamente difundido;
- Alocadas em “ilhas de produção”;
- Layout compacto;
- Busca de um objetivo comum (para o funcionário/empresa);
- Possui apoio e respeito da empresa;
Também é importante ressaltar que o sistema de Célula de Produção, em relação ao sistema de fabricação, pode apresentar tanto as características específicas do sistema Linear, quanto as características (pelo menos algumas) do sistema Funcional de fabricação).
Basicamente os fatores que influenciam na configuração física e de funcionamento de uma Célula de Produção correspondem aos seguintes:
- Artigo/Modelo a ser fabricado;
- Tamanho das ordens de corte;
- Nível de diferenciação entre modelos;
- Máquinas disponíveis;
- Espaço Físico;
E claro as principais vantagens desse sistema são o aproveitamento máximo da força de trabalho, abastecimento dirigido, formação do espírito de equipe e a famosa polivalência operacional.
Também podemos ter no grupo das vantagens a flexibilidade, agilidade no fluxo de produção e supervisão facilitada, além de uma ampliação na produtividade da produção.
O que preciso para Célula de Produção
Algumas mudanças são necessárias quando você migra sua empresa para Célula de Produção, as principais são a empresa, a direção e a supervisão.
A mentalidade desses grupos precisa mudar caso contrário você não consegue implantar a Célula de Produção de forma eficiente.
Não pode ter aquela mentalidade antiga, tem que se transformar realmente, assim sua empresa estará pronta para crescer.
Também há investimentos necessários para fazer essa implantação, sendo elas a área de tecnologia, a área humana, social e a área física.
Ou seja, precisa de um nível mínimo para fazer essa mudança, por isso que nem todas as consultorias e mentorias que faço apontam a Célula de Produção como algo a ser feito de início.
Primeiro gosto de arrumar a casa e depois eu começo a mexer nas coisas necessárias para que uma boa Célula de Produção exista. Uso toda minha experiência para transformar as empresas que faço consultoria em empresas campeãs.
E um dos muitos caminhos que uso e gosto muito é a Célula de Produção.