Seu PCP Atual- Dr Gestão

Seu PCP Atual- Dr Gestão. Faça seu PCP trabalhar para vc de forma correta. Aqui vai ter todos os insights.

Vamos falar sobre um tema importantíssimo neste artigo, como anda o Seu PCP Atual? Quais as perguntas corretas para você conseguir melhorar seu PCP ou ainda fazer um novo do zero.

E claro, como é do meu feitio, vou corrigir a todos sobre a sigla PCP, originalmente ela se chamava PPCP, significando planejamento e programação do controle de produção, porém ao longo dos anos passou se a utilizar apenas PCP, porém a função continua a mesma. 

Também ela é muito vista como fazer cronograma de produção, porém é mais abrangente meu leitor, quero entrar em mais detalhes neste artigo para que você esteja 100% integrado com o modelo correto de PCP que deverá seguir.

Para quem não me conhece, sou o Dr Gestão, atuo no mundo da confecção e moda faz vários anos e procuro usar minha experiência e conhecimentos para ajudar outros profissionais a melhorarem seus negócios, saírem de complicações e começarem a viver o sucesso em si.

Faço consultorias, mentorias, tenho cursos online, canal no Youtube e além de tudo isso faço diagnósticos nas empresas, facções/oficinas e indústrias, para identificar problemas, passar processos e melhorar os já existentes.

Seu PCP Atual – Planejamento

No geral como deve ser feito uma programação? Vejo que muitos profissionais têm diversas dificuldades com esse tema então vou passar um passo a passo mais detalhado, porém se ainda estiver com dificuldade, entre em contato comigo para que eu possa ajudá-lo diretamente.

A primeira coisa que você precisa fazer é montar um planejamento anual, de forma menos detalhada, apenas separando as quantidades de modelos, leve em conta sazonalidade, feriados etc.

Em seguida montará o cronograma semestral, sendo que esta precisa ter um pouco mais de detalhes e ele deve ser um passo no sentido do seu cronograma anual, uma precisa necessariamente levar ao que o outro está previsto.

Desta forma você fará o cronograma de 3 meses e por fim o mensal, assim você terá todo o seu ano programado, passo a passo, para que possa seguir um planejamento e alcançar suas metas.

Repare que você criará uma trilha, uma rota que irá seguir e te levará a alcançar suas metas e objetivos. Então precisa ser um cronograma consistente.

Detalhe a quantidade de modelos que você irá usar ao longo desse cronograma. Também separe o gasto de matéria-prima que você terá nesse cronograma. Lembre-se que as matérias primas no geral são enviadas com um prazo médio de 20 a 30 dias cores(lisas) e de 35 a 45 dias listrados e estampados, apesar de haver variações, então programa os pedidos de matéria prima no seu calendário também.

Seu PCP Atual – Pagamento e Recebimento

Se atente aos pagamentos da sua matéria prima em relação aos próprios que você possui, se você começar a pagar a matéria prima antes de produzir com ela, pagar ser for faturada alguma parcela. E você não recebeu do cliente o produto que você produziu e vendeu. Triste mais começa a descapitalização do seu financeiro.

Caso você não tenha uma reserva de dinheiro razoável, poderá ser um bom tiro no pé que você está dando. E vai impactar diretamente no seu fluxo de caixa.

No geral, sempre procure fazer seus acordos com os fornecedores de pagar as maiores parcelas das matérias primas após você realizar a produção e venda dos seus produtos, assim não mexe com o caixa da empresa e não terá problemas nesse quesito. Isso é um paradigma, de pagar após receber do cliente. Não é comum, mas não é algo que seja impossível de acordo com a parceria que você tem com os fornecedores. Agora o mundo ideal é pagar a vista essa matéria prima, vai ficar muito mais competitivo no final com o seu produto.

As estampas também precisam ser previstas, elas possuem uma maior complexidade e o tempo de espera delas é normalmente maior do que da matéria prima normal.

Seu PCP Atual – Capacidade Instalada

Se você faz produção interna, então qual é a capacidade instalada da sua fábrica? Quantas pessoas você tem na sua empresa? Qual é a eficiência da sua equipe? Quanto você produz por mês?

Tenha o tempo padrão da peça e quantos maquinários você possui. Isso é vital para que um bom profissional possa atuar de forma assertiva com as tomadas de decisão.

Outro fator importante destaque a especialidade dos seus contatos de facções/oficinas que prestam serviços terceiros. Determine a quantidade de facções/oficinas, qual é a especialidade dela (parte de cima, de baixo, malha, etc) e qual a capacidade que ela consegue assumir.

Coloque todos os dados em uma ficha técnica da facção/oficina, assim você conseguirá tomar decisões coerentes com as necessidades que encontrar na sua facção/oficina. Estou falando de você criar uma ficha técnica de facção real.

Para mim, facção/oficina são empresas reais, com no mínimo 8 a 10 pessoas, capacidade instalada e etc. Porém sei que no mercado tem outras modalidades como empresas familiares e empresas de garagem, menores que as facções/oficina em si, envolvam todas as suas terceirizadas na ficha que combinamos.

Conclusão

Se você não determinar todos esses indicadores, você não conseguirá determinar o valor do seu produto e por consequência não saberá o valor da sua empresa. Não saberá se ela está indo para a direção positiva ou negativa, então você está caminhando às cegas.

Não faça isso meu leitor, invista um pouco de tempo nessa sua gestão da sua confecção de roupas, da sua fábrica. Tenha ficha técnica de cada um dos modelos, uma peça piloto também. Isso servirá não só para você como para as facções/oficinas também.

Perceba que pequenas, porém vitais ações podem estar distanciando o seu PCP de um PCP de excelência. Então comece já a trabalhar nessa transformação, para que sua empresa possa crescer cada vez mais e mostrar seu potencial para o mercado.

Receba Dicas Grátis

Cadastre-se gratuitamente e receba dicas do Dr. Gestão em seu e-mail

Minhas Redes Sociais:
Tags :
Related Post :

Deixe um comentário

Iniciar Conversa
💬 Posso ajudar?
Olá! 👋
Aqui é o Dr. Gestão.
Como posso te ajudar?