Esses dias me perguntaram em um local onde eu trabalho se era viável eu fazer um plano de negócios quando já existe a empresa, porém necessita-se reestruturas o local para adapta-lo para outras atividades. Vamos ao artigo:Série Plano de Negócios Executivo. A resposta desta pergunta é Sim!! Você utiliza o plano de negócio também nesta situação.
Além de representar um estudo completo, este plano terá um resumo de tudo que você analisou, um resumo breve que permitirá você ter uma visão clara sobre o seu empreendimento. Este resumo é denominado sumário executivo. Nesse Plano de Negócios vai encontrar algo sustentável que nunca encontrou para a indústria do vestuário.
O sumário executivo é dividido em 6 etapas, são elas:
- Mercado;
- modelagem;
- estratégia;
- marketing;
- Finanças;
- Gráficos;
Vou fazer como normalmente e explicar cada um deles separadamente.
Consiste em um mercado do qual não existem opções de delivery de comida japonesa rápida, confiável e a baixo custo. Trata-se de uma carência na cidade do Rio de Janeiro. Pouquíssimos restaurantes de comida japonesa, e menos deles entregam delivery. Vai ficar de boqui aberto que vou trazer no Plano de Negócios.
Caso você de sorte de encontrar um restaurante que faça as 2 coisas (Comida japonesa e delivery) já se prepare por que saíra os olhos da cara.
Podemos dividir este segmento em 3 subgrupos, clientes, Concorrentes e/ou substitutos e soluções. Abaixo temos mais detalhes:
Sabemos sobre os clientes o seguinte:
- quem é beneficiado?
Resposta: Empresários e estudantes que precisam de opções rápidas de almoço e gostam de comida japonesa.
- Tamanho do mercado?
Resposta: Eu estimei um valor de 3 milhões.
- Quanto do mercado será atingido?
Resposta: Aproximadamente 25% do mercado será atingido por nossa marca.
Agora, sobre os concorrentes e substitutos, temos:
- Como exploram a oportunidade?
Resposta: Restaurantes japoneses hoje resolvem apenas uma parte destes problemas.
- Quais os gaps das soluções?
Resposta: Hoje em dia não existe uma opção que alia velocidade, praticidade e preço para os públicos especificados.
Sobre as soluções, temos:
- Quais gaps onde haverá atuação?
Resposta: A solução estará focada em aliar velocidade, praticidade, preço e qualidade.
- Qual a solução?
Resposta: Um restaurante que trabalhe apenas com entregas rápidas de comida japonesa, através de pedidos padronizados.
Nos artigos anteriores fizemos uma boa abordagem em modelagem, explicando passo a passo a ferramenta do Business Model Canvas. Para quem não conhece aconselho a dar uma olhada lá nos materiais das semanas anteriores, tem uns artigos excelentes que proporcionarão um crescimento exponencial para você. Por isso que disse lá em cima. Nesse Plano de Negócios vai poder saber a sua real necessidade para empreender.
Esta ferramenta se divide em vários grupos e ela permite que analisemos os dados com maior facilidade e praticidade. Não precisa ficar mudando de planilha pra acompanhar outros aspectos das informações, não, tem tudo resumido em um único quadro.
- Fornecedores
- Uma cooperativa de imóveis
- Uma empresa de aluguel de carros
Atividade chave (o que você faz)
- Produção de comida japonesa;
- Entregas rápidas.
Recursos chave (Quem você é e o que você tem)
- Conhecimento sobre culinária japonesa
- Aparatos de cozinha
- Insumos da comida
- Motoboys
Oferta de valor (Como você ajuda)
- Velocidade
- Conforto
- Qualidade
Relacionamento (Como você interage)
- Informalidade
- Proximidade com o cliente
- Promoções constantes
Canais de distribuição (Como eles chegam até você e como você entrega)
- Site na internet
- Aplicativo IOS/Android
- Motoboys
- Panfletos
- Telefone
Segmento de clientes (Quem você ajuda)
- Estudantes e trabalhadores que gostam de comida japonesa.
Estrutura de custos (O que você entrega)
- Equipe da cozinha, entregas e site
- Produtos para fazer comida japonesa
Fontes de receita (O que você ganha)
- Compras de combos
- Assinatura
- Compra de pratos executivos
Estratégia
Acho que estratégia é o mínimo para se buscar com o plano de negócio, diria que este aspecto é até mais vital que o financeiro. Enquanto que o financeiro dirá se sua ideia é viável, a estratégia te diz maneiras desta sua ideia ser possível. Guarde esta frase na sua mente e leve ela pelo resto de seus dias:
O financeiro está responsável por determinar se sua ideia é viável, porém o estratégico que dirá as maneiras de sua ideia ser possível!
Neste lado estratégico teremos uma série de fatores, tais como:
- Missão, visão e valores
- Análise SWOT;
- 5 P’s de Porter
No primeiro grupo teremos a seguinte estrutura:
- Missão: Ajudar o trabalhador e estudante carioca a ter comida japonesa rápida, gostosa e fácil!!
- Visão: Ser em 2018 a maior rede de comida japonesa da cidade!
- Valores:
- Atenção total ao cliente
- Produtos sempre gostosos e frescos
- Velocidade na entrega.
Acho que vou pular a análise SWOT e os 5p’s de Porter, pois o conteúdo estaria idêntico ao meu último artigo. Entre a etapa de resultados consolidados e está de sumário executivo não houve nenhuma mudança. Plano de Negócios é muito apaixonante.
Marketing
Aqui temos que colocar algumas das perguntas que nos fizemos ao longo do plano de negócio, são elas:
- O que o cliente espera do produto?
- Quais atributos ele precisa ter?
- Como ele será usado?
- Qual a imagem o produto/serviço quer passar?
- Como pretende trabalhar essa marca?
As respostas destas perguntas estão localizadas ao longo do plano de negócio, porém vou colocá-las aqui também para facilitar, é bem rápido. Para ter bons resultados e entrar coreto no mercado. O Plano de negócios vai lhe dar um norte muito bom.
Na primeira temos que o cliente deseja um produto saboroso e com uma entrega rápida, evitando assim aquelas esperas gigantescas pelas quais passamos de vez em quando ao pedirmos uma pizza. Tenho certeza que você sabe do que eu estou falando. Enfim, o cliente quer sua comida com qualidade, rapidez e tudo isso em um preço cabível com o serviço prestado.
A segunda questão temos que o produto deve estar sempre fresco, ser bem preparado e com uma entrega rápida para que ele seja entregue ainda quente para o comprador. Muitos Plano de Negócios que encontramos no mercado é cheio de informações que falta a experiência daquele profissional que implementa ter experiência naquele seguimento.
Na terceira questão a resposta é: O produto deve vir em embalagem de fácil descarte e preferencialmente em material reciclável. O alimento poderá ser comido com os famosos hashis ou também com garfo e faca mesmo, a preferência do cliente que irá ditar isto. Essa Série Plano de Negócios Executivo vai te ajudar muito.
A quarta questão terá como resposta o seguinte: Nosso produto deverá aproximar o público e atraí-lo para conhecer mais sobre a culinária asiática. Queremos passar a imagem de uma refeição saborosa, leve e nutritiva que poderá ser feita todos os dias.
Por fim, na ultima questão a resposta para nosso plano de negócio é: Através de uma comunicação mais próxima e informal com os clientes.
A estratégia de preço adotada foi a de alto preço. Isto significa que a empresa deverá ter uma política de preços focada em preços altos e qualidade média, sem no entanto encarecer o produto a ponto de perdermos o nosso foco inicial.
Já a estratégia de praça focaremos nos locais onde nossos clientes procuram este tipo de produto e também nos canais dos quais o cliente irá nos achar (internet e panfletos).
Nestas estratégias de marketing que estão sendo definidas também estará incluso se nossa empresa terá um espaço de restaurante físico ou apenas entregará utilizando moto. Neste primeiro momento a empresa só irá entregar via motoboy mesmo. Parei aqui para te perguntar, está te ajudando:Série Plano de Negócios Executivo.
Por fim, porém não menos importante, onde nossos concorrentes estão? No que eles estão focados? A grande resposta desta questão, para nós do sushi mania é: Meus concorrentes não estão focados 100% na entrega. Estão espalhados pelo Rio de Janeiro, nos permitindo uma possível tomada de frente no mercado, liderando neste ramo.
Finanças e gráficos
No sumário executivo devemos incluir as finanças e dados gráficos sobre elas. Nas finanças é importante ressaltar sobre os investimentos, custos e gastos num período de 5 anos. Os gráficos permitiram que analisemos estes valores com maior exatidão.
Vale lembrar que os gráficos vão abranger também a análise SWOT e as 5 forças competitivas de Porter
Sumário Executivo
Após todos estes temas que encontramos no sumário executivo espero que você tenha entendido que ele corresponde a basicamente um resumo de todo o plano de negócio. Este sumário abrange literalmente tudo e serve como uma pré-análise dos dados. Com ele podemos identificar qual é e onde está a informação que desejamos.
Com este artigo encerramos o conteúdo de plano de negócio. Eu compreendo que não nos aprofundamos, apenas passamos rapidamente sobre cada assunto do qual o plano de negócio aborda e eu destaquei alguns exemplos de cada etapa para elucidar melhor, porém o meu objetivo com esta série de artigos correspondia a exatamente isso, dar um pontapé inicial para vocês, de modo que pudessem ao menos ter uma base sobre o que se trata um plano de negócio. Comente abaixo para mim, o que de fato fez você ir para o outro lado com esse artigo dessa semana: Série Plano de Negócios Executivo.