Série Plano de Negócios Marketing- Dr Gestão

Nesse vídeo dessa série de Plano de Negócios vamos falar de Marketing. É le que vai fazer trazer mais cliente. Se bem trabalhado.

Dei um intervalinho nos artigos sobre plano de negócio, mas estou voltando com este tema com toda potência. Já vimos assuntos extraordinários, mas o de hoje está no topo da cadeia alimentar do plano de negócio. Sem ele nenhuma empresa sairia do papel. Consiste na essência da empresa e é o responsável por fazer a empresa adquirir novos clientes. Estamos falando de Marketing. Assunto importante dessa semana Série Plano de Negócios Marketing.

Só queria lembrar que por questões éticas eu não estou mostrando um plano de negócio de uma confecção e facção/oficina ou qualquer outro tipo de empreendimento no mundo do vestuário. Na verdade, o plano de negócio que estou utilizando para explicar é sobre sushi. Isso mesmo, uma empresa especializada em entrega de sushi.

Não podemos falar de marketing sem falar sobre Kotler, basicamente este cara foi o papa do marketing. Seu livro mais famoso fala sobre os 4 P’s do marketing e é neles que o marketing de um plano de negócio é construído. Estes 4 P’s são:

Produto

Antes de darmos início ao marketing do produto, veja o que já foi definido por você para o produto:

No nosso caso já definimos nos artigos anteriores: “Segundo traçado em sua modelagem de negócio, o principal valor entregue pela sua empresa é velocidade e ela segue uma estratégia de destaque parecida com a de seus concorrentes, procure manter sempre o bom nível.”

Cada um dos 4P’s possui algumas questões a serem respondidas para chegar a determinado objetivo no plano de negócio. As perguntas sobre o produto são:

  • O que o cliente espera do produto? – O cliente espera um produto gostoso e de entrega veloz à preço justo.
  • Quais atributos ele precisa ter? – Então o produto deve estar sempre fresco, ser preparado na hora e a entrega tem que ser rápida.
  • Como ele será usado? – O produto deve vir em embalagem de fácil descarte e vai ser comido com da forma que o cliente desejar.
  • Qual a imagem o produto/serviço quer passar? – O produto deve aproximar o público da comida japonesa, mostrando que essa refeição pode ser feita todo dia.
  • Como pretende trabalhar essa marca? – Através de uma comunicação mais próxima e informal com os clientes.

Neste caso após a pergunta eu já coloquei a resposta escolhida para responder a pergunta.

PREÇO

Veja o que já foi definido por você para o preço, no nosso caso o definido foi: Compras de combos – assinatura – compra de pratos executivos. (Note que é tudo voltado para o mercado de entregas de sushi).

Aqui também temos algumas questões para definir este segundo P do marketing, são elas:

  • Sua estratégia de vendas visa grande demanda
  • O cliente é fortemente influenciado pelo preço
  • O cliente valoriza a qualidade do produto em detrimento do preço
  • Sua estratégia visa acelerar a penetração no mercado
  • Sua linha de produtos/serviços é considerada premium

Estas questões devem ser respondidas com alternativas das quais variam desde “Concordo totalmente” até a alternativa de “Discordo totalmente”. Através dessas respostas teremos uma estratégia de preço recomendada.

Aqui no nosso caso, pelas nossas respostas para este comércio da Sushi Mania, a estratégia recomendada é a de falsa economia.

Estas estratégias são divididas em qualidade alta média e baixa, sendo que cada uma delas tem 3 diferentes estratégias que se diferem pelo custo de implantação (alto, médio e baixo). A estratégia de falsa economia é de qualidade baixa e preço médio.

Série Plano de Negócios- Marketing- Dr Gestão

Abaixo vou dar uma breve explicação sobre cada uma dessas estratégias que estão na tabela. Estas explicações foram retiradas daquela planilha da Sushi Mania que estou apresentando nos meus vídeos da série plano de negócio.

Estratégia Premium: Para produtos de alta qualidade. Neste caso pode-se praticar um preço alto, visando atingir a faixa alta do mercado com uma imagem de prestigio no mercado.

Estratégia de Alto Valor: Para produtos de alta qualidade. Pratica-se um preço médio tentando obter uma rápida penetração de mercado.

Estratégia de Valor Supremo: Produto de alta qualidade e preço baixo. Recomendado para se obter uma rápida introdução de mercado.

Estratégia de Alto Preço: Produto de qualidade média e preço alto. É uma estratégia que valoriza o produto através do preço psicológico, visando lucratividade a curto prazo.

Estratégia de Médio Preço: Preço compatível com a qualidade do produto, objetivando uma participação aceitável do mercado.

Estratégia de Valor médio: Produto de média qualidade e preço baixo. Recomendado para se obter uma rápida introdução no mercado.

Estratégia de Desconto: Preço alto com qualidade baixa. Tem-se uma vantagem inicial e há uma retirada rápida do mercado.

Estratégia da Falsa Economia: Preço médio para um produto de baixa qualidade. Pode-se com essa estratégia tirar vantagem da marca ou de uma falsa imagem criada.

Estratégia de Economia: Preço baixo e baixa qualidade. Procura-se vender grandes quantidades com essa estratégia.

Praça

Já definimos anteriormente sobre praça os seguintes itens:

  • Site na Internet;
  • Aplicativos;
  • Motoboys;

Novamente temos algumas questões que devem ser respondidas, são elas:

  • Em quais locais (ou tipos de mídias) o cliente procura seu produto? – O cliente procura em aplicativos de encomenda de comida, no Google e também nas redes socias.
  • Como você pode acessar estes canais de distribuição? – Através da internet.
  • Quais são os seus canais de venda? – Nossa venda se dará exclusivamente por entregas via moto. Os pedidos serão processados via telefone e aplicativo para Android e IOS.
  • Onde seus concorrentes estão? – Meus concorrentes não estão focados 100% na entrega. Estão espalhados pelo estado do RJ, mas com uma boa comunicação conseguiremos tomar a frente do mercado.

Promoção

Já identificamos anteriormente sobre promoção que queremos informalidade, proximidade com os clientes e promoções constantes para o nosso negócio. Está gostando do tema: Série Plano de Negócios Marketing.

Nesta etapa precisamos definir um plano de marketing offline, abaixo temos uma tabela que fala exatamente sobre este tema.

Série Plano de Negócios- Marketing- Dr Gestão

Nesta tabela podemos ver os investimentos por conta de desenvolvimento de sites e aplicativos e outros investimentos que não foram definidos. Podemos ver que o investimento inicial é exorbitante e gigantesco e depois, só precisa-se pagar um valor para que o seu app ou site não se desatualize ou apresente bugs e outras inconsistências que necessitem de correção.

Enfim, estes foram os 4 P’s do Marketing. Apesar de se tratar de um assunto antigo, ele continua completamente atual para nós. O marketing segue estas regras ainda e apesar do passar dos anos novas técnicas surgirem, a essência do marketing será sempre esta, Produto, Preço, Praça e Promoção.

Caso queira se aprofundar no assunto, convido você a assistir ao vídeo deste mesmo assunto que postei. O vídeo em conjunto com o artigo se completa de forma harmônica e inteligente. Para se obter o melhor dos 2 mundos, confira os 2. Sei que você irá gostar. Escreva tudo que você quiser, mas comente o conteúdo da semana: Série Plano de Negócios Marketing

Receba Dicas Grátis

Cadastre-se gratuitamente e receba dicas do Dr. Gestão em seu e-mail

Minhas Redes Sociais:
Tags :
Aplicativo,Bugs,Empreender,Empreendimento,Empresa,Estatísticas,Estratégia,Facção,Influência,Investimento.,Kotler,Marketing,Mercado,Planilhas,Plano de Negócio,Praça,Preço,Produto,Promoção,Roupas,Sites,Sushi,Vendas,Vestuário
Related Post :
Iniciar Conversa
💬 Posso ajudar?
Olá! 👋
Aqui é o Dr. Gestão.
Como posso te ajudar?