Hoje falaremos sobre mais um trecho de plano de negócios, no entanto, este aqui possui uma importância significativa sobre seu empreendimento. Ele que mostrará quanto você precisará ter de recursos financeiros para fugir da tão temida falência. Agora vamos para as finanças. Então chega, vamos ao artigo: Série Plano de Negócios Finanças.
Este tema está dividido em 4 segmentos dos quais eu irei explicar a seguir, são eles:
- Investimento Inicial;
- Outros Investimentos
- Custos Fixos;
- Projeção de Receita;
Antes de começar a falar sobre estes investimentos, é preciso esclarecer o que eles são, ou seja, basicamente serão seus investimentos feitos antes das operações iniciarem. Também conhecido como o Ano 0 de projeção. Qualquer investimento feito antes de seu empreendimento começar a trabalhar entra como investimento inicial.
Um investimento inicial muito importante é o marketing. Vamos supor que eu invista R$100.000,00 reais em marketing, preciso deixar declarado aqui no meu plano de negócio.
Todos os investimentos que eu achar necessários devo inserir aqui neste espaço para investimentos iniciais.
OUTROS INVESTIMENTOS
Agora sim, neste espaço nós iremos declarar os demais investimentos, aqueles que forem feitos dentro de um prazo de 5 anos a partir do momento que o seu negócio abrir as portas. Fianças é muito importante isso vai precisar ser muito bem avaliado.
Então qualquer investimento com mídia, Facebook, SEO, Youtube, Copy e etc serão declarados aqui. Investimentos de manutenção, infraestrutura, materiais e equipamentos também estão incluídos nesta posição do plano de negócio.
Necessariamente você precisa ter estes 5 anos completamente mapeados com todos os gastos que você terá que bancar. Esta etapa é importantíssima e se mal feita pode sim ocasionar falência.
Estes custos não representam investimentos, mas sim custos para manter o seu negócio funcionando. Sabe o aluguel do espaço que você utiliza, as contas de luz, agua e telefone e também a gasolina que você gasta indo até o trabalho? Estes são custos fixos. Custos fixos impacta demais nas finanças da empresa.
Simplesmente os custos necessários para que seu negócio funcione. Imagine um empreendedor que trabalha em um escritório e por não pagar a conta de internet acaba sendo prejudicado, ficando em uma posição de não poder exercer o trabalho dele. Sim os custos fixos são vitais para o andamento da sua empresa.
Para apresentar os custos fixos é importante colocar os reajustes e colocar ao menos um valor médio mensal ou anual.
É importante projetar os 5 anos de receitas, trata-se de uma tarefa obrigatória e caso você esqueça algum ano nesta projeção, seu plano de negócios será impreciso.
Nesta projeção, você deve expor as receitas operacionais, para o nosso exemplo estas receitas operacionais seriam:
- Pratos executivos;
- Combos;
- Assinatura;
Além disso, devemos expor também as outras receitas do nosso negócio. Tais como aluguel de espaço, caso você forneça uma parcela do seu espaço para outra empresa, por exemplo. Razão desse artigo é tratar muito as finanças.
Outra possível receita não operacional seria por conta de festivais das quais a sua marca participe, por exemplo.
Assim encerramos mais um vídeo sobre plano de negócios, aos poucos vamos explorando este importante documento que representa o primeiro passo para todos os negócios que surgem e alcançam sucesso.
Comente abaixo o que achou do artigo: Série Plano de Negócios Finanças.