Sabe Trabalhar Corretamente o PCP- Dr Gestão

PCP e Gestão são muito importantes

O conteúdo de hoje é diferente… Preciso perguntar para você, não fique ofendido, mas… você sabe trabalhar? Tenho certeza de que você dirá um claro e convicto “Siiim!”, por isso vou completar minha pergunta. Você sabe trabalhar corretamente o PCP?

Para quem não sabe, PCP é uma sigla que significa Planejamento e Controle da Produção (antigo PPCP que significava Programação, Planejamento e Controle da Produção).

Neste assunto cabe algumas perguntas extremamente importantes. A primeira delas é em relação ao planejamento. O que planejar? O que você está planejando? Produtos de tecido e malha? Planejar por quê? A sua capacidade interna não deu?

Esse questionamento já nos leva a próxima pergunta: Como planejar isso?? Irei trabalhar com facções? Vou produzir interno e trabalhar com facções? Lembre-se que algumas perguntas precisam ser respondidas mesmo antes do cronograma.

Próximo assunto: Datas importantes. São as famosas datas festivas, datas comemorativas. Para a nossa indústria, dia dos namorados, dia dos pais, das mães, são dias muito importantes. É uma época de presentear e isso move muito nossa economia.

Imagine que nessas datas ocorre um grande aumento das vendas, então precisamos nos planejar para uma produção bem maior. Esse planejamento permite que não falte produtos.

Próximo assunto: Produzir a quantidade determinada. Se produzir pouco é ruim, produzir demais deveria ser considerado um crime!! Muitas vezes o estoque vai aumentando ao decorrer dos meses e você não consegue se livrar dele depois. Portanto o jogo aqui é produzir apenas a quantidade estabelecida.

Nosso próximo assunto será o planejamento de risco e corte. Melhorar esse encaixe, trabalhar com par na medida do possível. Planeje muito bem seu risco e corte para não perder muito material.

Veja bem, são muitos detalhes que você precisa guardar e verificar. Por este motivo que eu me pergunto se você sabe trabalhar corretamente com PCP. Não é por demérito seu, mas por complexidade do assunto.

As Fases do PCP

A primeira fase do PCP é o planejamento e programação. Então você vai se perguntar. O que e quanto? O que será produzido? Quanto será fabricado? Leve em conta a quantidade para cada produto, pensando em tamanhos e cores.

Modelo. Como você fará isso? Quem fará? Onde será feito? Será interno? Sua capacidade interna dá conta do recado? São perguntas que à primeira vista podem parecer bobas, mas são extremamente importantes.

Aprazamento, ou seja, quanto será iniciado e quando será finalizada essa produção? Estou me referindo ao início e fim.

Por fim, despacho que nada mais é do que a documentação. Hora de produção, hora de corte, ficha técnica, peça piloto. Todos esses documentos serão extremamente importantes.

Pois bem, essa foi a primeira letra do P, vamos passar para a segunda letra agora. Vamos falar de Controle.

C do PCP

        Como será o acompanhamento daquilo que você programou e planejou, como você sabe se está sendo feito? Como será este acompanhamento? Essa é a segunda fase do PCP.

Agora as perguntas mudam. As novas perguntas são:

O que está sendo feito? Vamos supor que você decidiu fazer calça e camisa interno e short externo. Isso está sendo feito? Você está acompanhando para saber se vai dar algum problema?

Quanto está sendo feito? Quanto você planejou? Você está produzindo mais, menos ou exatamente o que você havia planejado? A chave é sempre acompanhar estes valores.

Como está sendo feito? Você está terceirizando na facção? Ela mesmo que está fazendo ou ela está quarterizando? O prazo e a qualidade serão atendidos?

Quem está fazendo? Esse acompanhamento é fundamental. Aqui entra bastante o caso de ser uma facção que está fazendo seu produto devido a uma terceirização. O produto está sendo produzido? Está parado? Como está esse processo?

Onde está sendo feito o seu produto? Você precisa acompanhar isso. Muitas vezes os empreendedores deixam de fazer este acompanhamento e só ficam sabendo da bomba quando ela explode. Você como empreendedor de sucesso não pode se dar a esse luxo.

Está de acordo com o prazo previsto? Você programou x dias. Faça um acompanhamento ao longo desses x dias para poder medir se terminará nos x dias mesmo, se está propenso a atrasar ou mesmo a adiantar. É um dado importante para você.

São perguntas importantes para o controle feito pelo PCP. Agora vamos para a terceira e última fase, Produção, a última letra de PCP.

Feedback

        Agora estamos na terceira fase, o famoso feedback. Na segunda fase Você estava medindo durante o processo. Agora nesta última fase será uma retrospectiva. As perguntas aqui são:

O que realmente foi feito? Você cumpriu com o que tinha proposto em seu planejamento? Era possível prever este resultado durante a fase de controle?

Quanto foi feito? Você precisava produzir um número x de peças. Essa quantidade foi realmente produzida? Se não foi, por que isso ocorreu?

É importante que você faça essas perguntas para gerar indicadores de desempenho. Dessa forma você consegue medir se está melhorando ou piorando ao longo dos meses e anos de vida de sua empresa.

Quem fez?  Onde foi feito? Em quanto tempo foi feito? Veja que são as mesmas perguntas das outras fases, porém agora questionando o passado, o que já ocorreu, pois estamos falando de feedback.

A meta aqui é você perceber onde você errou, onde sua empresa errou e poder trabalhar na correção desses erros para que a próxima produção seja excelente.

O que você acha agora, após estar ciente de todo o processo, ainda acha que sabe realmente sobre PCP? Você sabe trabalhar corretamente o PCP? Meu leitor, estou aqui para ajudá-lo, qualquer problema que ocorrer que você não saiba como resolver, comente comigo, mande mensagem, entre em contato que eu sou o Dr Gestão e irei te ajudar.

Receba Dicas Grátis

Cadastre-se gratuitamente e receba dicas do Dr. Gestão em seu e-mail

Minhas Redes Sociais:
Tags :
Acompanhamento,Controle,Corte,Cronograma,Custo,Desempenho,Empresa,Feedback,Gestão,Indicadores,Marca,PCP,Planejamento,Prazo,produção,Produto,Programação,Qualidade,Terceirização,Vestuário
Related Post :
Iniciar Conversa
💬 Posso ajudar?
Olá! 👋
Aqui é o Dr. Gestão.
Como posso te ajudar?