Hoje preparei um conteúdo muito completo para vocês e é uma pauta que preocupa a muitos. Vamos falar sobre Robótica – Automatização na Produção de Vestuário.
Separei vários vídeos de robótica comparando com o operador humano, sendo que em alguns deles o humano é até mais eficiente que a máquina. Tem até um que a máquina apanha um pouco no processo.
No meu vídeo da semana fiz comentários enquanto assistia esses vídeos de robótica e dei minha opinião sobre o assunto, aqui quero fazer algo complementar que traga valor junto com o vídeo.
Por este motivo eu vou falar um pouco mais em detalhes sobre essa pauta e as projeções para o futuro que eu acredito que possam acontecer. Vamos entrar fundo na produção de vestuário para entender quais benefícios e malefícios os robôs podem trazer para nós.
Robótica – Automatização na Produção de Vestuário – Origem
Essa pauta é antiga meus leitores, desde a década de 80/90 se fala sobre como os robôs vão tirar os empregos de todos os operários e como o dono da empresa é um homem mal que só visa o lucro.
Ao bem da verdade meus leitores que essas coisas são grandes exageros que foram sendo falados naquela época e 40 anos depois ainda são tidos como verdadeiros.
Veja bem, eu tenho leitores aqui que foram costureiras, foram cortadores, trabalharam na linha de produção e hoje tem sua própria confecção de roupas, muitos dos meus leitores são empresários.
E a grande preocupação do empresário não é ganhar dinheiro. Dinheiro é resultado do sucesso da empresa, portanto, a maior preocupação do dono da empresa é que ela se mantenha viva.
Ao fazer isso os funcionários têm um emprego, os vendedores têm um fornecedor e os clientes possuem mais opções de qualidade para escolher no mercado. Se a empresa falir, toda a sociedade sai perdendo.
Diante dessa visão meus leitores, o empresário precisa fazer de tudo para que sua empresa permaneça competitiva, ela precisa competir com o mercado. Se as empresas estão automatizando os processos, todas precisam fazer isso, caso contrário ficam para trás.
Robótica – Automatização na Produção de Vestuário – Tecnologia
Outra visão que percebo que as pessoas ignoram é quanto aos demais setores. Todos os setores passaram por evoluções tecnológicas. A medicina de hoje dá de 10 a 0 na medicina de 10 anos atrás por exemplo.
Os carros evoluíram muito, fast foods, empresas de internet, celulares, computadores, eletrodomésticos, ou seja, tudo passou por uma grande evolução tecnológica.
E o que acontece é que nossa vida melhorou muito com essas evoluções. A população do mundo cresceu demais nesses últimos 40 anos e graças à essas evoluções tecnológicas foi possível atender a demanda.
Repare que a indústria têxtil do vestuário acompanhou os outros setores. Ela também foi forçada a se desenvolver e se aprimorar. Quem não o fez não está mais entre nós, ou seja, essas empresas faliram por pararem no tempo. A Kodak é o grande exemplo que conhecemos e devemos sempre nos lembrar.
Portanto, meus leitores, não adianta demonizar os robôs, falar que eles vão tirar empregos, demonizar os empresários, criticar tudo e todos e ficar esperando perder o emprego por que é a única solução.
Da mesma maneira que as empresas precisam se reinventar, nós humanos também precisamos. Os trabalhadores que pararam no tempo saem do mercado, são demitidos e não conseguem voltar.
Você precisa investir na sua carreira, a vida é muito dinâmica para fazer a mesma coisa por anos sem ler livros, ver cursos ou aprender coisas novas para se aprimorar.
Robótica – Automatização na Produção de Vestuário – Agilidade
Agora não posso deixar de comentar um ponto importante. Dos vídeos que nós vimos juntos, vários o humano dava de 10 a 0 na máquina. A máquina se atrapalhava, era lenta, demorava muito.
A vantagem da máquina em alguns era só que ela não para, enquanto o ser humano faz pausas, tem o horário de expediente, precisa ir ao banheiro etc.
Mas em termos de agilidade, em muitos processos o operário humano é muito mais rápido.
A máquina é excelente para seguir padrões, porém nessas atividades manuais da indústria têxtil o ser humano tem um melhor desempenho, apresentando mais velocidade na execução.
Alguns processos, muito metódicos, a máquina vai possuir vantagens por sua vez. Enquanto o ser humano vai precisar fazer 4 ou 5 processos diferentes, a máquina vai unificar eles todos em 1 ou 2 e executar mais rápido e melhor.
Minha conclusão diante disso é bem simples meus leitores. Por mim não faz sentido automatizar tudo, porém não dá para não automatizar nada. Existem processos que rodam muito melhor com o humano, enquanto outros rodam muito melhor com máquinas.
Eu sou a favor de usar o melhor dos mundos meus leitores. Vamos extrair o melhor que as máquinas tem a oferecer, ou seja, o tempo que elas irão gerar vai permitir que os humanos tenham mais tempo para executar atividades de melhor valor.
Melhores condições de vida
Um exemplo clássico que eu gosto é do trabalhador de obra que tem que carregar o caminhão com os sacos de cimento.
Meus leitores, o saco de cimento pesa 50kg, o caminhão cabe muitos sacos de cimento, o trabalhador ficará o dia inteiro carregando o caminhão, para no dia seguinte carregar outro caminhão e assim por diante.
Sou extremamente a favor de automatizar este processo e colocar este trabalhador em outra função, desde que seja uma que não prejudique sua saúde que não exija de ele ficar carregando 50kg todos os dias.
Robótica – Automatização na Produção de Vestuário é um tema que temos que avaliar com cuidado, porém não podemos fingir que não existe. Vamos tornar a vida daqueles que trabalham melhor, criar condições de trabalho decentes.
Mas enfim, qual é a sua ideia sobre isso? O que você acha? Você acha que a robotização vai ser benéfica ou maléfica nos próximos anos? Deixe sua opinião aqui.