O artigo de hoje foi inspirado em uma aula de um curso do qual tive a honra de dar. Essa aula especificamente falei sobre ritmo para indústria têxtil do vestuário e foi algo realmente muito bem aceito pelos alunos, recebendo feedbacks excelentes.
Quero desenvolver em você um outro olhar sobre ritmo para começarmos o ano com os dois pés, indo para cima dos nossos objetivos com toda a potência que pudermos.
Essa aula em questão é uma aula voltada para cronometragem, da qual eu ensino sobre como aprender ritmo e alguns exercícios para fixar o conteúdo.
Veja este artigo como uma oportunidade de você adquirir um conhecimento extremamente interessante e também para você ter um pequeno acesso a este conteúdo riquíssimo que gravei, uma degustação do meu curso voltado para indústria têxtil do vestuário.
Então vamos ao conteúdo que temos muito para falar sobre ritmo para que vocês possam sair daqui como grandes dominadores deste conteúdo.
Ritmo Para Indústria Têxtil do Vestuário – Exercício
Este primeiro exemplo vou focar sobre uma técnica de colocar pinos em um bloco de madeira, cada pino que você colocar você irá cronometrar os tempos.
Este cronometro (Easy Time) deve permitir que você veja tanto os segundos como os centésimos de segundo. Não precisa comprar não, pode baixar um aplicativo que irá te entregar esta funcionalidade, ou ainda seu celular pode ter uma função de cronometro que entrega esse nível de detalhe.
No vídeo da minha aula eu montei uma tabela que não ia até o 100%, ia de 50 a 70% apenas, mas você pode ampliar o exercício até o 100.
Neste exemplo eu trabalhei na faixa de 57 a 86 segundos de forma que na faixa de tempo de 86 até 79 eu tive 50% de ritmo.
Em seguida tivemos 78 a 72 com um ritmo de 55%. Na mesma ordem 71 a 66 obtivemos 60% de ritmo, 65 até 61 65% e por fim 60 até 57 obtivemos 70% de ritmo.
Esses valores são para te dar um norte para se basear no exercício.
Ritmo Para Indústria Têxtil do Vestuário – Prática
Agora chegou a hora da prática. Para este exercício eu fiz 5 tomadas de tempo, correspondendo 5 operações diferentes cronometrando.
Em cada uma dessas operações eu pego a avaliação em %, o tempo em segundos, % ritmo ideal e a diferença se você acertou ou se você errou.
Vamos supor que no primeiro pino da caixinha você avaliou como 65% e você marcou em 73 segundos. Repare que seguindo os valores do nosso Norte, esse na verdade é um ritmo de 55%. Não tem problema você ter avaliado errado, você está aprendendo.
A diferença entre sua avaliação e o ritmo ideal é de 10% positivo, ou ainda a mais.
Repare que quanto maior o ritmo menos tempo vai levar e quanto menor o ritmo menos tempo será necessário. Ou seja, inversamente proporcional.
Portanto, você treinar seu ritmo o tornará melhor e como consequência seu tempo será menor, gerando produtividade.
Repita o processo para cada pino, treinando seu ritmo. Este conhecimento poderá ser utilizado depois na sua produção, trazendo enormes ganhos.
Ritmo Para Indústria Têxtil do Vestuário – Segundo Exemplo
O segundo exemplo é um exercício diferente, aqui iremos pegar 52 cartas de um baralho e vamos separá-las em 4 montinhos de 13 cartas.
Você irá cronometrar essa separação das cartas. Neste caso a tabela muda um pouco, deixei uma faixa da tabela maior, indo de 70% a 90% de ritmo. Por conta disso o tempo também mudou, o maior ficou 74 segundos enquanto o menor ficou 55 segundos.
Repare que o intervalo de % da tabela quem define é você, poderia ser de 50% a 100% por exemplo. Só fiz intervalos menores porque estava no quadro branco no curso e não tinha tanto espaço lá.
Vou te desafiar a fazer este exercício meu leitor, siga os mesmos parâmetros do exercício anterior, porém seguindo a nova tabela que apresentei no vídeo. Para facilitar deixarei as faixas aqui também:
- 74 a 70 segundos = 70%
- 69 a 65 segundos = 75%
- 64 a 61 segundos = 80%
- 60 a 58 segundos = 85%
- 57 a 55 segundos = 90%
Use estes valores para se basear e treinar seu ritmo meu leitor. É uma habilidade vital que você deverá desenvolver.
Treino e Esforço
E claro, eu já falei aqui nos meus artigos outras vezes, e essa não será diferente. Para você dominar qualquer assunto na sua vida, incorporando aquele conhecimento de forma intrínseca só existe um caminho.
É esse mesmo que você pensou, treino e esforço. Trabalho duro, se esforce, se dedique e foque em melhorar. Assim a cada dia você vai se desenvolvendo, não só suas habilidades de ritmo, como também seu lado negociador, seu lado empreendedor etc.
Estou neste artigo falando sobre ritmo para indústria têxtil do vestuário, mas com treino e esforço você alcançará qualquer conhecimento que almeja.
Foi assim que fiz a minha carreira toda e só foi graças a isso que me tornei o Dr Gestão que todos vocês conhecem. Só assim eu pude impactar a vida de tantas pessoas.