Recursos Avaliação Qualidade

Recursos para Avaliação de Qualidade, alguns documentos que você pode ultilizar pra trazer mais assetividade para as suas decicôes.

Muitos empreendedores se confundem com a palavra qualidade, entendem que ela está apenas no produto acabado. Por isso hoje eu vim aqui para dar um ponto final nessa dúvida e mostrar a qualidade que deve ser acompanhada no serviço de mão de obra. Desta forma, vamos ver alguns recursos para avaliação de qualidade nesse processo de produção.

Se você está no mundo da indústria têxtil do vestuário, deve entender que não adianta controlar a qualidade no final do processo, ela deve ser controlada desde o início para que quando chegue no final esteja com uma alta qualidade.

Se você for olhar o produto no final da linha de produção e ver que está sem qualidade já teremos um problema, o que você vai fazer? Jogar a produção fora? Vender abaixo do preço? Percebe que não tem como corrigir o problema sem perder dinheiro sobre o lote inteiro?

Por isso, é besteira acompanhar qualidade no final do processo, o correto é olhar a qualidade ao longo de todo o processo, fazendo os ajustes assim que repara nos pontos incorretos, dessa maneira o que estava sendo feito errado não é replicado para todas as peças.

E lembre-se, sua costureira só trabalha muito bem porque o produto que chega nas mãos dela já está correto, de um produto todo incorreto para ela que ela só conseguirá fazer a parte dela do processo e mesmo essa pode ser prejudicada.

Qualidade é prevenção!!

Recursos para Avaliação de Qualidade – Inspeção

Existe um controle de qualidade chamado níveis gerais de inspeção, que eu o utilizo e acho muito assertivo para prevenir os problemas de qualidade.

Essa ferramenta controla utilizando três níveis, normal, atenuado e severo, fazendo um paralelo com o tamanho do lote que está sendo inspecionado. De acordo com o tamanho do lote você irá selecionar um tamanho de amostra para analisar.

Então por exemplo, um lote de 9 a 15 peças, você irá pegar 3 peças para amostra e nessas 3 peças não pode ter absolutamente nenhum erro na amostra, se tiver um único erro será descartado o lote.

Outro exemplo, um lote de 1500 peças, o tamanho da amostra é de 125 peças e você vai aceitar o lote se tiver no máximo 7 problemas de qualidade nessas 125 peças, se houver mais você irá descartar o lote.

Entenda, que se você pega 125 peças aleatoriamente de um total de 1500 e nessa pequena amostra tem 25 erros por exemplo, significa que 20% da sua amostra está com problemas de qualidade. Por consequência, seu lote pode estar com essa % ou até mais em valor de erros.

Essa ferramenta é muito intuitiva, quando você vê a tabela da ferramenta, fica fácil e claro, é importantíssimo você fazer este acompanhamento, ele te permite analisar de forma rápida a sua amostra.

        Recursos para Avaliação de Qualidade – Segunda Ferramenta

A segunda ferramenta corresponde a um relatório de controle de defeitos das peças por mês. Isso mesmo, fazer um acompanhamento severo das peças com defeito.

É uma tabela de Excel também que permite você acompanhar quantas peças foram cortadas, qual tipo de defeito encontrado, quantos defeitos foram encontrados nessa categoria e quantos % essa quantidade de defeitos corresponde do total.

Vamos para um exemplo para ficar mais fácil.

Vamos supor que você cortou 450 de uma peça “BL EST PAISAGEM”, na indústria, os nomes são cheios dessas tags para facilitar o entendimento sobre o produto. Desses 450 você teve 39 peças com defeito de pesponto da pala, ou seja, 8,7% dos itens cortados estão com esse defeito.

A ideia é ser simples mesmo, é uma metodologia para acompanhar os seus números de defeitos e avaliar mês a mês para metrificar e agir sobre eles. Assim também consegue averiguar se está aumentando ou diminuindo os defeitos.

No caso essa planilha foi usada para acompanhar o corte, mas poderia ser a costura, acabamento etc.

Indicadores de Desempenho

Essa ferramenta separa os indicadores em uma tabela de excel, um para cada linha, apresenta qual é a fonte de informação, qual a metodologia de cálculo, as metas, %, número de pessoas etc.

Nessa planilha você consegue acompanhar seus indicadores dia a dia e ver como sua empresa está. Imagine essa ferramenta como um cockpit de um avião, onde os pilotos podem ver todos os dados da aeronave e saber se está tudo certo ou se tem algo errado.

A diferença que esse painel de controle não é para você acompanhar um avião e sim para acompanhar o seu negócio e ver como ele está indo. Meu leitor, isso aqui é sensacional. Uma grande ferramenta.

Mas agora quero saber de você, como está o seu acompanhamento de qualidade na sua empresa? Você acha que sua qualidade está indo bem ou está indo mal? Compartilhe comigo sua situação e qual ferramenta você mais gostou.

 

Receba Dicas Grátis

Cadastre-se gratuitamente e receba dicas do Dr. Gestão em seu e-mail

Minhas Redes Sociais:
Tags :
Corte,Costura,Dados,Eficiência,Empreendedor,Empresa,Excel,Ferramenta,Indicadores,Indústria,Lote,Lucros,Melhoria,Negócio,Operador,Processo,produção,Progresso,Qualidade,Sistema
Related Post :

Deixe um comentário

Iniciar Conversa
💬 Posso ajudar?
Olá! 👋
Aqui é o Dr. Gestão.
Como posso te ajudar?