O tema de hoje é bem interessante, vamos falar sobre quotas de produção e como elas impactam nossa indústria do vestuário. É um tema pouco falado por aí, o que me espanta um pouco, tamanha sua importância para nossa área.
Antes de tudo, você precisa ter noção dos seus tempos, tempo é tudo!! Saber o tempo que demora para cada tipo de lavagem, os produtos que precisa usar, as quantidades.
Ter esses conhecimentos fará com que você consiga planejar sua lavanderia, estimar quanto conseguirá lavar, volumes, tempos, prazos, quantidades. Vai conseguir dominar tudo.
Isso vale para estamparia. Com os tempos de cada operação você conseguirá fazer todas as estimativas necessárias.
E claro, não poderia ser diferente com o corte e a costura. Os tempos são importantes nessa área também. Se você perceber, os tempos têm um impacto em toda a indústria do vestuário.
Com eles você consegue obter uma coisa chamada cotas de produção. Vou explicar melhor para você, é um assunto de entendimento bem fácil e você vai ver que vai pegar muito rápido meu leitor.
Quotas de Produção-Fórmula
Essas quotas de produção tem uma fórmula especial para serem calculadas, essa fórmula é obtida da seguinte maneira:
Capacidade produtiva é igual a tempo consumido dividido pelo tempo padrão. Vamos fazer essa conta com dados de exemplo para que fique mais fácil de entender. Vou definir as variáveis abaixo.
- Jornada de trabalho – 528 minutos = 8,8 horas.
- Tipo de operação – Pregar etiqueta
- Tempo padrão – 0,65 centésimo de minuto
- Quota diária – 528/0,65 que vai resultar em 812 peças por dia. Se dividirmos este valor por 8,8 teremos aproximadamente 92 peças por hora.
Ou seja, nossa quota de produção para o exemplo 1 é de 812 peças por dia ou 92 peças por hora, ambos correspondem ao mesmo valor, mas em unidades diferentes.
Vamos fazer o exercício 2 agora, para fixar melhor. Os dados desse são:
- Jornada de trabalho – 528 minutos = 8,8 horas.
- Tipo de operação – Fechar laterais
- Tempo padrão – 0,98 centésimo de minuto
- Quota diária – 528/0,98 que vai resultar em 539 peças por dia. Se dividirmos este valor por 8,8 teremos aproximadamente 61 peças por hora.
Para esse segundo exercício, muito fácil, tendo os dados do tempo padrão de cada operação você faz de letra, temos uma quota de produção de 539 peças por dia ou ainda 61 peças por hora.
Exercícios
Queria que você treinasse um pouco essa conta de quotas de produção, como é algo de extrema importância na indústria do vestuário, não podemos dar bobeira com ela.
Então vou passar uns exercícios aqui para você resolver, qualquer dificuldade me avise, porém acho que você vai tirar de letra essa conta aqui.
- Jornada de trabalho – 528 minutos = 8,8 horas.
- Tipo de operação – Fazer Bainha
- % de tolerância – 16%
- Tempo padrão – 2,25 centésimos de minuto
- Quota diária – Determine a quota diária por dia e por hora.
Para fixar ainda mais, um segundo exercício:
- Jornada de trabalho – 528 minutos = 8,8 horas.
- Eficiência de 80% – Calcular a eficiência sobre os 528 minutos para fazer a conta.
- Tipo de operação – Pregar elástico
- Tempo padrão – 2,2 centésimos de minuto
- Quota diária – Determine a quota diária por dia e por hora.
Coloque a resposta aqui nos comentários com os valores que você encontrou ou ainda se teve dúvidas coloque aqui também. Assim poderei te ajudar.
Espero que tenha gostado desse conteúdo, foi algo mais prático, focado no desenvolvimento de vocês, então o artigo ficou um pouco mais curto do que o normal.
Mas o importante é que cumpriu com o propósito dele que é ensiná-los. Façam os exemplos, em caso de dúvida assistam o vídeo que gravei sobre o mesmo tema.