Você já se perguntou quanto custa o seu produto? Quais métodos você utiliza para dar um número que valoriza todos os aspectos operacionais, materiais e industriais que fazem parte da produção deste produto? Você costuma apelar para o chutômetro? Qual é o perigo de prosseguir desta maneira? Ninguém se atenta e sabe responder de fato quanto custa o produto.
Eu sei, são várias perguntas e as respostas nem sempre são agradáveis à nossos hábitos e métodos de agir. Aliás, estas são algumas das típicas perguntas que nos provocam e nos tiram da nossa zona de conforto. Aqui nesse conteúdo estou abrindo a minha caixa preta para saber de fato quanto custa realmente o produto.
Pois bem, existem muitos métodos para dar um preço ao seu produto e não cabe a mim dizer qual está certo ou errado. O que posso fazer é demonstrar uma forma que eu acho muito efetiva e utilizo bastante.
É uma forma matemática e é essencial utilizar o excel para chegar a resposta, para se prevenir de quaisquer erros de cálculo no processo.
MOD-Quanto Custa o Meu Produto
O primeiro passo para chegar ao valor de venda nesta técnica é calcular os custos do MOD.
Nesta etapa você irá montar uma mini-tabela com os custos dos seus funcionários diretos, ou seja, sua mão de obra direta. Coloque o cargo do funcionário na primeira coluna, na segunda o seu salário base e na terceira o salário com encargos sociais. Na coluna seguinte você deve colocar o número de funcionários que você tem naquele respectivo cargo e por fim na última coluna você coloca o custo total (Nº de funcionários multiplicado pelo salário com encargos sociais).
Desta forma, somando todos os custos totais dos seus funcionários você chegará ao custo total mensal da sua mão de obra direta. Abaixo estou deixando uma tabela exemplo para ficar mais fácil de visualizar:
MOI-Quanto Custa o Meu Produto
O Moi é o mesmo sistema do Mod, porém agora será feito este levantamento com a mão de obra indireta. A posição das colunas será a mesma. Novamente há uma tabela abaixo para exemplificar os cálculos:
Encargos Sociais-Quanto Custa o Meu Produto
Aqui neste setor você pode trabalhar com 2 diferentes formas de tributação. São elas:
- Tributação Simples – Leva em conta a composição da sua empresa, podendo trabalhar com um valor de encargo de tributação para empresa simples de 40,23%.
- Tributação do Lucro Presumido – Esta tributação já é mais elevada, com um valor percentual de 52,19%
Por conta do tamanho da empresa acabei por escolher o valor de tributação de 52,2% para nossos cálculos. Abaixo tem a planilha mostrando a origem destes 2 valores:
Apenas repassei os dados relacionados aos encargos de tributação com lucro presumido para a nossa planilha mestra e estou dispondo a tabela aqui no artigo:
CIF-Quanto Custa o Meu Produto
Corresponde ao custo indireto de fabricação dos seus produtos. Basicamente é necessário levar em conta alguns custos mais gerais que não são diretamente ligados à produção tais como aluguel, luz, telefone, conta de água, e etc.
Também é conhecido pelo nome de GGF – Gastos Gerais de Fabricação. Basicamente são exatamente isso que o nome já diz. Abaixo temos uma tabela demonstrando um exemplo:
Depreciação-Quanto Custa o Meu Produto
Essa de depreciação nada mais é do que uma desvalorização dos equipamentos da sua facção. Com o decorrer do tempo, as máquinas de sua fábrica vão sofrendo desgastes por conta de uma série de fatores, tais como a sua utilização no dia-a-dia. Estes ativos vão perdendo o valor e é mais do que justo que este valor seja recuperado durante a sua produção. Portanto deve ser levado em conta no preço do seu produto.
Em geral essa depreciação é inferior a 1% do valor da máquina por mês. Eu adoto em meus cálculos o valor de 0,83% ao mês por máquina. É um valor muito utilizado como taxa de depreciação da máquina por que através dele temos uma taxa de desvalorização anual de 10% do valor da máquina. Sendo que a vida útil da maquina é por volta de 10 anos, desta forma você obtêm 100% do valor de seu equipamento durante a utilização do mesmo.
Os cálculos ocorrem conforme a tabela abaixo:
CFMensal
Significa Custo Fixo Mensal. Basicamente é a soma do MOD, MOI e CIF de sua empresa. Também acho interessante você calcular qual é a porcentagem de cada um dos valores para sua empresa. Lembrando que essa porcentagem tem que somar 100% no final, caso contrário você errou alguma conta.7
Fiz também um gráfico que permite analisarmos os dados com uma maior precisão.
CPMin.
Custo do processo por minuto. Um famoso custo a ser considerado, o custo que você deve bancar por cada minuto que sua fábrica está em funcionamento.
Após colocar todas as informações necessárias (número de funcionários, jornada de trabalho diária e dias úteis mensais), você multiplicará todos os fatores e chegará aos minutos disponíveis por mês.
Lembra daquele custo fixo mensal total que achamos no segmento anterior? Aqueles R$14113,18? Exato, você irá dividir este valor por esta quantidade de minutos mensais. O valor será o seu custo minuto.
Ficha Técnica
Por fim temos a ficha técnica. Aqui você estará colocando todas as informações obtidas até então e vai utiliza-las para chegar ao custo de material e posteriormente o custo operacional (custo minuto multiplicado pelo custo de material).
Você obterá também o custo industrial e a partir deste momento irá colocar todas as porcentagens que você deseja para o seu produto, tais como lucros, juros, despesas e etc.
Para resumir coloquei a ficha técnica da planilha direto, ela está mais explicativa do que se eu tentar conduzir estes cálculos em palavras. Aqui já vai encontrar de afro saber quanto custa o seu produto.
Como vocês podem ver, o preço de venda final ficou R$10,85 reais por peça. Este é o valor de venda para as lojas e elas irão colocar as porcentagens de lucros delas em cima de seu produto. Vendendo seu produto por este preço você estará com um valor competitivo com o mercado e não sairá no prejuízo de forma alguma.
Se atente ao custo da matéria prima, ele é o primeiro custo que você deve controlar. Também não deixe de lado o Mod e o Moi, são os maiores custos da sua empresa e não devem ser menosprezados. Estamos chegando no final do artigo, agora vai saber quanto custa seu produto.
Desta maneira você descobrirá o seu custo material, custo operacional, custo industrial e com eles o seu preço de venda. Incrível!!