Só tenho uma pergunta para você nesta sexta feira, 11 de outubro do ano de 2019. Está pronto? Então vamos lá!! Você sabe me responder quantas máquinas vou precisar para produzir??
Sério, não tem como descrever, eu simplesmente tive um insight sobre este assunto e precisei vir escrever. Vou gravar este conteúdo em vídeo também, tamanha sua importância.
Vocês conhecem já minhas sacadas repentinas né? Pois bem, vamos para mais uma destas.
Nessa tabela acima temos alguns valores de referência na primeira coluna. Na segunda coluna temos a quantidade de peças produzidas e na terceira a máquina que foi utilizada para produzir esta quantidade.
A 4 coluna, com o título TP representa o tempo de produção de cada peça em minutos. E por fim, na última coluna temos o Q.min. que é a quantidade de tempo que é necessária para produzir aquela quantidade apresentada na segunda coluna, sendo este tempo em minutos.
Então podemos ver que variando a categoria de referência os tempos vão se alterando drasticamente. Por exemplo temos que a produção de 4000 peças com a máquina Interlock na categoria Cc201 é de 8000 minutos.
Esses 8000 minutos é nada mais nada menos que 133,33 horas ou 5 dias e 13 horas aproximadamente.
Todas informações vão ajudá-lo a encontrar a resposta de quantas máquinas vou precisar para produzir. É uma pergunta que tem uma resposta diferente para cada situação, mas a dedução é semelhante para todas.
Vamos para um exemplo bem tranquilo e didático para facilitar sua compreensão? Bora lá.
Determinar um plano geral para a empresa em relação a necessidade de máquinas para cumprir a programação de produção, considerando os seguintes dados.
- Eficiência média da fábrica equivalente a 70%
- Jornada de trabalho no valor de 8,8 horas/dia
- Período considerado de 21 dias.
Para início do exercício temos que ter em mente que essas 8,8 horas/dia precisam ser convertidas em minutos/dia. Assim o cálculo do nosso tempo de trabalho levando em conta a eficiência já sairá em minutos. Pois bem
8,8horas/ dia é igual a 528 minutos/dia. Se multiplicarmos 528 minutos/dia pela eficiência média que é 70% encontraremos o valor de eficiência diária em minutos. Mas queremos a eficiência mensal então basta multiplicar o resultado por 21 dias.
Multiplicando 528 por 70% temos 369,6 e multiplicando por 21 teremos 7761,60 minutos.
Agora você lembra aquela tabela lá em cima? Vamos somar todos os valores das zig zags, ou seja, somar o 2220 da referência CC 100 com o 7500 da Cc 112 com o 3960 do Cc 201 e assim por diante.
Fazendo este cálculo para todas teremos os seguintes valores para cada uma das máquinas:
No Excel você faz essas contas de letra, não vamos ver nada muito específico da matemática não, não se preocupem.
Para o exercício em questão o problema nos dá também os dados de quantas máquinas temos disponíveis conforme a tabela abaixo:
Muita atenção agora, o cálculo é simples, mas é importantíssimo!!
Pegamos o 35.995 que corresponde a soma de todos os tempos da Zigzag e dividimos pelo 7.761 que corresponde ao nosso rendimento mensal em minutos.
A resposta será 4,63. O que isso significa? Significa que precisamos de 4,63 máquinas zig zag!!
Como não dá para comprar 0,63 de uma máquina e conseguir que ela funcione corretamente, arredondamos este valor para 5 máquinas.
Como de acordo com o problema nós já possuímos 3 máquinas de zig zag, precisamos adquirir apenas mais 2.
Esse processo vamos repetir com as outras 4 máquinas. Vou fazer mais um com vocês e deixarei a resposta dos últimos 3 para que vocês façam por conta própria e só confiram o resultado. Vamos lá:
Para a Overlock temos que a soma de todas as categorias é 51.700. Dividindo este valor por 7.761 temos um total de 6,62 máquinas, ou seja? 7 máquinas.
Como tenho já comigo 4 máquinas, precisarei adquirir apenas outras 3. Fácil não? Agora é com vocês.
O gabarito é este:
- Interlock – precisarei comprar 3 máquinas.
- Colarete – Precisarei comprar 2 máquinas.
- 2 agulhas – Precisarei comprar mais 2 máquinas.
O que vocês acharam? São cálculos fáceis, rápidos e simples, mas que dão uma baita ajuda na hora de comprar de forma assertiva nosso maquinário né?
Juro que estava aqui em casa trabalhando e me veio esta questão sobre como descobrir quantos maquinários devo comprar, e me lembrei que tinha um material que utilizo em minhas consultorias juntamente com minha equipe. Achei interessante compartilhar com vocês, meus leitores.
Dessa forma nós conseguimos calcular quantas máquinas vou precisar para produzir aquela demanda que tenho que cumprir, tendo em vista minha eficiência e jornada de trabalho. Lembrando que precisamos de todas as máquinas em nossa confecção de roupas para que a produção saia com qualidade e sem eventuais gargalos.
O que achou? Um tema relevante e que agrega conhecimentos? Ou um artigo monótono e desnecessário? Sua opinião é muito importante para mim. Só com ela que eu posso continuar a crescer e me desenvolver continuamente.