Qualidade na Confecção de Roupas-Dr Gestão

Qualidade na Confecção de Roupas. Não imagina a importância que há em vc ter qualidade em seu produto. Isso te faz ir para outro lado.

Sabe quando seus indicadores estão mostrando qualidade inferior à desejada mesmo com todos os fatores apontando para seu sucesso? Seu cronograma está em dia, sua produtividade está elevada, possui mão de obra em abundância, seu maquinário está apresentando um funcionamento correto e as manutenções preventivas estão ocorrendo como planejado. Mesmo tudo caminhando na direção que você quer no final do período seus indicadores de desempenho não mostram resultados satisfatórios e seus clientes não estão felizes em adquirir seus produtos. Pois bem, neste artigo vamos trabalhar exatamente esta área de qualidade para corrigir este grande problema. Vamos ao que interessa: Qualidade na Confecção de Roupas.

Assim como a qualidade tem sido um problema muito sério em todos os setores comerciais e de serviços da atualidade, na indústria de confecção e nas facções sua importância não fica em segundo plano de modo algum. O primeiro passo para elevar a qualidade da sua produção é acompanha-la de perto. Esteja presente em todos os processos e garanta que o produto final seja entregue dentro dos prazos para seu cliente. Obviamente deve ser garantido também qualidade da qual foi proposta a seu cliente durante a venda do produto.

O ponto de partida para o melhoramento da qualidade é logo na etapa de compra e recebimento da matéria prima. Realize uma inspeção visual assim que seu fornecedor entrega-la em sua facção/oficina e confecção avaliando qualquer possível defeito no produto. Certifique-se que não houve nenhum engano e que se trata do produto que você pediu com as medidas, cores e quantidades que você comprou. Também é bom verificar a gramatura que altera negativamente no número de peças caso seja muito pesada, rendendo menos. Uma gramatura mais leve garante um resultado melhor, porém não mais leve que 3% conforme norma da ABNT. Mais um fator que acredito que vale apena ser verificado é a solidez à lavagem, que é a característica da roupa não causar manchas nos outros tecidos durante a lavagem.

A próxima fase que deve ser acompanhada é a costura, esteja presente em todas as operações. Como é difícil que você acompanhe 100% dos processos nessa fase, é mais fácil garantir que a qualidade atenda a sua necessidade. Acompanhe as diferentes operações, assim poderá trabalhar com o famoso NQA(nível de qualidade aceitável) durante toda a costura ao invés de apenas no final do processo quando o produto está pronto.

Neste momento conseguimos ver claramente a gestão eficaz. O bom gestor vai avaliar qual é o nível de qualidade aceitável para sua produção e após acompanhar todo o processo de costura, garantir que esta qualidade não esteja inaceitável e não terá as infelizes surpresas que acontecem, tais como casamento de costuras totalmente fora da realidade, como as bainhas e as costuras entre as pernas da peça de roupa.

As maquinas que você usará servirão como um auxilio para adquirir esta qualidade. Caso faça uso de uma maquina eletrônica a rotações/minutos, será melhor ainda, pois se trata de uma máquina muito eficiente que garante maior produtividade e qualidade da produção e ainda os aparelhos como a terceira mão da costureira.

Lembre-se do que irei falar agora: Eu afirmo que seguindo esses procedimentos você terá uma qualidade dentro dos padrões que você precisa, para você como fábrica/confecção ou facção/oficina. O lojista conseguirá manter o cliente satisfeito na loja também escolhendo produtos com um custo baixo, com variedade e qualidade que cada vez mais o mercado procura. O artigo e o vídeo de hoje vai te ajudar muito Qualidade na Confecção de Roupas.

Fique atento então a estes pontos:

  • Matéria prima: Como você não pode acompanhar os processos de sua fabricação, obrigatoriamente deve fiscalizar para saber que está trabalhando com produtos de boa qualidade e que seguem as especificações que você necessita.
  • Operações: Sempre mantenha a qualidade dentro do NQA durante todos os processos para não ter aquela surpresa no final da produção de encontrar produtos ruins e causar a insatisfação do seu cliente.

Qualidade tem sido um problema gravíssimo nas empresas de vários segmentos, e confecção não é diferente. Existem normas e certificações que falam sobre qualidade. A mais famosa é a ISO 9001 que fala sobre qualidade, se trata de uma certificação importante que muitas empresas visam obter. Muitas confecções de roupas, faccionistas perdem contratos por conta de qualidade e prazo, sendo que um pouco de atenção e presença do gestor garantem ambos os temas e o cliente fica satisfeito no final do processo. E isso é uma grande estratégia para obter uma fábrica, facção/oficina bem sucedida. Um cliente satisfeito atrai mais clientes além de comprar novamente, espalhando assim sua marca pelo mercado.

Em contrapartida, todos nós sabemos o que o cliente pensa quando veste uma roupa no corpo e ela desmancha no ombro ou na bainha com o cós por exemplo. É algo controverso. Atualmente defeitos como esses são tão naturais em peças de roupas de baixa qualidade e mesmo assim não se busca melhorar a qualidade. Sobre qualidade, nosso mercado deixa muito a desejar, mas felizmente a solução para isso é simples. Verifique a matéria prima e acompanhe as operações.

Gostou do artigo: Qualidade na Confecção de Roupas

Comente abaixo!

Receba Dicas Grátis

Cadastre-se gratuitamente e receba dicas do Dr. Gestão em seu e-mail

Minhas Redes Sociais:
Tags :
Related Post :
Iniciar Conversa
💬 Posso ajudar?
Olá! 👋
Aqui é o Dr. Gestão.
Como posso te ajudar?