Qualidade Importantíssima. Já ouviu falar sobre este tema? Ele está cada vez ganhando mais espaço na vida dos empreendedores que fornecem produtos ou serviços e vou apresentar ótimos motivos para você se atentar mais a ele.
Neste artigo tenho como foco apenas a qualidade dos produtos. Não quero entrar no assunto de qualidade de serviços, pois trata-se de uma outra forma de qualidade, interação com usuário, experiência do usuário etc.Link do meu curso: https://gestaodeconfeccaoderoupas.com/
Para quem não sabe, eu, Doutor Gestão, sou um dos maiores defensores de qualidade. Por mim se você não possui qualidade nem deveria estar no mercado e acredite se quiser, aos poucos o mercado vai excluindo aqueles que não conseguem satisfazer ao MÍNIMO de qualidade aceita pelos clientes.
Eu sei que para ter mais qualidade muitas vezes perdemos em produtividade, porém produzir muito de um produto ruim só nos gera prejuízo, perdas, baixa eficiência e reduzido retorno monetário. Sim, qualidade está intrinsecamente ligada com produtividade, porém a qualidade deve sempre vir primeiro.
Lembre-se: Qualidade importantíssima será seu primeiro e maior diferencial em relação aos seus concorrentes.
E como podemos obter uma produção com qualidade?
Qualidade
O grande segredo é que não há segredo. Uma boa organização da sua fábrica, com maquinário regulado, controle dos processos seguindo os indicadores de desempenho adequados, matéria prima adequada e manutenções periódicas vão contribuir para este aumento de qualidade.
Não há outro caminho. Certos investimentos terão de ser feitos para você evoluir de produção com qualidade para produção com excelência no quesito qualidade.
A chave para o sucesso é ser reconhecido como uma empresa com valores diferenciados, fornecendo produtos de qualidade e que não coloca o lucro acima do que é efetivamente mais importante: o cliente.
Se você for esta empresa que apresentei acima, não se preocupe, você atingirá uma outra margem de ganho. Seus produtos serão valorizados e seu preço de venda irá aumentar.
Você não acredita em mim que este é um extremo potencial diferencial para o mercado? Então saia perguntando por ai, pergunte para sua família, amigos e vizinhos o que faz eles comprarem um produto de uma marca ao invés dos produtos das demais.
Lembre-se, o preço que você vai cobrar lá na sua loja física/online/loja de rua/sacoleira não importa desde que a qualidade do produto esteja atrelada com este preço que você colocou.
Quando Controlar a Qualidade?
Aqui é um momento que muitos erram. Realizam o controle da qualidade apenas no final quando deveriam estar controlando durante todo o processo de produção.
Acompanhar todas as fases vai permitir que você anteceda problemas que resultariam em perda de material. Acredite, você irá se surpreender muito com esta atitude.
Realizar manutenções periódicas preventivas irá evitar aquela dor de cabeça de ter seu maquinário dando problema quando você menos espera ou pior, quando você mais precisa dele!!
Para tanto, se você pensa em produzir com altíssimos volumes nunca se esqueça da qualidade. Produza muito, mas produza bem. Escolha sempre produzir menos para não pecar em qualidade.
Outra boa indicação que posso sugerir para você é de fazer uma verificação visual a cada 5 peças produzidas. Sua costureira produzi 5 peças ao longo da operação e depois verifica se elas estão seguindo o padrão da peça piloto.
Não há nem o que dizer, quando se tem qualidade na produção você consegue colocar em prática uma série de processos que resultem no aumento da sua marca, destaque em relação aos seus concorrentes e um aumento do valor do produto. Seu concorrente vai ficar com receio de ir atrás por conta da qualidade.
Eu tenho visto alguns produtos lindos, com um visual muito personalizado, carismático, com estampas e bordados além de um caimento muito legal, porém quando você vai avaliar a qualidade… péssimo!! Deixam realmente muito a desejar. Simplesmente perdem os clientes.
Veja bem, com uma modelagem correta você já consegue ter um bom caimento da roupa no corpo, tornando a sua produção mais atrativa ao cliente.
Comprando matéria prima de qualidade, usando as ferramentas e maquinários corretos e com mão de obra qualificada sem dúvida sua qualidade estará lá. Confie em mim!!
Realmente só precisa se atentar à manutenção preventiva, acompanhamento da produção, gerenciamento da qualidade durante toda a produção ao invés de só no final, além dos itens apresentados no parágrafo acima.
É uma lista relativamente grande, porém é como eu disse, se você não tem qualidade nem deveria estar no mercado. Qualidade não é diferencial, é sobrevivência da sua marca. Excelência de qualidade é um diferencial.
Então, como eu sempre digo, Qualidade Importantíssima é um assunto que deveria ser falado mensalmente na confecção e/ou facção de roupas para ter sempre ele em destaque como uma pauta importante para as boas práticas de fabricação.