Qualidade da Matéria Prima – Dr Gestão

Qualidade da Matéria Prima. Várias informações úteis vivencidas no campo de batalha que vai trazer sucesso para a sua empresa.

O conteúdo de hoje vai fazer você virar a chave e voltar a ter lucratividade, pois, vamos falar sobre qualidade da matéria prima e como isso vai impactar suas vendas. Com essa qualidade você vai atingir resultados maravilhosos meu leitor.

Repare que a matéria prima corresponde de 40 a 60% do custo do seu produto. Também quero ressaltar que muita coisa pode passar despercebida pela inspeção visual.

Dependendo do tamanho da sua empresa, se fosse possível identificar e antecipar os problemas com matéria prima seria maravilhoso né?

Já pensou o quanto de tempo você perde tendo que verificar a matéria prima durante a produção? Ou ainda ter que ficar alterando o enfesto para não cortar o material ruim junto com o bom?

Na costura esse tipo de falha na matéria prima passa despercebido facilmente. Não tem jeito, assim o seu produto será embalado com uma mancha, tonalidade, pilling com um material degradado etc.

E logo mais estará com uma reclamação de cliente ou de lojista sobre o produto. Além de ter gastado tempo produzindo este produto, ele gerou inconveniência com os clientes e você vai ter que reembolsar com outro produto ou mesmo com o valor pago.

Qualidade da Matéria Prima – Tamanho

Se você for uma empresa pequena fica mais difícil você fazer as etapas que eu vou passar aqui, pois, precisa de uma máquina especifica por exemplo que dependendo do seu tamanho não é viável comprar.

Infelizmente empresas pequenas tem que operar no mercado delas e ir ganhando espaço aos poucos, à medida que crescem neste mercado.

Já as empresas grandes têm obrigação de cuidar de alguns padrões e se prevenir deles. Caso contrário aos poucos elas vão saindo do mercado e dando espaço para outras empresas em ascensão.

        Qualidade da Matéria Prima – Gramatura

Entender gramatura é simples. Se for uma gramatura muito pesada por exemplo o rendimento do tecido vai ser muito baixo. É um problema bem difícil e complicado para os empresários.

Afinal de contas a mesma quantidade de material pode render mais ou menos, ou seja, quem não entende de gramatura vai ficar louco, achando que a produção é variável.

E se a mais pesada rende menos então a mais leve que vai render mais? Não meu leitor, uma gramatura muito leve vai te trazer problemas gigantescos, portanto, problemas seríssimos na hora de costurar, devido aos tipos de agulha que usamos nas indústrias.

Qualidade da Matéria Prima – Documentos

É possível controlar a qualidade da matéria prima através de alguns documentos e padrões de boas práticas.

Gravei um vídeo mostrando na tela do computador alguns documentos, vou manter este conteúdo mais detalhado no vídeo, mas aqui vou citar os documentos e falar um pouco sobre. Não vou colocar imagens porque sei que o conteúdo fica muito mais rico no vídeo.

Portanto, se for do seu interesse peço que acompanhe por lá para mais detalhes.

O primeiro documento se chama inspeção visual da matéria-prima. Consiste em uma tabela para você anotar a cor, o padrão, fornecedor, quantidade e a porcentagem tolerável.

Abaixo é realizado a conclusão a respeito do teste de gramatura da matéria prima, mostrando o que se percebeu após os testes de gramatura.

Esse documento eu o mostro preenchido para que vocês entendam melhor no vídeo.

Uma curiosidade que acho que legal trazer é que na conclusão do documento foi colocado que os tecidos avaliados possuíam uma variação média acima do padrão estabelecido, portanto, apresentarão um rendimento menor que o estimado.

Olha o cuidado que algumas empresas têm. Sabendo que a matéria prima renderá menos, não haverá surpresa no final do dia.

Acompanhamento

Meu leitor, pode parecer chato, burocrático, ficar fazendo esses acompanhamentos, ou seja, eles dificultam um trabalho que poderia ser simples.

Porém não se engane, empresas sérias trabalham de forma séria. Empresas novatas ou amadoras trabalham de forma amadora.

Conforme sua empresa cresce, naturalmente ela precisará realizar mais ações burocráticas, ou seja, terá que ter mais controles e mais atenção ao preencher eles.

Empresas grandes precisam se preocupar com auditorias, o imposto que elas pagam é maior e qualquer erro dá problemas bem mais sérios.

Processos jurídicos também aparecem com mais frequência, seja algum funcionário injustiçado, seja algum cliente insatisfeito, empresas grandes atuam nesse nível de trabalho.

E por este motivo que você deve tomar cuidado meu leitor. Não se iluda achando que burocracia apenas é ruim e atrapalha as coisas, pois, ela pode ajudar muito a sua empresa, ou seja, protegê-la nessas situações que um controle mais assertivo será necessário.

 

 

 

 

 

 

Receba Dicas Grátis

Cadastre-se gratuitamente e receba dicas do Dr. Gestão em seu e-mail

Minhas Redes Sociais:
Tags :
Auditorias,Burocracia,Clientes,Controles,Custos,Documentos,Empresas,Fornecedor,Gramatura,Inspeção Visual,Matéria-Prima,Medidas,Padrão,Processos,Produtos,Qualidade,Reclamações,Rendimento,Resultados,Tamanho
Related Post :

Deixe um comentário

Iniciar Conversa
💬 Posso ajudar?
Olá! 👋
Aqui é o Dr. Gestão.
Como posso te ajudar?