Você já ouviu falar de engenharia do produto? Sabe para que serve? Sabe como é feita? E o mais importante, você sabe qual segredo para ter uma engenharia de produto de sucesso?
Olha, eu obtenho ótimos resultados utilizando engenharia do produto em minhas consultorias. A que eu aplico é básica, nada muito difícil. Eu acredito que precisamos sempre buscar o simples para obtermos os melhores resultados.
Aliás, uma engenharia do produto muito complexa costuma muitas vezes ficar guardada na gaveta. E nosso foco aqui é outro, nosso foco é não só saber como usar, mas também como ter sucesso usando-a!!
Engenharia do Produto
Mas afinal, o que é essa engenharia do produto que estou falando tanto?
A engenharia do seu produto entra em ação no momento que você aprovou um produto, ou seja, seu cliente gostou do modelo do produto que você apresentou a ele. Isso vale independentemente de você trabalhar com private label ou marca própria.
A maneira como você vende o seu produto, como coloca ele no mercado. Independentemente de você vender em loja de rua, loja própria, e-commerce ou loja de shopping.
Mas continuando – a engenharia do produto nada mais é do que um setor que avalia seu produto. Ele vai fazer todas as verificações necessárias antes de você iniciar sua produção.
É um setor que faz perguntas chaves para que possam montar um planejamento eficiente. Seu produto irá precisar de aparelho? Qual é este aparelho que será necessário? Temos costureiras treinadas para usar ele? Quando nosso colaborador será treinado neste aparelho?
Esse tipo de pergunta é importante por que existem vários tipos de aparelhos no mercado atual. Saber com antecedência se você irá, por exemplo, utilizar uma máquina eletrônica, ao invés de uma mecânica ou uma pneumática, irá influenciar em todo o seu planejamento e evitar que você seja pego desprevenido.
Podemos também atribuir como responsabilidade da engenharia do produto avaliar a sequência operacional, qual é a melhor maneira desse produto entrar na produção com o mínimo de impacto em produtividade da indústria.
As vezes o processo consiste em 3 operações diferentes, porém com uma avaliação mais critica é possível reduzir para uma única operação e assim elevar a produtividade global da indústria.
Tempos e Métodos
É mais comum de se encontrar nas empresas grandes, àquelas com um alto volume de produtividade. Nestas empresas eles buscam otimizar até mesmo os detalhes. Uma pequena otimização que ganhe 2s por produto irá ter um impacto em grande escala no volume final.
Mas o que são estes tempos e métodos?
Quando observamos uma costureira que irá pregar uma lateral de uma camisa podemos analisar o tempo que ela consumiu para cada peça, onde que este tempo está sendo usado. Quanto tempo ela demora para pegar o produto da pilha? E quanto tempo leva para ela colocar a camisa já com a lateral pregada na rota de produção novamente?
Após termos estes dados podemos evoluir eles analisando formas de melhorar estes tempos. As vezes pequenos detalhes fazem a diferença, como pegar algo com a mão esquerda ao invés da direita, apoiar com a direita, puxar o produto com as duas mãos.
Quando a engenharia do produto começa a estudar estes detalhes inicia-se a criação de um método. Isso mesmo, um método. Ao ser registrado este método ele deverá ser sempre lembrado pelos seus colaboradores.
Ou seja, se você já possui um método para produzir camisa de malha, então todos os envolvidos nesta produção deverão estar treinados para que sigam este método pré-definido.
Novamente, é comum ver métodos para cada operação em empresas muito grandes. Para você ter uma ideia, em indústrias farmacêuticas e de alimentos existe método até para lavagem das mãos, de forma que não haja contaminação dos alimentos e medicamentos produzidos.
Uma vantagem de se trabalhar com método é que os tempos não variam muito. A média de produção costuma ser sempre a mesma.
Caso você não tenha um alto volume, não vejo muita vantagem para você entrar neste nível de detalhe. Agora algo que você necessariamente precisa é saber o tempo do seu produto. Isso está diretamente ligado a qual segredo para ter uma engenharia de produtos de sucesso tá?
A engenharia do produto vai pegar 10 peças (antes de iniciar a produção deste produto) e irá fazer sequência de operações, verificar os aparelhos, a máquina, todas as etapas para garantir que não vai ter problema.
Isso evita aquele famoso jeitinho. Na costura não pode ter jeitinho. Você não pode perder tempo de produtividade.
Perceba que a engenharia do produto quer saber como ter o melhor resultado nesse produto. Para alcançar este objetivo não é fácil. Precisa ter ficha técnica, medidas, características, informações. Tudo isso será utilizado para alcançar o melhor resultado possível naquele produto.
Empresas que trabalham com volumes muito grandes, como um milhão de peças, justifica você padronizar seu método para garantir não só o melhor resultado como também o mesmo resultado entre as muitas confecções que prestam serviços.
A engenharia do produto será um facilitador para sua indústria. Irá contribuir muito para você, inclusive quando você for trabalhar com célula de produção.
Acho que agora você já sabe qual segredo para ter uma engenharia de produto de sucesso né? Mas ficou com dúvida? Não se preocupe, estou aqui para ajudá-lo. Venha conversar comigo que eu terei o maior prazer em auxiliá-lo.