Tive uma conversa com o Dr Estampa estes dias e ele me perguntou algo extremamente interessante e legal. Ele me perguntou qual o problema mais importante quando sou chamado. Na hora eu pensei em muitas opções de respostas, mas percebi que este poderia ser um conteúdo para este artigo.
A maior parte das pessoas que me chamam, empresas, facções, oficinas em alguns estados e marcas no geral, sempre estão preocupadas com produtividade e planejamento.
Vou nessas empresas visando cuidar de um paciente de cama, porém apenas me apresentam os sintomas deste paciente. É importante uma análise mais detalhada, ai sim vejo o quanto a doença está enraizada no âmago da corporação.
Eu sou o Dr Gestão e faço questão de utilizar minhas consultorias para tratar a raiz do problema e não seus sintomas. Não adianta nada fazer um upgrade na produtividade de uma marca ou empresa se for uma solução paliativa. O mais importante é resolver a questão de uma vez.
Dessa forma minha consultoria é definitiva. Não ocorre necessidade de retorno de tempos em tempos. Quero te ajudar de verdade e não fazer de você meu ganha pão. Minha maior felicidade é ver o seu sucesso, como empreendedor do ramo da indústria de confecção e do vestuário.
Quando eu sou chamado para uma consultoria, sempre meus contratantes me chamam e dizem: “Dr Gestão, eu não consigo vender”, “eu estou com estoque muito alto”, “minha estamparia não produz”.
Sério, há exceções, mas na maioria dos casos eu consigo ver claramente que são apenas sintomas de um problema muito maior, chega a ser tão sério que pode comprometer toda a gestão de uma empresa.
Pior que sempre nestas consultorias o assunto cai em melhorar a produtividade, o empreendedor muitas vezes não vê que desenvolver uma gestão forte e eficiente irá na triplicar sua produtividade por consequência.
Documentação no lugar correto faz uma diferença enorme!! Posicionamento do maquinário, do estoque e das peças também ganha uma super produtividade, porém são apenas medidas paliativas, se sua gestão está ruim, estas ações logo irão cair por terra e você voltará a estaca inicial ou ainda pior.
Veja bem, não adianta tentar ganhar produtividade passando a utilizar metodologia de célula se seu planejamento é ineficaz, seu acompanhamento de pedidos falho e ainda o dono da empresa mistura as despesas da empresa com os pessoais.
São problemas que ocorrem com uma frequência enorme, porém pouca atenção se dá para eles, mesmo levando em conta o importante impacto que podem gerar no sucesso da companhia. Via de regra, uma empresa sempre apresenta dois problemas centrais. Planejamento e produtividade.
Mas qual a solução Dr Gestão?
Alguns meses atrás me deparei com uma empresa que estava com um problema seríssimo de interferência familiar entre os setores. Apesar de ser uma empresa familiar, cada pessoa tentava mandar em tudo e o resultado desejado não era alcançado.
A empresa estava tão perdida que não tinha indicadores para mostrar seu desempenho, ou seja, estava completamente as cegas quanto aos muitos incêndios que rapidamente se formavam em sua estrutura organizacional.
Aí me perguntaram algo que não esquecerei tão cedo. Dr Gestão, qual é o primeiro passo para começar a corrigir a situação da minha empresa?
Percebi que este empreendedor tinha realmente muito potencial. Ele não estava focado no resultado lá na frente, não, ele queria saber o primeiro passo, um passo de cada vez chegaria ao seu destino.
Imediatamente pensei em um monte de opções para iniciarmos a cura de sua empresa. Corrigir a entrada, incluir polivalência, balanceamento, célula de produção etc.
Na minha conversa com o Dr Estampa, Marcio Strama, foi falado sobre tudo isso. Discutimos qual o problema mais importante quando sou chamado. E por incrível que pareça minha situação nessa empresa que descrevi agora me ocorreu.
Como o empreendedor pediu para eu falar o primeiro passo, então este teria que ser o mais importante, aquele que geraria a maior estabilidade para os passos que veriam logo a seguir.
Como se estivéssemos subindo uma montanha, o primeiro passo é importante, precisa ter um apoio consistente, rígido, forte, de forma a suportar nosso peso enquanto estamos iniciando a subida.
Então minha resposta foi a gestão. A gestão será o passo mais importante e aquele que deverá ser dado primeiro rumo a um destino melhor, a um horizonte mais determinado e direto.
Apenas com a gestão corrigida teríamos liberdade para lidar com os problemas desde sua raiz até a superfície que podemos ver.
Mas claro, falar que vamos tratar a gestão em si é algo muito abstrato, a gestão é um assunto extremamente amplo, cheio de ramificações.
Por este motivo optei por tratar a gestão, iniciando nos processos da empresa, os mais importantes inicialmente, em seguida os secundários. cuidando dos departamentos de forma a não haver mais interferência de um familiar em outro departamento.
Entenda que poderia ter começado por outro ponto, desde que eu tenha em mente que esse seria o primeiro passo rumo a uma gestão eficaz, a uma gestão que comporta toda empresa e seu futuro desenvolvimento.
Espero que tenha gostado deste conteúdo, tenho outros no meu blog que são igualmente interessantes e extraordinários. Confira lá, https://luizrobertosaraiva.com/. Este conteúdo se destinou a falar sobre qual o problema mais importante quando sou chamado, porém tem muitos outros que valem a pena conferir. Espero você por lá!!