Qual o Preço Ideal para o Meu Produto

Qual o Preço Ideal para o Meu Produto. Todo empreendedor precisa saber com detalhes o preço do seu produto, Se não souber vai perder R$.

Na hora de colocar um preço em meus produtos sempre surge uma dúvida, afinal, como eu valoro o meu produto?  Se eu colocar um preço baixo demais vou sair no prejuízo, mas se eu colocar um valor muito elevado meu produto não será vendido e eu também me prejudicarei. Saiba fazer o preço ideal para seu produto.

Quais parâmetros eu utilizo para adotar um preço de mercado? Se você, assim como tantos empreendedores, deseja adquirir este conhecimento, continue lendo este artigo. Caso contrário, leitor, infelizmente temo que você não vai se interessar pelo tema que aqui escrevo, mas tenho certeza que você irá gostar de algum dos meus muitos artigos e convido você a lê-los. Espero que ao longo do meu conteúdo saiba saber fazer o preço ideal do seu produto.

Parâmetros do produto

Existem inúmeros parâmetros relacionados ao produto que atuam na variação dos preços deste, são eles:

  • Dificuldade de fabricação;
  • Qualidade da matéria prima;
  • Fornecedores da matéria prima;
  • Velocidade de produção;
  • Demanda do produto;
  • Lojas revendedoras;
  • Outros;

Estes parâmetros são relacionados ao produto em si e são responsáveis por uma parte do preço da mercadoria. Um produto que possui pouca demanda vai ter um preço diferente de outro produto com alta demanda no mercado por exemplo.

Markup

Para você conseguir avaliar seus produtos com eficiência você precisa definir um markup de cada produto. Este markup se trata do lucro que você espera atingir com a venda da peça. Na colocação do markup vai saber colocar além do mesmo e saiba colocar o preço ideal do seu produto.

Este markup varia conforme algumas características, são elas:

  • Você irá comprar dos grandes magazans?
  • Você irá produzir em sua própria fábrica ou terceirizar?
  • Vai trabalhar com private label?
  • Você pretende lucrar com volume de produtos?

Se você comprar dos grandes centros para colocar sua etiqueta estará reduzindo os encargos sociais e uma série de impostos sobre o seu produto, alterando assim o seu markup.

Concorrência

É vital que você olhe para seu vizinho e veja por quanto que ele está vendendo. De modo algum você deve colocar um preço no seu produto sem olhar quanto que os seus concorrentes colocaram.

Olhando o preço dos produtos do concorrente você consegue montar um intervalo de preços do qual o seu deve estar inserido. Um preço fora da faixa padrão do mercado não costuma ser efetivo, afinal, um preço muito baixo você irá sair no prejuízo e um preço muito alto você não vende e também sai no prejuízo.

Private label

Mesmo se você escolher trabalhar com private label, ainda assim terá os custos fixos e estes eu sugiro que coloque tudo em uma planilha para ter uma visão geral melhor. Alguns custos fixos são:

  • Mão de obra direta;
  • Mão de obra indireta;
  • Custos indiretos;
  • Taxas;
  • Contas(água/luz)
  • Transporte;

Você precisa analisar o seu produto como um todo, englobando não só o custo dos materiais, mas o tempo de fabricação da peça e o custo-minuto de seu fábrica que já estará englobando o custo de seus funcionários. As informações para saber o preço ideal irão usar as informações acima.

Sequência operacional do produto

Quando você começar a olhar a sequência operacional do produto, terá que ter em mãos o custo-minuto e também se atentar para quais materiais você precisa fabricar (insumos, aviamentos, etc). Lógico, o custo operacional, o custo industrial e o tempo padrão devem ser levados em conta também para determinar o preço de venda.

Você deve juntar tudo isto em uma planilha de custos e após esta etapa irá montar uma planilha de vendas. Nesta você conseguirá o preço de seu produto sem levar em conta o lucro dele, apenas o custo de produção.

Esqueci de falar ai em cima, mas também acho importante levar em conta o modo que será vendido, em loja física ou online, sacoleira, varejo ou atacado.

Escolhendo um markup

No momento que você tem um preço para seu produto está na hora de adotar um markup. No mercado brasileiro nos encontramos markups em uma faixa de 30 a 50%, mas a média está em 30%.

As grandes empresas, aquelas que não lucram no volume, mas sim aproveitando o nome da marca e a exclusividade de seus produtos possuem markups de 4, 5 e até mesmo 6 vezes o preço da peça. Claro que encontraremos markups ainda maiores para as grandes marcas se procurarmos, mas em média é este intervalo que eles adotam.

Estas grandes empresas possuem um lucro absurdo por mês. Muitas vezes, a venda de 100 peças/mês já paga todos os custos da fábrica e ainda lhes dá algum lucro.

Como estas grandes marcas existem a muitos anos, elas possuem um histórico gigantesco e claro, um perfil de marketing muitas das vezes mundialmente conhecido. Você com sua fábrica que acabou de surgir não conseguirá competir com o mercado se quiser colocar um markup de 4 ou 5, utilize os 30% que é a média de mercado até se tornar conhecido ao público e ter um lucro satisfatório. Então está conseguindo entender o preço ideal do seu produto.

 

Resumindo, na hora de colocar o valor de seu produto você deve ver quanto ele custa em tempo e financeiramente para ser produzido, ver quanto o seu concorrente aplica o preço pelo produto semelhante e colocar todos os dados de custos em uma planilha e descobrir o valor de seu produto. Após adquirir um número, multiplicar ele pelo markup que você deseja e colocar ele a venda. Atenção, fique fiscalizando as vendas, as vezes você consegue perceber se colocou um valor exagerado pelas vendas que você está tendo do produto e neste caso deve o quanto antes diminuir o valor para ganhar da concorrência ou da pior das hipóteses equipar o seu produto em relação ao concorrente do mercado.

 

Receba Dicas Grátis

Cadastre-se gratuitamente e receba dicas do Dr. Gestão em seu e-mail

Minhas Redes Sociais:
Tags :
Impostos,Magazan,Marca,Taxas; Mão de Obra; Loja Física; Loja online; Lucro; Lucratividade,Vestuário
Related Post :

Deixe um comentário

Iniciar Conversa
💬 Posso ajudar?
Olá! 👋
Aqui é o Dr. Gestão.
Como posso te ajudar?