Qual o Foco Tem Dado a Sua Empresa- Dr Gestão

A sua empresa tem que ser acompanhada

Meu leitor, sejamos sinceros um com o outro, na correria do dia a dia é bem comum nós deixarmos muitas coisas de lado correto? Muitas vezes a família, os amigos, sonhos, desejos e metas ficam de lado devido a outra prioridade imediata. Então eu lhe pergunto, qual o foco tem dado a sua empresa? Ela também está ficando de lado?

Já comentei com vocês que, independente do tamanho, sua empresa é sustentada por três grandes pilares. São essenciais, são primordiais e facilmente eles três começam a ruir caso algum problema surja com qualquer um deles.

O que eu quero dizer: Se alguma coisa afetar o seu pilar 1, pode ter certeza de que o pilar 2 e 3 não só sentiram o impacto como também começaram a ter problemas também. Rapidamente a estabilidade da sua empresa estará seriamente prejudicada.

Tenho certeza de que você sabe quais são esses pilares, mas por via das dúvidas eles são o setor comercial, setor financeiro e setor industrial.

É um tripé. Apesar de alguns autores defenderem outros elementos para este tripé, a maioria concorda que sejam estes 3 elementos que sustentam verdadeiramente uma empresa. O empresário precisa ter foco na sua empresa.

Por este motivo que eu quero conversar com você, quero que você de foco na sua empresa. Sério, comente aqui embaixo, qual foco você tem dado para sua empresa atualmente, nessa pandemia?

Estou trazendo este tema hoje por que nos 21 anos que tenho de experiência neste setor, vi muitos empreendedores, mas muitos mesmos, perderem tudo por erros em 1 destes 3 pilares.

Então vamos entender como o setor industrial, comercial e financeiro podem impactar sua vida na sua empresa e claro, quero mostrar o impacto que a falta de atenção com a empresa pode gerar.

Dependendo do tamanho da empresa, o empreendedor se envolve com todos os setores. Isso é normal, à medida que a empresa cresce seu foco vai sendo obrigado a subir um pouco e você passa a não dar mais atenção para os 3 setores. Ai por consequência terá que contratar pessoas para gerenciar esta área.

Você embolsa dinheiro antes de receber do cliente? Você compra matéria-prima e insumos e consegue vender o produto final ao cliente antes de pagar pela matéria prima que comprou?

        Como você separa as verbas da sua empresa?

        Acredito que o mais importante é se programar e verificar se a programação está sendo seguida. Isso vale para todos os segmentos, se você vende para sacoleiro, para varejo ou fast fashion não importa, essa programação é necessária.

Você precisa separar bem os setores também. Apesar de ser essencial certa comunicação entre eles, não é muito bom um dar pitaco no outro. Se você cuida dos três, segmente isso muito bem. Eles devem se desenvolver em simultâneo. Isso é mais valido ainda para empresas médias e grandes.

O fato de uma empresa de porte médio ou acima ter pessoas cuidando do financeiro, comercial e industrial faz com que seja ainda mais importante que o empreendedor de o devido foco para a empresa.

O bom empreendedor é aquele que sabe se o planejamento levou em conta o desembolso de caixas de venda, se a programação está sendo seguida e claro, ele tem que sempre saber o que o setor industrial está produzindo.

Não existe essa ideia de empreendedor não saber o que ocorre na linha de produção dele.

Eu penso assim, se você tem alguém para delegar essas atividades, ótimo!! Agora se você é pequeno e precisa fazer por conta própria, então de o devido foco e mantenha os 3 pilares separados.

Faça um cronograma da semana com os horários bem definidos que você tratará de cada coisa. Se planeje para avaliar com cuidado seu setor financeiro, seu comercial e industrial.

Lembre-se, quanto maior a empresa maior o tombo. Então foque em atender seus prazos, suas datas e seu lead time. Determine seus processos e verifique se estão sendo cumpridos.

O setor industrial tem que ter todas as suas fases bem determinadas e cronometradas, além de que deve ser constantemente acompanhado.

Seu resultado será muito interessante e satisfatório, apenas não deixe a peteca cair. Acompanhe suas fases e de o devido foco para a sua empresa.  Após essa pandemia, avalie quanto dinheiro você tem de caixa, quanto tempo ele aguentaria se vim outra pandemia, avalie os riscos e faça planos de mitigação para estes riscos.

Acho que consegui te ajudar com este conteúdo. Procurei passar umas dicas bem interessantes que possam te ajudar para onde você for. O importante é que você saiba qual o foco você tem dado para a sua empresa e esteja satisfeito com isso.

Receba Dicas Grátis

Cadastre-se gratuitamente e receba dicas do Dr. Gestão em seu e-mail

Minhas Redes Sociais:
Tags :
Cliente,Comercial,Empreendedor,Empreendedorismo,Empresa,Fases,Financeiro,Foco,Indústria,Lead Time,Matéria-Prima,Pandemia,Pilares,Planejamento,Prazos,Processos,produção,Produto,Programação,Riscos
Related Post :
Iniciar Conversa
💬 Posso ajudar?
Olá! 👋
Aqui é o Dr. Gestão.
Como posso te ajudar?