Você já ouviu a expressão DNA comercial? Sabe me dizer qual é o DNA da sua empresa? Se você desconhece completamente o tema, não se preocupe que eu explicarei tudo e em minutos você será um expert no assunto. Caso você já conheça bastante sobre o assunto, convido-o a ler o artigo e ver se está tudo correto e quem sabe você não descobre algum conceito diferente né? DNA da Sua Confecção de Roupas, vamos descobrir juntos.
Pois bem, antes de mais nada quero deixar claro para todos o que significa esta sigla “DNA”, não que seja algo muito complicado, mas é um assunto da época do colégio e talvez exista algumas pessoas que não se recordem muito bem sobre este tema.
O DNA se trata do código genético presente em todos os seres vivos, ele carrega toda a informação genética de um ser vivo. Este DNA é herdado dos nossos pais e ele que define as diferenças entre nós. Portanto características como cor de pele, tipo sanguíneo, altura, cor dos olhos e muitas outras são definidas neste código.
Ou seja, nosso DNA representa nosso perfil genético pessoal. Quando alguém olha para você ela tem uma visão do seu DNA interagindo em todas as células do seu corpo e resultando você como ser humano que o mundo conhece. Agora já dá para ter uma ideia do que seja o DNA de sua empresa né?
Qual é o DNA de Sua Empresa?
DNA da sua empresa significa o perfil dela para o mercado e para seus clientes. Quando eu penso na marca coca-cola eu imediatamente associo esta marca com sucos e refrigerantes, esse é o DNA da empresa Coca-Cola.
Ela demorou muito tempo para construir esta imagem própia, mas ao longo do tempo ela conseguiu se inserir no mercado como uma empresa com nicho na produção de bebidas e não há ninguém que possa dizer o contrário sobre esta marca.
Assim posso dizer o tema principal deste artigo, você sabe qual é o DNA da sua empresa? Claro que sabe. Seu DNA é o nicho que você atua.
Se você tem uma facção/oficina este é seu nicho, é assim que o cliente te conhece e o mercado te classifica, como uma facção de roupas. Se você não for reconhecido no mercado, não irá vender seus produtos ou serviços. A partir do momento que você é tem uma imagem comercial tudo muda e você passa a construir seu legado.
Se você tem uma fábrica de jeans, moda praia, lingerie ou qualquer outra coisa, não tem problema, por que você será conhecido por este produto.
Agora, o problema dos empreendedores é que eles sempre acabam resetando o DNA de sua empresa e isso é péssimo para o seu perfil comercial, entenda por que.
Qual o Problema de Mudar o DNA da Minha Empresa?
Vamos supor que após estes mais de 100 anos da coca-cola produzindo bebidas para atender a população ela resolva mudar as coisas e começa a produzir cimento para construção de prédios. Você acha que ela teria sucesso?
A grande verdade é que não temos como saber se ela teria sucesso ou não, mas sem dúvida sua atitude seria questionada e os clientes ficariam um pouco insatisfeitos com esta gigantesca mudança da empresa. Sabemos que esta grande empresa é boa na produção de bebidas e conhecemos seus concorrentes, agora se ela trocar para o setor da construção civil estará começando um legado do zero.
Mesmo que ela seja muito boa para produzir cimento os engenheiros vão preferir comprar algum produto das empresas que eles conhecem para este ramo, afinal estas existem há muito tempo e certamente elas têm mais experiência com este produto do que a Coca-cola.
Claro, não tem como comparar uma empresa com mais de 100 anos com uma facção de poucos meses, mas podemos comparar esta facção de poucos meses com a Coca-cola em 1886, no ano de sua criação. Ao fazermos isso até dá uma animação, sua facção está anos-luz na frente da empresa de bebidas em seu primeiro ano.
No primeiro ano foram vendidas apenas 25 garrafas/galões de coca-cola!! Exatamente, a Coca-cola não era nada, nem era possível imaginar que ela cresceria tanto nos 132 anos seguintes.
O mesmo ocorre com sua pequena empresa, você começa ela, vê que ela não está crescendo rápido e resolve mudar de segmento sem nem dar uma chance decente para sua empresa. É mais rápido você ter sucesso com uma loja tentando por 10 anos do que ficar mudando o foco de ano em ano ou pior de semestre em semestre.
Como tornar seu DNA da Sua Confecção de Roupas
Primeiramente você precisará construir uma imagem para você e isso demora, honestamente demora mesmo, seja paciente que você chegará lá, leva tempo para que seus clientes se multipliquem até que sua loja comece a fazer sucesso e ser reconhecida.
Não caia nessa lábia de mudar radicalmente seu negócio só por que alguém falou, você precisa de tempo para ser reconhecido e precisa de uma boa gestão para acelerar o processo. Precisa do marketing certo para se enraizar na sociedade e precisa de bons vendedores na hora de conversar com o cliente e uma marca forte e resiliente. Comente abaixo sobre o tema DNA da Sua Confecção de Roupas