Profissional Polivalente na Sua Empresa

Como Você Ter Um Profissional Polivalente na Sua Empresa. isso vai ter ajudar muito e será mito benéfico para ele. Quando retornar ao mercado.

Boa tarde a todos!! Eu sou o Dr Gestão e já lhe desejo um ótimo final de dia e claro um excelente final de semana. O assunto de hoje é importante. Estou falando a várias semanas sobre como é importante ter um profissional polivalente, mas hoje nós iremos conversar sobre como fazer isso, como você ter uma profissional polivalente na sua empresa.

Sabe quando sua empresa precisa que seus profissionais alcancem resultados melhores para que ela possa aproveitar melhor eles? Então, é exatamente sobre isso que eu estou falando.

E já antecipo meus amigos e leitores, é completamente indiferente se este profissional trabalha em uma estamparia, lavanderia, em uma facção ou uma confecção de roupas. Só dele ser polivalente ele irá te ajudar e muito!!

Na lavanderia, só o fato de trabalhar com outros processos, como trabalhar com destroy, fazendo lixado etc, já vai ser útil. Posso afirmar para você, este profissional que atua em vários nichos é um verdadeiro coringa nas suas mãos.

Mas, o que é um profissional polivalente?

        Acredito que todos os meus leitores já saibam isso na ponta da língua, mas estamos cada dia recebendo novos membros então é importante que eles saibam também o que seria um profissional polivalente.

Um profissional comum trabalha na sua função com um certo nível de eficiência. Como ele atua diariamente nesta sua função, suja eficiência tende a ser acima da média, tal como uns 70%.

Já um profissional polivalente é a mesma coisa!! A única diferença é que o profissional polivalente possui uma eficiência acima da média e sabe trabalhar em mais de uma função.

Então trazendo o exemplo para a indústria do vestuário: A costureira comum trabalha com a máquina reta ou com a máquina colarete ou outra máquina. Agora a costureira polivalente trabalha com mais de uma máquina com eficiência, então teríamos uma profissional trabalhando com reta e com colarete por exemplo.

E isso se aplica a todos os cenários, na estamparia, um profissional que trabalha estampando e na sublimação já é um profissional polivalente, ele atua além da sua função, podendo ser realocado.

Como motivar seus profissionais a serem polivalentes?

        Muitos empreendedores dizem que não tem profissionais polivalentes porque os próprios funcionários não foram atrás.

Agora eu digo como resposta para estes empreendedores. Você que precisa motivar seus profissionais para que eles se desenvolvam. E para fazer isso não é algo tão complicado não, basta mostrar os benefícios que eles terão.

Isso mesmo, os benefícios para você te garanto que eles não desejam saber, agora o que eles ganharão aprendendo outras funções?

        E meu leitor, eles ganham muito.

        Primeiramente, tendo um currículo polivalente eles estão se renovando para o mercado de trabalho, dessa forma é mais difícil eles serem desligados da sua empresa.

Em segundo lugar, caso sejam desligados ou peçam este desligamento por qualquer motivo que seja, o mercado de trabalho rapidamente irá realocá-los em outra empresa devido ao fato de serem polivalentes.

É muito raro encontrar profissionais polivalentes procurando emprego na indústria de confecção e vestuário e quando alguém acha um, rapidamente deseja contratar.

O terceiro motivo para seu profissional ser polivalente é que isso abre possibilidade para aumento salarial. As vezes ter os profissionais polivalentes justifica enxugar alguns profissionais que antes eram os especialistas em suas funções.

Ou seja, com a saída de alguns, outros podem receber um pouco mais devido ao seu esforço e dedicação.

Metodologia de Célula de Produção

        Ter polivalência entre os seus profissionais facilita o trabalho com sistema de raciocínio de célula de produção. E isso por consequência anima e motiva seus profissionais. Eles recebem bonificações e formam um grupo sólido de trabalho.

Esses boatos se espalham no mercado e logo muitos outros profissionais estarão interessados em trabalhar na sua empresa. Eles verão como seus funcionários vão para o trabalho felizes, motivados, e sem dúvida irão querer isso para eles também.

E isso tudo porque seus profissionais se sentirão valorizados.

Mas e agora vem a cereja do bolo.

Como você ter uma profissional polivalente na sua empresa?

        Até agora falei por que, chegou o momento de falar como ter este profissional.

Eu sempre falo sobre esse tema aqui nos artigos e também comento nos meus vídeos. Acho que vocês já conhecem este conceito então, estou falando da famosa escolinha!!

O que seria esta escolinha? Todos os dias da semana, após o final do expediente você junta seus profissionais por 30 minutos a 1h, isso após o horário de trabalho ter terminado, e coloca eles para aprender.

Isso mesmo, um aprendizado diário. Existem algumas folhas de aprendizado que você pode passar para seus profissionais, para que eles possam aprender. No caso das costureiras elas irão ir aprendendo primeiro no papel (costurando no papel sulfite, seguindo algumas linhas pontilhadas) e quando estiverem boas elas migram para o tecido.

Claro, cada função terá uma aula diferente para que todos possam aprender.

Em poucos meses você terá um exército de funcionários polivalentes e estes irão cada vez mais se destacar e gerar impacto positivo na sua produção.

E então? Entendeu como você ter uma profissional polivalente na sua empresa pode ser bom para você e sua funcionária?? O que achou deste conteúdo? Busquei não me aprofundar muito, apenas dar uma pincelada no assunto para que você vá atrás por conta própria.

 

Receba Dicas Grátis

Cadastre-se gratuitamente e receba dicas do Dr. Gestão em seu e-mail

Minhas Redes Sociais:
Tags :
Aprendizado,Benefícios,Bonificação,Célula de Produção,confecção,Conhecimento,Destaque,Dr Gestão,Eficiência,Empresa,Escolinha,Estamparia,Função,Impacto,Lavanderia,Motivação,Polivalente,produção,Profissional,Promoção,Valorização
Related Post :

Deixe um comentário

Iniciar Conversa
💬 Posso ajudar?
Olá! 👋
Aqui é o Dr. Gestão.
Como posso te ajudar?