Profissional Como Garantidor da Qualidade – Dr Gestão

Profissional Como Garantidor da Qualidade. Você vai aprender que a qualidade quem fz é o colaborador e não é corretiva e sim preventiva.

Vamos falar hoje sobre o Profissional Como Garantidor da Qualidade do Produto Acabado. Uma visão diferente sobre a linha de produção que todos nós estamos acostumados.

Este é um conteúdo que vai te ajudar bastante, pois, é um conhecimento que identifiquei durante minhas visitas às empresas de confecção do vestuário.

Durante minhas visitas comecei a reparar que em raros casos, existia um setor da empresa focado exclusivamente em olhar a qualidade do trabalho que era feito.

Ou seja, esse setor era responsável por fazer a inspeção das etapas produtivas para garantir que estava tudo certo e rodando corretamente.

Aí eu te faço a primeira pergunta, você que me segue e acompanha meus conteúdos, o que você acha dessa prática? Está correta? Está errada, apenas aumentando o lead time da produção desnecessariamente?

Qual sua opinião sobre o assunto? Já refletiu sobre essa questão? Então vou explicar agora o que minha visão profissional sobre o tema diz a respeito.

Profissional Como Garantidor da Qualidade

Na minha visão, como Dr Gestão, essa prática está… ERRADA. Entendo o objetivo dela, entendo que ela pode trazer frutos positivos para suas entregas aos clientes.

Porém, eu também entendo que isso cria uma dependência dos seus setores por essa avaliação da qualidade. Sendo que, o profissional tem que ser garantidor da qualidade.

O cortador tem que saber cortar com qualidade, não ficar esperando avaliação de um setor que vai dizer se está certo ou errado. Caso contrário, imagina a perda de material que vai acontecer por cortes de baixa qualidade que interfiram na qualidade final do produto?

Isso vale para a costura, a costureira tem que garantir a qualidade e não um setor vim depois e avaliar se está ou não correto.

Não adianta identificar o problema depois que ele aconteceu, trabalhar assim é um trabalho reativo. Você precisa trabalhar de forma preventiva, ou seja, garantir que seu Profissional como Garantidor da Qualidade.

Seguir essa prática de qualidade na confecção e vestuário vai fazer com que sua empresa fique inchada, terá uma quantidade gigantesca de pessoas envolvidas no processo sem necessidade.

E o empresário cria esse setor de qualidade porque ele não tem segurança, ele não confia nos seus trabalhadores que eles irão garantir a qualidade.

Profissional Como Garantidor da Qualidade – Origem

Eu consigo até mesmo identificar de onde que essa prática pode ter vindo. Existem indústrias que esse departamento de qualidade existe de forma obrigatória.

Por exemplo uma indústria farmacêutica, os produtos passam por auditorias internas e externas para garantir que está tudo nos conformes. Uma produção ruim poderia por exemplo matar uma pessoa com um medicamento mal feito.

Então, além da empresa ser auditada pela Anvisa, ela também cria uma auditoria interna de qualidade que cuida dos processos e foca em aprimorar o procedimento cada vez mais.

Nesse cenário você vê que não se trata nem de olhar a qualidade do produto, mas de estar continuamente se auditando para minimizar ao máximo os erros da produção.

Agora, na indústria têxtil isso não faz sentido. Não existe uma auditoria externa, uma roupa com a costura incorreta será trocada pelo cliente e descartada, não.

Profissional Como Garantidor da Qualidade – Controle

Mas se não há um setor para avaliar a qualidade, como que eu controlo para não perder qualidade na minha produção?

É bem simples, você precisa ter mecanismos de controle da sua produção para cada etapa.

Por exemplo no corte, você precisa ter um kit com a modelagem, peça piloto, ficha técnica e todas as informações necessárias para que o corte siga o padrão, pois, assim você garante a qualidade.

Já na costura, organização é primordial, não tem como você controlar a costura se houver peças para todo lado cada uma em um estágio diferente.

À medida que a costura vai sendo feita, você vai monitorando também, suas costureiras podem fazer esta avaliação. Se começar a sair do padrão é o caso de fazer uma pausa e olhar novamente a peça piloto, ver onde que o erro está ocorrendo e corrigir.

Garantia

Eu entendo as empresas que optam por criar um setor para controle de qualidade na indústria têxtil do vestuário, porém, essa solução é péssima a longo prazo. Você precisa fazer de uma forma que a sua empresa possa ser independente nesse quesito.

Não pode precisar de você e nem estar inchada com pessoas apenas para fazer essa validação. Pode ter uma líder para ficar de olho nas etapas de costura? Pode, claro que pode.

E no corte também, um líder de corte que garante a qualidade. Isso é o tema do artigo inclusive, um Profissional Como Garantidor da Qualidade.

Assim você economiza, pois, não é necessário um departamento apenas para isso, afinal de contas, você está aproveitando os seus funcionários para controlar a qualidade.

Receba Dicas Grátis

Cadastre-se gratuitamente e receba dicas do Dr. Gestão em seu e-mail

Minhas Redes Sociais:
Tags :
confecção,Confiança,Controle de qualidade,Corte,Costura,Dr Gestão,Eficiência,Garantia,Gestão,Indústria Têxtil,Inspeção,Liderança,Organização,Processos,produção,Produto Acabado,Profissional,Qualidade,Redução de Custos,Treinamento
Related Post :

Deixe um comentário

Iniciar Conversa
💬 Posso ajudar?
Olá! 👋
Aqui é o Dr. Gestão.
Como posso te ajudar?