Este artigo será um pouco diferente dos demais que eu costumo fazer aqui no blog, vou apresentar uma ferramenta de produtividade extremamente eficaz que é famosa no mundo todo. Existem aplicações que permitem você utilizar esta metodologia e sua eficiência é comprovada. Essa ferramenta vai lhe trazer mais produtividade. Então leia o artigo: Produtividade versus Pomerode.
O nome da técnica é “Técnica Pomodoro”, tendo este nome graças ao tomate pomodoro mesmo. O inventor da técnica, Francesco Cirillo, teve a ideia no final dos anos de 1980. Ele possuía um temporizador em formato de relógio que utilizava para cronometrar o tempo.
Um certo tempo o senhor Francesco teve a ideia de utilizar este temporizador para ajuda-lô a focar em suas atividades. Configurava um tempo de 25 minutos no seu tomate relógio e começava a trabalhar. Em todo o período de tempo que o relógio estava contando, ele não se distraia, fazia de tudo para manter seu foco em uma única atividade. O foco principal é ter Produtividade.
Ao passar estes 25 minutos, Francesco tirava um descanso de 5 minutos para não sobrecarregar a sua mente, garantindo assim um desempenho melhor no próximo pomodoro que seria executado ao final destes 5 minutos de descanso.
Claro, esta técnica teve de ser aperfeiçoada, ele mesmo o fez ao longo da sua utilização da mesma. Inicialmente ele testou vários períodos de tempo para avaliar qual era o mais adequado.
Também percebeu que depois de 4 pomodoros com descanso de 5 minutos entre eles o quinto não rendia muito tão bem, o desempenho começava a cair, e os próximos pomodoros em diante apresentavam um foco extremamente inferior aos 4 iniciais. É importante nos dias de hoje termos eficácia na nossa Produtividade.
Para corrigir isto ele criou um novo sistema, após 4 pomodoros com descanso de 5 min entre eles, o próximo ele descansava 30 minutos. Com esta última correção a técnica estava pronta, ele havia criado uma das técnicas mais produtivas de todos os tempos. Uma técnica que permite a todos seus utilizadores que estudem, produzam e trabalhem com maior dedicação, desempenho e foco.
O conceito é simples, procure um timer, baixe algum aplicativo (existem muitos aplicativos por ai relacionados com esta técnica), insista em sua atividade nos 25 minutos do pomodoro e ao final destes, relaxe por 5 minutos, não no celular, não olhando pro computador, relaxe seus olhos, sua mente e seu corpo.
Aproveite estes 5 minutos para deixar seu cérebro se recompor deste primeiro round que ele esteve lutando. Prepare-o para os próximos 3 rounds que ainda restam.
Ao final de cada pomodoro, continue este ritual, relaxe a mente, o corpo e descanse. Quando tiver completado 4 pomodoros está na hora do intervalo maior, descanse 30 minutos. Ou seja, Após 2 horas de trabalho você deve descansar 30 minutos, para se preparar para mais 4 pomodoros, para mais 4 batalhas do seu cérebro com a atividade da qual você deve focar.
Existem aplicações que vão além, enquanto você está lá focado no seu trabalho, pode colocar sons ambientes, como som de chuva, trânsito, um ruído de trem, de natureza e etc. Estes tipos de sons ajudam muito a se manter focado durante o pomodoro, permitindo assim que você dedique mais atenção ainda ao seu trabalho.
Recomendações
Talvez com o tempo você perceba que o tempo de 25 minutos não é adequado para você, aí realize esta alteração. A técnica pomodoro é bem ampla para que você possa aprimora-la da forma que for mais conveniente para você. Ou seja, se você acha que 3 ciclos de 45 minutos com 15 minutos de intervalo cada é mais eficiente para você, vá em frente.
O objetivo é que você tenha uma melhora da sua produtividade, não se prender na técnica ou ficar muito fechado com regras da mesma. Mas lembre-se, depois de um determinado número de ciclos é melhor que descanse um intervalo maior, para o nosso cérebro tirar um descanso. Sejam quais forem o que fazermos hoje é importante ter Produtividade. Aproveite tudo e anote o que de fato vai trazer benefício para você meu leitor. Produtividade versus Pomerode.
É importante ressaltar que o primeiro pomodoro você está descansado, ou seja, você sentirá que pode fazer mais de 25 minutos. Porém o grande trunfo da técnica é que você mantenha esse desempenho inicial por 2 horas ao invés de focar por 1 hora e depois já estar distraído, mas continuar forçando mesmo assim.
Enfim, a técnica é essa, utilize e comente aqui embaixo o que você achou. Deu certo? Deu errado? Achou que mais atrapalha do que ajuda? Comigo ela me ajudou, aumentou meu desempenho e garantiu que eu produzisse substancialmente mais. Tenho certeza de que o foco do artigo foi alcançado tem com a ferramenta mais Produtividade. Gostou, comente para mim: Produtividade versus Pomerode.