Produtividade no Corte na Confecção

Produtividade no Corte na Sua Confecção. Muitos não sabem como você pode ser muito eficaz esse conteúdo vai poder te ajudar.

Produtividade isso, produtividade aquilo, atualmente só se fala sobre produtividade, porém pouco se fala sobre onde ela ocorre. Muito se fala sobre técnicas para melhorar sua produtividade individual, mas e para uma empresa? Funciona da mesma forma? Então vamos para Produtividade no Corte na Sua Confecção

A resposta desta pergunta é não. A produtividade de uma empresa é diferente da produtividade individual e você não alcança as duas trilhando o mesmo caminho. Com técnicas diferentes você obtêm resultados diferentes. O que é possível é relacionar a produtividade individual à produtividade de sua confecção. Ai sim teremos uma analise interessantíssima e muito curiosa. Esse artigo Produtividade no Corte na Sua Confecção vai te ajudar muito.

Produtividade Individual

Para você produzir mais o foco é essencial, você precisa se isolar de distrações por longos períodos e direcionar todas as energias do seu pensamento para a tarefa a ser executada. Imediatamente você encontrará 2 resultados simultâneos e divergentes.

Primeiro você irá ver um aumento de sua produtividade e segundo você verá que depois de um certo período você começa a se distrair mais fácil e ter maiores dificuldades para manter aquele foco.

Este tempo de foco que você consegue manter e a produtividade que você tem nesse período tendem a aumentar com o tempo que você treina estes momentos de concentração. Ao longo de meses você se acostuma e o que era tão difícil inicialmente se torna algo natural para seu corpo e mente.

Será que a produtividade de uma confecção funciona da mesma maneira? Sim e não.

Produtividade de sua Confecção

Apesar de ter algumas divergências como o número de pessoas envolvidas, claro, e o objeto de foco, podemos sim relacionar elas. Pense no foco que é essencial para sua concentração na produtividade individual como a presença do gestor na empresa ou até mesmo na facção. O acompanhamento dos processos por parte desse gestor se trata de uma forma de foco da confecção em seus processos internos.

O produto final varia entre as 2 produtividades mas o resultado desse foco aumenta ambos e com o tempo tanto a confecção como você se acostumam com o novo ritmo de produção e ambos passam a produzir mais com menor dificuldade.

As grandes divergências começam na hora de falar sobre como melhorar a produtividade de uma confecção. Da mesma forma que você melhora sua própria produtividade investindo em você, fazendo cursos, desenvolvendo paciência e conhecimentos, a confecção segue o mesmo principio. Precisa investir nela.

Treinar funcionários, utilizar máquinas mais velozes e também softwares melhoram a eficiência da confecção como um todo, proporcionando um resultado final maior, mais amplo e de maior qualidade.

Vou focar em 2 formas de produtividade neste texto, produtividade no corte e com softwares.

Produtividade no corte

Antes de tudo você deve saber que existem 2 métodos de corte, manual e automatizado. Possuem características diferentes e por consequências resultados diferentes. Vou falar de ambos aqui.

Primeiro de tudo, se você tiver um corte eficiente haverá menos desperdícios e por si só isto já é uma vantagem para sua confecção. Menos gastos com matéria prima são sempre bem vindos, não?

No corte manual você trabalha com maquinas de faca e de disco, sendo que a grande diferença é no tamanho do enfeste delas. Caso você não conheça esta palavra, enfeste é uma quantidade x de folhas empilhadas que são preparadas para o corte. A qualidade do corte manual está diretamente ligada à altura do enfeste e grandes alturas são desaconselhadas devido ao comprimento da faca.

Ter uma mesa de 6/8 m de comprimento por 3 metros de largura é muito útil para o corte. E no mercado você encontra dos mais variados tipos. A que eu mais gosto é uma mesa com essas medidas que possui uma superfície de madeira bem lisa e um espaço para descanso da malha ou tecido plano abaixo dela.

Softwares CAD e CAM

Para a confecção de roupas, Cad é um software voltado para o encaixe, redução e ampliação das peças. Cam é voltado para o corte, no entanto é bem raro você encontrar confecções utilizando ele.

Vou sugerir alguns softwares conhecidos que tem uma fama boa no mercado. Existe o Lectra de origem francesa, o Gerber de origem americana, o moda-01 de origem brasileira e o audaces também brasileiro. Todos muito bons sendo que aqui no nosso mercado o que andou ganhando mais espaço é este audaces. Isso tem tudo haver com Produtividade no Corte na Sua Confecção.

Todos eles são muito eficientes para fazer o encaixe, redução e ampliação das suas coleções. É necessário associar uma plotter para finalizar o trabalho nesses softwares e começar o trabalho no cam: o corte.

Existe um software espanhol que também é bom com estas funções, seu nome é Investronica que é espanhol e faz também o trabalho de redução, ampliação e encaixe.

Vantagens e desvantagens de usar o Cad

A principal vantagem é muito marcante e torna o uso dos softwares quase que essencial para todas as empresas. Velocidade. A utilização do Cad torna todo o processo muito mais veloz, porém o aproveitamento de material é inferior ao processo feito manualmente. Você precisa avaliar qual tem um custo melhor, maior velocidade ou aproveitamento.

Eu acredito que um aproveitamento excelente é de 85% a 90% do material. Se você chegar a estes valores está excelente. Uma perda de 10 a 15% de matéria-prima é inevitável, mas você torna-la o mínimo possível faz toda a diferença em longo prazo.

Um profissional trabalhando manualmente tem um melhor aproveitamento de encaixe, mas um profissional em Cad compensa isso produzindo um volume consideravelmente maior.

Algumas situações compensará mais utilizar processos manuais enquanto que outras compensarão o uso de processos em softwares.

É raro também encontrar profissionais que executam a modelagem utilizando o software, representa uma grande dificuldade e complexidade. Produtos de alta costura também não são sempre feitos em cad. O mercado ainda não conseguiu se adaptar a complexidade destes materiais.

Para finalizar, entenda que o enfesto atua em ambos os casos. A sua altura é muito influenciadora no quesito qualidade. Enfestos muito pequenos apresentam um corte melhor, mas o número de cortes a ser feito aumenta exponencialmente. Enfestos muito grandes correm o risco de não cortar corretamente algumas folhas.

O corte automatizado com Cam existe, mas é bem pouco presente no mundo da indústria de confecção do vestuário. A tendência é que o mercado comece a utiliza-lo mais nos próximos anos. Comente no final o que achou da Produtividade no Corte na Confecção.

Esta atenção ao corte é muito importante e ela vai ser mais uma ferramenta que você deverá inserir na sua empresa para que esta alcance o sucesso absoluto. O objetivo final é sem dúvida qualidade, velocidade, produtividade e infraestrutura eficiente. Só assim sua marca ganhará destaque entre os grandes nomes do mundo do vestuário.

 

 

 

Receba Dicas Grátis

Cadastre-se gratuitamente e receba dicas do Dr. Gestão em seu e-mail

Minhas Redes Sociais:
Tags :
Cad,Cam,confecção,Corte,Empresa,Enfestos,Facção,Ferramentas,Gerencia,Gestor,Infraestrutura,Máquinas de Corte,Mesa de Corte,Modelagem,Planejamento,produtividade,Qualidade,Softwares,Tecido,Velocidade,Vestuário
Related Post :
Iniciar Conversa
💬 Posso ajudar?
Olá! 👋
Aqui é o Dr. Gestão.
Como posso te ajudar?