Na última década caiu em pauta um assunto muito importante e que a cada ano ganha mais destaque. Estamos falando de ergonomia nos postes de trabalho, super importante se atentar a este assunto, pois diz respeito a qualidade de vida de seus colaboradores. Vai adorar o tema de hoje: Postos Super Importantes.
Meu objetivo neste conteúdo é ajudar você e a seu colaborador de mão de obra direta. Vamos falar sobre boas práticas nos postos de trabalho, ergonomia, valorização do colaborador e até produtividade.
E esta preocupação não é apenas nas confecções viu? Meu amigo Marcio Strama, o Dr Estampa estava também implantando melhorias em suas estamparias. Trata-se de um processo de melhoria contínua, ocorrendo melhorias a cada vez que você identifica algum processo ruim para seu colaborador.
Postos de Trabalho Super Importantes – Ergonomia x Postos de Trabalho
É importante que você que é encarregado, chefe de costura, líder de qualquer forma, se atente a ergonomia, sua e de seus funcionários.
Você precisa olhar o comprimento, largura e altura do posto de trabalho que seu colaborador está trabalhando. Se atente também a postura de seus funcionários durante a operação.
Quando seu profissional fica muito tempo curvado sobre a bancada, pouca iluminação, bancada desconfortável para o tempo que ele fica produzindo nela, é necessário tomar alguma atitude.
Existem empresas, com cultura americana, que buscam melhorar essa questão de alturas, deixando seus funcionários trabalhando de pé. Mas mesmo dessa maneira é necessário atenção a como seu colaborador tem trabalhado.
Um dos fatores que você pode observar é o comportamento dos seus liderados quanto aos olhos. Quando eles estão piscando muito, dão indícios de dores de cabeça ou estão aproximando muito a visão do ambiente de trabalho, de forma forçada para visualizar melhor, provavelmente a quantidade de iluminação não está sendo suficiente.
Existe tanto uma quantidade de lumens lux exigida como também uma altura determinada entre a bancada e a iluminação.
Pois bem, a ergonomia veio para isso, corrigir todos estes possíveis pontos de desconforto do seu profissional, para que ao final do dia ele não fique cansado, com dores ou excessivamente desgastado.
Imagine seu colaborador trabalhar em um lugar inapropriado o dia, a semana ou mesmo o mês inteiro, como esta pessoa vai terminar o mês? Esgotada, ansiosa para as férias.
É seu trabalho criar um ambiente amigável para seus colaboradores, que não prejudique sua saúde por trabalhar lá.
Postos de Trabalho Super Importantes – Falta de Ergonomia
A falta de ergonomia é tão séria nos postos de trabalho super importantes que existem doenças que forçam a aposentadoria mais cedo dos profissionais, devido a movimentos repetitivos e postos de trabalho errado.
Agora imagine o ambiente da indústria de confecção e vestuário, você acha que ela tem movimentos repetitivos e pode criar ambientes ruins de trabalho?
Eu tenho certeza, imediatamente me vem a mente ao menos umas 4 ou 5 empresas que visitei recentemente e não se atentavam a isso.
E o mundo também andou muito no sentido de ajudar na ergonomia. Existem cadeiras ergonômicas, adequadas para auxiliar seu profissional de costura.
Máquinas, visando ajudar nos ambientes com pouca luz, estão vindo com lâmpadas em si mesmas, para aumentar a iluminação e ajudar seus colaboradores. E até bancadas estão sendo fabricadas com altura regulável, para se adequar a qualquer ambiente de forma ergonômica.
Um exemplo muito bom é a menina que faz a revisão após a produção. Precisa ter todo um cuidado para que ela faça o mínimo de movimentos possíveis em suas revisões.
Se ela precisar ficar abaixando e levantando muito, com o tempo isso trará problemas de saúde para ela, e consequentemente sua produtividade de qualidade de trabalho irá cair.
Lembrando que eu, Dr Gestão, defendo que o produto saia no final do processo arrematado e revisado. De forma organizada e disciplinada. E não aquela mesa gigantesca cheia de gente revisando as peças junto com conversa, risadas e brincadeiras.
A revisão é uma etapa importante da qualidade do seu produto e deve ser trabalhada dessa forma.
Produtividade
No Brasil não falamos muito sobre MTM, que é uma análise que verifica o tempo de operação através da posição do operador, tempo de ida e volta do braço, tempo dos movimentos etc.
Com essa análise, você chega ao tempo daquela operação. No Brasil não é tão usado, é um processo Alemão que tem bastante destaque lá fora.
Sendo que não precisa usar cronometro para executar essa técnica no tempo de operação. Através da distância, posicionamento do operador, movimentos que precisam ser feitos, você chega ao tempo de operação.
Ou seja, otimizar a ergonomia do seu profissional, também diminui o tempo de operação, deixando a operação manual mais automática e fácil, de forma padronizada e sistemática.
Isso meus leitores é ganho de produtividade, pode parecer pouca coisa, porém a longo prazo fica um valor ganho gigantesco.
Outro ganho que a atenção correta a ergonomia pode trazer é quando a saúde de seus funcionários. Pode ter certeza um colaborador saudável trabalha muito melhor e mais rápido que um outro com dor nas costas, lombar, pernas, braços e etc.
Valorizar a ergonomia permite um ganho que não é muito visível a primeiro momento, porém a longo prazo também faz uma ajuda gigantesca.