Boa noite meus amigos, venho até vocês hoje anunciar o meu mais novo artigo relacionado ao tema da indústria do vestuário. Este artigo é muito especial, guardei este assunto especificamente para esta data. Primeira sexta feira pós-carnaval, finalmente o ano está começando em todo o Brasil e nesse alvoroço de começar 2019 temos que fazer de tudo para evitar qualquer tipo de erro. Então vamos o que interessa, o resto não tem pressa. Posso Diversificar Minha Produção
Em geral as pessoas saem do carnaval afobadas e é a receita perfeita para desprodutividade em suas empresas, confecções, facções e indústrias!! Elas tentam de todas as formas produzirem mais, porém de forma errônea, gerando mais prejuízo que lucro!! Porém não tema meu leitor, pois este artigo chegou para encerrar de uma vez por todas com estes erros.
Neste artigo eu busco responder a uma grande pergunta em particular, a pergunta é: “Posso diversificar minha produção?”. E então? Qual é a resposta desta pergunta para você? Vamos descobrir juntos?
O que é esta diversificação da produção?
Naturalmente não podemos falar sobre algo sem antes defini-lo. Este hábito de definir a questão antes de destrincha-la nos ajuda muito a chegar nas respostas que precisamos.
Diversificação da produção representa qualquer forma de variedade de produtos produzidos por uma mesma empresa, sejam eles produzidos de forma simultânea ou intercalados.
Esta mudança de produtos pode representar tanto uma mudança de lote de produção como também uma mudança total tal como estar produzindo camisa social hoje e amanhã produzindo calça jeans.
Enfim, muitas pessoas acham que quanto mais for produzido melhor, porém será mesmo isso? Quais são os problemas de se ter uma produção diversificada, meu leitor?
Qual o problema da produção diversificada?
O grande problema desta ação gira em torno da palavra Produtividade. Aliás… o problema é exatamente este, você diminuir sua produtividade para ter uma maior gama de produtos diversificados em sua linha de produção.
E para piorar, não se trata de uma questão intuitiva né? É difícil perceber se trabalhar com um produto único te permite produzir mais do que trabalhar com muitos produtos diferentes.
Muitos fatores influenciam esta resposta, vamos ver eles um por um que será mais educativo.
Sim, a diversificação da produção está diretamente ligada a mão de obra que você tem a sua disposição. Se você só possui funcionários que sabem trabalhar com produção de jeans, como espera que você produza lingerie?
Você possui uma mão de obra específica demais para diversificar muito sua produção. Em geral seus funcionários já conhecem 2 ou 3 tipos de produtos diferentes e é estes que você poderá produzir, sendo que aquele produto que eles tiverem maior afinidade terá por consequência maior qualidade.
Não tem como questionar, as limitações de seus funcionários limitam a diversificação de sua produção.
Não poderia deixar de lado esta questão. Cada região brasileira possui uma peculiaridade em sua produção e em seus funcionários.
Por exemplo, em Minas Gerais há muita produção de jeans e de camisarias. Nesta região você encontrará com facilidade profissionais com estas habilidades.
Toda a estrutura da região apoia esta produção deles. Sua mão de obra é especializada nesta área, seu maquinário costuma ser voltado para esta produção regional e até o mercado procura as facções da região para terceirização.
Tendo em vista o maquinário é bem simples a questão de diversificação. Se você não possui os maquinários específicos para determinada produção nem há como começar a produzir outros produtos.
Caso você precise compartilhar máquinas entre 2 tipos de produção diferentes é outro pepino em sua confecção. A máquina está toda ajustada para trabalhar com jeans, aí para utiliza-la com camisa social será preciso reajusta-la todo a estrutura de montagem do layout e posteriormente volta-la ao ajuste do layout de jeans.
Além disso, preciso ter certeza que meu pessoal tem treinamento para trabalhar com camisa social, senão a produção sairá totalmente errada e com qualidade péssima!!
Ok Dr Gestão, mas e se eu precisar produzir 2 linhas de produtos na minha confecção? O que eu posso fazer?
O melhor a se fazer para produzir mais de um tipo de produto em sua confecção e/ou facção é utilizar esta metodologia dos grupos. Na prática é como se houvesse 2 facções dentro da sua facção. Você dividirá seus funcionários em 2 grupos distintos, um para cada tipo de produção.
Assim teremos um grupo produzindo jeans enquanto outro grupo estará produzindo camisa social. Simultaneamente!! Para isto é necessário ter as máquinas de ambos os produtos além de haver uma separação para não ocorrer desorganização.
Uma peculiaridade interessante nestes grupos é a seguinte. Se eu tenho um grupo que faz biquíni, não importa qual tipo de biquíni eles terão de fazer. Eles representam um grupo de biquíni então qualquer modelo que eu precisar que seja produzido deverei contar com este meu grupo especializado em biquínis.
O maquinário também precisa estar adaptado para trabalhar com qualquer tipo de produto. O grupo deve ter o conhecimento técnico para trabalhar em qualquer ambiente que envolva sua especialização e precisa ter as máquinas de prontidão para qualquer desafio.
Respondendo a grande pergunta do artigo: Então posso diversificar minha produção? Não!!
Se você não tiver os pré-requisitos para fazer uma diversificação assertiva, desista por hora dessa ideia de diversificar a produção. Foque em adquirir infraestrutura para um dia chegar a este ponto.
Diversificação de modelos
Existe outra forma que acreditam ser uma diversificação da produção. A produção de 2 ou 3 modelos distintos em simultâneo. Não faça isso, vira uma bagunça só e você ficará sem o controle de nada. Isso funciona se forem produtos daquela família com operações peculiares,ai sim não vejo problema algum.
O correto é iniciar o segundo lote com um modelo diferente apenas quando a última peça do primeiro lote for terminada. Assim te poupa de muita dor de cabeça e por incrível que pareça você ganha tempo no final do mês. Faça o teste e depois comente aqui que resultado você teve.
Siga estas regras de diversificação e você será assertivo, porém tenha atenção para os detalhes que eles são o maior prejuízo do gestor no mundo da indústria da confecção.