Ponto de Equilíbrio da Sua Empresa- Dr Gestão

Ponto de Equilíbrio da Sua Empresa. Você precisa de fato saber quanto preisa vender para pagar seus custos e claro e ter lucratividade.

Vamos falar hoje sobre Ponto de Equilíbrio da Sua Empresa, ou seja, quanto você precisa faturar para pagar seus custos e sair no 0 a 0. É um assunto importantíssimo e eu sei que já falei dele outras vezes, porém sinto que de tempos em tempos precisamos relembrar.

Assim, você que é novo acompanhando meus conteúdos fica por dentro e você que me acompanha a mais tempo pode relembrar sobre o tema também.

Este conteúdo serve para todos vocês que me acompanham, independente se você tem uma lavanderia, uma estamparia se tem uma confecção de roupas, uma facção/oficina de costura ou mesmo é um empresário em algum nicho desse nosso mercado.

Todas as empresas em todos os segmentos precisam trabalhar com ponto de equilíbrio, é um assunto vital para todos os CNPJs.

Se você não tem essa informação estará no escuro, não vai saber quanto precisa faturar para ter lucro no seu negócio.

Um exemplo muito bom que posso passar para vocês é de um motorista de Uber. Imagine que ele não sabe o ponto de equilíbrio dele. Portanto, ele não sabe quantos dias ele trabalha para pagar seus custos e quantos ele trabalha para ter lucro efetivamente.

Portanto, caso surja qualquer contratempo, ele não tem informações suficientes para traçar uma estratégia. As vezes surgiu um custo imprevisto e ele não saberá quanto terá que trabalhar a mais para arcar com este custo por exemplo.

Ponto de Equilíbrio da Sua Empresa – Preço de venda

O ponto de equilíbrio está completamente ligado ao seu preço de venda. Confira no exemplo.

Imagine que você vende camisetas ao preço de 58 reais e seu custo variável para produzir esta camiseta (impostos, custo da matéria prima, …) seja de 22 reais.

Então a sua margem de contribuição, que corresponde a diferença entre o preço de venda e o custo variável, é de 36 reais.

A fórmula agora fica fácil, pois, o seu ponto de equilíbrio é o resultado da divisão entre seus custos fixos e sua margem de contribuição.

Margem de contribuição já encontramos, custos fixos você precisa saber o da sua empresa.  Para este exemplo vamos imaginar que o seu seja de 20 mil. Agora a conta fica fácil.

Então o ponto de equilíbrio corresponde a divisão de 20.000 por 36 e chegamos ao número de 555,55, ou ainda, 556, porque não realizamos meia venda de produto.

Ou seja, para minha receita pagar meus custos eu preciso vender 556 peças no mês.

Meu leitor, veja bem, sabendo este número, você consegue saber que a partir do momento que vendeu 556 peças, todas as peças que vender a mais serão lucro.

Ponto de Equilíbrio da Sua Empresa – Muitos Produtos

Mas pode ter vindo na sua cabeça que sua empresa não tem só um produto, ela tem vários, o que fazer então?

Não tem erro, você pode seguir por dois caminhos. O primeiro fazer a média, descubra o valor médio de margem de contribuição dos seus produtos, então encontre este valor para cada produto e tire a média.

Aconselho que isso seja realizado mesmo que você não queira calcular o ponto de equilíbrio, pois assim você saberá qual produto te dá mais receita. É uma boa estratégia investir nos produtos que te dão maior retorno.

Enfim, continuando, com a média feita você divide os custos fixos por ela e saberá o valor médio de produtos que precisará vender no mês para sair no 0 a 0. Então qualquer valor acima desta quantidade será lucro.

Não vou mentir, a média pode não ser o mais exato dos caminhos, se você vender muito de um produto com margem muito ruim ou muito boa, este valor de ponto de equilíbrio estará incorreto.

Aí temos o segundo caminho, você calcular a margem para cada produto e o ponto de equilíbrio para cada produto.

Assim você poderá acompanhar ao longo do mês como está indo suas vendas e quão próximo está de atingir seu ponto de equilíbrio.

 Acompanhamento

Eu acho que este é um indicador muito importante para as empresas porque ele permite que você tome decisões estratégicas.

Por exemplo, se já passou 2/3 do mês (dia 20) e suas vendas não alcançaram a metade do ponto de equilíbrio? Você precisará fazer alguma coisa! Seja uma campanha, seja uma promoção, alguma atitude você terá que tomar, caso contrário você não vai fechar suas contas.

Lembrando que se fizer uma promoção, o valor de desconto deve ser contabilizado para o ponto de equilíbrio, pois ele diminuirá a margem de cada produto.

O mesmo deve ser levado em conta caso seja gasto algum valor com tráfego pago, ou marketing ou qualquer que seja para a campanha, qualquer valor gasto tentando atrair as vendas deve entrar na conta do ponto de equilíbrio.

Achei pertinente falarmos deste assunto no começo do ano, assim sua empresa começa com o pé direito, podendo alcançar grande sucesso no mercado que estiver.

Qualquer dúvida meu leitor, me chame, terei o maior prazer de ajudá-lo com suas dúvidas.

Receba Dicas Grátis

Cadastre-se gratuitamente e receba dicas do Dr. Gestão em seu e-mail

Minhas Redes Sociais:
Tags :
Campanha,CNPJs,Custos Fixos,Empresa,Estratégia,Indicadores,Lucro,Margem de Contribuição,Marketing,Mercado,Planejamento,Ponto de Equilíbrio,Preço De Venda,Produtos,Promoção,Receita,Segmentos,Sucesso,Tráfego Pago,Vendas
Related Post :

Deixe um comentário

Iniciar Conversa
💬 Posso ajudar?
Olá! 👋
Aqui é o Dr. Gestão.
Como posso te ajudar?